Juliano Loureiro • abr. 27, 2020

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Você é produtor de conteúdo ou já pensou em se tornar um? A profissão está tomando cada vez mais adeptos, principalmente pelo aumento do consumo de mídia por parte dos internautas, seja em redes sociais, sites oficiais ou até mesmo blogs. Mas, você sabe de fato o que é produção de conteúdo?



Bom, já para adiantar, posso dizer que a produção de conteúdo ocorre para “encantar” o público de uma empresa, para ser mais específico, os leads . Para isso, materiais de alta qualidade são estruturados, montados e publicados periodicamente - falarei mais sobre os distintos formatos ao decorrer do artigo.


Além de te explicar o que é essa famosa produção de conteúdo, apresentarei também as 5 melhores técnicas para aperfeiçoar ainda mais essa prática. Então, se você quiser entender ainda mais, basta continuar com a leitura e sanar todas as suas dúvidas!

O que é produção de conteúdo?

De maneira simplista, a produção de conteúdo é a criação de diversos materiais que oferecem informações de relevância para um determinado público. Como resultado, empresas que adotam a produção de conteúdo como estratégia, acabam fidelizando seus clientes, além de virarem referência em um determinado assunto.

Não se sabe ao certo quando produzir conteúdos se tornou algo relevante, mas um dos primeiros casos relevantes ocorreu com a empresa francesa Michelin, que vende pneus para carros.

Em 1987, a empresa decidiu distribuir o Guia Michelin: um guia de gastronomia e turismo, que elencava os melhores pontos estrada afora da França. Ou seja, a empresa apresentava razões para seus consumidores terem motivos para viajar.

Assim como a Michelin, ao apresentar conteúdos de extrema qualidade você estará expandindo a visão do seu público, que perceberá novas necessidades cotidianas.

Os formatos em que esses conteúdos serão demonstrados podem ser infinitos. Confira os principais:

Blog Posts

Já percebeu que a maioria das grandes empresas possui uma aba no seu menu principal denominada “BLOG”? Esse domínio dentro do site abriga todos os conteúdos extras que podem ser apresentados aos clientes; o protagonista de todos são os blogposts.

Sendo um conteúdo textual, um blogpost consiste em explicar um determinado assunto em poucas palavras. Dessa forma, o leitor entende, de maneira bem didática, sobre um tema em específico.

Esse conteúdo que você está lendo agora, por exemplo, é um blogpost. Para que ele seja bem sucedido, é preciso pensar na escalabilidade e técnicas de SEO.

E-book

Na prática, os e-books podem ser entendidos como blogposts mais estendidos, no qual um determinado tema é explicado com mais profundidade. Por isso, seu conteúdo textual costuma ter mais palavras (entre 3.000 a 5.000)

Os e-books é uma ótima forma de atrair novos leads, pois é possível determinar todo um fluxo de nutrição, oferecendo um material de qualidade, extremamente informativo e de graça!

Vídeos

Engana-se quem pensa que a produção de conteúdo ocorre apenas no campo textual. Muito pelo contrário. Devido a popularização de redes sociais como Instagram, WhatsApp e Tik Tok, o compartilhamento desse tipo de mídia cresceu - e muito!

Por isso, as empresas apostam cada vez mais em pílulas (vídeos explicativos de, no máximo, 30 segundos) para atrair e informar um novo público.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo encomendado pelo Google e realizado pela Video Viewers, o crescimento do consumo de vídeos on-line, nos últimos cinco anos, ultrapassa 165%, isso somente no Brasil.

Além dos formatos citados, podemos destacar também:
  • imagens;
  • infográficos;
  • check-list;
  • postagem em redes sociais;
  • memes.
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Pesquise sobre a sua persona

Não adianta nada fazer um conteúdo para o público A, sendo que os seus clientes se comportam mais como o público Z, correto? Por isso, é extremamente fundamental definir personas.

Contextualizando, personas podem ser definidas como personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar.

Além de escrever um conteúdo adequado, você entregará confiança para a sua persona, que voltará sempre no seu site para conferir as novidades.

Cite apenas fontes confiáveis

Trazendo uma perspectiva pessoal, todas as vezes que sento para produzir um conteúdo para o BINGO!, faço questão de verificar todas as fontes citadas, desde os sites até mesmo os autores. E você deve fazer o mesmo!

Como citado algumas vezes, a produção de conteúdo é essencial na hora de criar relevância e confiabilidade, ou seja, preciso ser um material confiável. Esse tipo de resposta você receberá apenas ao citar fontes legítimas.

Pense "fora da caixa"

Quando eu digo pensar fora da caixa, me refiro a tentar novos temas além dos explorados, ser bastante criativo. Por exemplo: você é dono de uma loja de pneus, por que não abordar temas como “as estradas mais bonitas no Brasil”, ou até mesmo “Entenda como a inflação altera o preço da gasolina”?

Ao final, perceberá que o seu público estará bem nutrido, informado e cada vez mais amplo, afinal, um tema não definirá toda a sua estratégia de produção de conteúdo.

Tenha periodicidade

Assim como em qualquer estratégia para alcançar o êxito de uma empresa, é preciso ter planejamento. Com a produção de conteúdo não seria diferente. Se possível, monte um cronograma que elucidará quais dias uma postagem deve ser feita via redes sociais ou quais materiais serão disparados por e-mails. (Siga até o final do texto para ter uma surpresa!)

Não esqueça das técnicas de SEO

Lembra que eu falei da importância do SEO no tópico dos blogposts? Em tradução literal, a sigla significa Otimização para motores de busca. Em suma, ao seguir as técnica de SEO (Search Engine Optimization), você estará permitindo que o seu site/blog esteja em 1º lugar no Google, por exemplo.


Atualmente, pode ser definido como uma das principais estratégias de Marketing Digital , e pode ser medido pelos buscadores de busca, que levam em conta os seguintes aspectos:

 

  • palavras-chave;
  • escalabilidade;
  • links externos (fontes confiáveis) e internos;
  • qualidade das imagens;
  • qualidade dos vídeos;
  • meta descrição;
  • CTA;
  • e muito mais!

 


Espero que esse texto seja útil para você e que daqui para frente arrase nas produções! Eu deixei uma surpresa para o final: lembra que eu citei acima da importância da periodicidade? Eu mesmo preparei uma planilha especial para você realizar um planejamento de conteúdo bem completo! Para baixá-la, basta clicar aqui !

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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