Juliano Loureiro • mai. 15, 2020

Compartilhe este artigo:

Você já ouviu falar nos audiobooks? Essa leitura em forma de áudio já se tornou primordial na vida de algumas pessoas, sejam elas leitoras assíduas, estudantes ou até mesmo com necessidades especiais.


Em muitos casos, essa forma de “consumir livros” também ocorre pela falta de tempo no nosso dia a dia, assemelhando, em alguns pontos, aos famosos e atuais podcasts .


Apesar dos audiobooks terem uma história bem rica, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a sua efetividade ou até mesmo em qual tipo de plataforma encontrá-los. Acredite, existe um enorme mundo de audiolivros a ser descoberto.


Pensando nisso, decidi preparar um conteúdo especial sobre audiobooks. Se você se interessou pelo assunto e quer saber ainda mais, basta continuar com a leitura!

O que é audiobook?

De forma sucinta, os audiobooks podem ser definidos como livros em áudio. Muito conhecido e difundido na Europa e nos EUA, os áudio-livros são uma forma alternativa de incentivo à cultura.

Em países europeus e nos EUA, por exemplo, era muito comum encontrar fitas K7 ou até mesmo CD-áudio (com uma única faixa) contendo um audiobook, principalmente na década de 80 e 90. Grandes artistas, inclusive, eram chamados para realizar as falas de livros. 

Um dos grandes exemplos é o audiobook da obra “E.T. - O extraterrestre”, que contava com uma narração de ninguém mais e ninguém menos que Michael jackson.

Por ser um arquivo em áudio, os formatos mais usuais são em MP3, WMA e Ogg. Além dos narradores, audiolivros mais desenvolvidos contam com mais de uma voz, efeitos e trilha sonora que ajudam a criar um universo imaginário na cabeça de quem ouve a história.
cta-lucas-amazon-desktop
cta-lucas-amazon

Em quais situações os audiobook são relevantes?

Muitas pessoas questionam a existência do audiobook, afinal, se nós temos a oportunidade de ler as obras, por que escolheríamos ouvi-la? No entanto, essa discussão vai muito além.

Além desse tipo de audio ser mais prático em algumas ocasiões, também pode gerar inclusão. Veja em quais situações os audiobooks são extremamente relevantes:

Para quem gosta de aprender escutando

É de amplo conhecimento que a forma de absorver conhecimento varia de indivíduo para indivíduo. Alguns preferem ler, outros assistindo materiais audiovisuais, já outros conseguem prender a concentração apenas escutando.

Os audiobooks se tornam, então, extremamente importantes. Existem diversos tipos de livros de ensino disponíveis gratuitamente (e de forma legal) pela internet no formato de audiobook. 

Para crianças dormirem durante a noite

Como citado anteriormente, alguns audiobooks incluem trilhas sonoras, sons de ambiente e outros artefatos que os deixam mais ricos. O melhor exemplo disso são os audiolivros com histórias infantis, desde as clássicas, como Cinderela, até as modernas.

Essa pode ser uma boa alternativa para pais que procuram por alternativas com o intuito de distrair os filhos durante o início do sono. Em alguns casos, ao escutar a voz do livro, a criança sente a sensação de estar acompanhada, dormindo, assim, tranquilamente.

Para cegos

O audiobook também pode ser utilizado por pessoas cegas que desejam consumir conteúdos digitais. Principalmente por aquelas que necessariamente não precisam ouvir um livro falado.

Para contextualizar e diferenciar, um livro falado é preparado diretamente para esse público, realizando uma leitura das palavras, obedecendo fielmente regras de impostação de voz e pontuação, pois acredita que somente o ouvinte deve construir os sentidos do que está sendo lido.

Já os audiobooks podem possuir música ao fundo e personagens com sotaques, por exemplo.

Para desenvolver a cognição

A cognição é uma função psicológica actuante na aquisição do conhecimento e se dá através de alguns processos, como a percepção, a atenção, associação, memória, etc.

Ao escutar um audiobook, a cognição pode ser desenvolvida de uma forma mais ampla, uma vez que, além de escutar, será necessário imaginar as situações, diferenciar ambientes e personagens.

Onde ouvir audiobooks?

Assim como existem serviços de assinatura para séries e filmes (Netflix, Amazon Prime, Globo Play) e música (Spotify, Deezer, Apple Music) também existem plataformas para escutar e consumir audiobooks.


E o público desse tipo de mídia está cada vez mais crescendo! De acordo com a Associação de Editoras Norte-Americanas (Association of American Publishers), entre 2012 e 2015, a venda do item cresceu cerca de 85% , isso somente nos Estados Unidos . Muito legal, não é mesmo?


Caso você também queira se juntar a esse público, eu separei alguns canais de alta confiança para você escutar audiobooks. Grande parte oferece conteúdos gratuitos, por isso, não hesite em se aventurar nesse mundo! Confira:

 

 

E você, já leu algum audiobook ou até mesmo possui uma plataforma de preferência para escutá-los? Não deixe de comentar.


Por fim, posso afirmar que os audiobooks servem como uma alternativa para quem busca consumir livros de uma maneira ainda não explorada, ampliando ainda mais as possibilidades que as obras podem oferecer. Aproveite a visita e confira agora mesmo os primeiros capítulos do livro Lucas: a Esperança do Último!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: