Juliano Loureiro • nov. 05, 2020

Compartilhe este artigo:

A relação entre livros e cinemas é muito mais que carne e unha, concorda? E, agora, filmes e literatura estreitaram ainda mais esse laço, graças à uma das maiores plataformas de streaming que é a Netflix.


Alguns anos atrás, quem tinha preguiça de ler, tinha a frase pronta “quando sair no cinema, eu vejo”. Recentemente, aqueles que não encaram o cinema, ganharam o bordão “quando sair na Netflix, eu assisto”. 


Então, podemos dizer que hoje todos estão ganhando! Porque não há como negar que a Netflix não quer brigar somente contra os canais de TV, mas está “peitando” os grandes estúdios com produções próprias e um catálogo diverso (ok, alguns irão dizer que já foi melhor ou que nunca foi grandes coisas, mas que há muita coisa para se ver, não podemos negar!). 


Hoje, em especial,
separei então aqueles filmes baseados em livros que você estava esperando entrar em cartaz, no cinema, e hoje está na lista da Netflix. Assim, quem sabe você não supera a preguiça da leitura ou então, não confere a versão cinematográfica do seu livro favorito?


Confira, agora, 21 livros que viraram filmes da Netflix!

1 - Bird box

bird-box

Talvez, o primeiro filme da Netflix a causar um burburinho é baseado em livro homônimo e já deu muito o que falar, provavelmente, será um dos mais famosos dessa lista.


O filme conta com ninguém menos que Sandra Bullock no papel de Malorie Hayes. A história se passa em um cenário pós-apocalíptico em que, para sobreviver, devemos fechar os olhos.


O filme não chegou a ser uma unanimidade, mas garante boas doses de muito suspense,  alguns sustos e apreensão. No filme, Malorie foge com duas crianças (todos com os olhos vendados durante todo o filme) por um rio, tentando escapar de alguma criatura sobrenatural que, ao fazer contato visual, olho no olho, leva as pessoas a um surto psicótico que culmina com o suicídio de quem vê tal criatura.


O filme foi lançado em 2018 e é inspirado no livro Bird Box, de Josh Malerman, de 2014. O livro tem uma sequência; Malorie e, há boatos de que também haverá uma adaptação cinematográfica para a Netflix.

2 - Jogo perigoso

jogo-perigoso

Olha quem está na lista de livros que viraram filmes, da Netflix: o mestre do terror Stephen King. Já está ficando chato essa coisa do King aparecer em quase todas as listas que faço. Mas, fazer o quê se o cara é um mestre da literatura?!


Jogo Perigoso, de 2017, é o filme da Netflix baseado em na obra de King, de mesmo nome, lançada em 1992. Essa é uma história bem ao estilo Stephen King de terror psicológico e que traz à trama, um pouco de fetiche, mas que, claro, foge bem aos padrões da normalidade (se bem que, se estamos falando de fetiches…).


Jessie e Gerald é um casal que, para tentar salvar o casamento, viajam para uma casa afastada de tudo e resolvem dar uma apimentada na relação com jogos eróticos. Até aí, nada de anormal. Não fosse o fato de Gerald ter um infarto e morrer exatamente após algemar Jessie à cama.


E aí entra o que King tem de melhor. Jessie começa a ter alucinações e a companhia de um cachorro raivoso que se alimenta do corpo morto de Gerald. O filme traz, então, o sofrimento de Jessie com suas memórias, pensamentos alucinógenos e o bendito animal comendo a carne do seu marido.


Há quem critique o diretor Mike Flanagan por “inventar demais” em cima da história original, mas mesmo assim, o saldo final é positivo e aterrorizante.

3 - O Irlandês

o-irlandes

Martin Scorsese, Robert De Niro, Al Pacino, Joe Pesci e três horas e meia de duração. Talvez, tudo isso você já saiba sobre O Irlandês, filme da Netflix que deu o que falar em 2019, sendo apontado como uma das obras primas de Scorsese e indicado a 10 Oscars, incluindo: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (duas vezes: para Al Pacino e Joe Pesci).


Talvez, o que você não saiba é que ele é baseado em
I Heard You Paint Houses, um livro de memórias de de Charles Brandt, um investigador e advogado que trabalhou em um dos casos mais emblemáticos envolvendo a máfia dos Estados Unidos.


A história é baseada em fatos reais da vida de Frank “O Irlandês” Sheeran, um veterano de guerra que se dedica a dois trabalhos: o de caminhoneiro e o de assassino de aluguel da máfia.


Como eu disse, a história de Frank é uma das mais populares do universo policial americano, isso porque o veterano trabalhou como segurança para um dos mais importantes líderes sindicais dos EUA,  Jimmy Hoffa. Hoffa desapareceu, em 1975, e Frank foi acusado de participar do seu assassinato.


O filme da Netflix traz toda a história de Frank e Hoffa, o relacionamento entre os dois e a máfia e, como até hoje o crime não foi elucidado, só fez crescer o interesse do público nessa produção. Além disso, é sempre de se esperar um bom filme se tratando de Scorsese, gângsters, máfias e traições.


Ah!
O filme da Netflix é um dos mais caros da história, com um orçamento em torno dos 175 milhões de dólares!

4 - O Diabo de Cada Dia

o-diabo-de-cada-dia

Mais um terror figurando na lista de filmes da Netflix baseados em livros. E, mais uma vez, o longa da plataforma tem um elenco de peso, com nomes como  Tom Holland, Bill Skarsgård e Robert Pattinson. 


O filme é um dos mais novos, chegou ao catálogo da Netflix em setembro de 2020 e tem como
fonte inspiradora o livro The Devil All the Time (O Mal Nosso de Cada Dia), de Donald Ray Pollock, publicado em 2011.


Temos aqui, neste filme, diversas histórias de personagens com vidas um tanto quanto conturbadas, violentas e cercadas pelo fanatismo cego religioso. Toda a truculência e horror praticados pelos personagens são em nome de Deus, e aí não há limites nem para uma degradação moral dos costumes.


Um filme para quem tem um estômago um pouco mais forte! 

5 - Enola Holmes

enola-holmes

Elementar, meu caro leitor!


Você reconhece esse sobrenome e você conhece - ou ao menos já viu - os principais protagonistas desse mais novo filme da Netflix. O que, mais uma vez, talvez você não saiba é que um dos mais importantes detetives do mundo tem uma irmã e que o relacionamento deles não é dos melhores.


Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things, é Enola Holmes, irmã caçula de Sherlock Holmes, interpretado pelo Superman Henry Cavill.
A história do longa da Netflix é inspirada na série literária homônima de Nancy Springer.


O filme narra as aventuras de Enola para encontrar a mãe desaparecida e, como se não bastasse, ela tem que lidar com o tratamento hostil e indiferente dos seus irmãos. Um ponto bastante interessante na história é percebermos que o humor peculiar é característica da família Holmes. 


Talvez, o filme não venha com muitas novidades com relação ao enredo e “a moral” de fundo, que é sobre o amadurecimento de uma jovem adolescente, dela se posicionar diante uma sociedade que julga o que ela deve ser e como se portar.
O filme ganha pontos na sua dinâmica narrativa e nas atuações dos protagonistas da família.


Ah! E como toda boa história de Holmes, o filme está com um probleminha com a justiça, digamos assim. É que a família de Arthur Conan Doyle moveu uma ação contra a Netflix e Spinger, porque, nas obras originais de Sherlock Holmes, não há nenhuma menção à irmã e o próprio Sherlock não é dotado de emoções, como tem sido retratado nos últimos filmes e em Enola.


Vale dizer que as histórias de Sherlock se dividem em dois grandes arcos, por assim dizer. A primeira parte, que é contada até a primeira grande guerra, já está em domínio público, o que permitiria o uso da imagem de Sherlock, sem nenhum problema. Acontece que o detetive representado ultimamente, condiz com a segunda parte de sua história, que ainda está sob os direitos autorais da família Conan Doyle.

Outros filmes da Netflix baseados em livros

É claro que o catálogo de produções próprias da Netflix baseadas em livros é bem maior, trouxe 5 apenas para aguçar a sua curiosidade. Mas, para não dizer que essa foi uma lista preguiçosa, segue mais indicações.


Ah! Lembrando que fiz essa seleção, no mês de novembro de 2020, então, se por acaso algum título não constar na plataforma, a culpa é da senhora Netflix:


  1. Campo do medo;
  2. The old guard;
  3. Resgate;
  4. Influência;
  5. The Dirt - confissões do Mötley Crüe;
  6. Aniquilação;
  7. A barraca do beijo 1 e 2;
  8. Manual de caça a monstros;
  9. Rebecca, a mulher inesquecível;
  10. Os irmãos Willoughby;
  11. Troco em dobro;
  12. The silence;
  13. Noite de lobos;
  14. Para todos os garotos que já amei;
  15. Para todos os garotos: p.s ainda amo você;
  16. O menino que descobriu o vento


Prontinho! 21 sugestões para você curtir um filme ou um bom livro! Quais desses você já viu ou leu? Conte para nós, compartilhe sua experiência cinematográfica-literária!


Antes de ir, quero deixar um convite para você!


Que tal receber mais conteúdos sobre esse e os mais diversos temas literários, no seu e-mail?! 


Assine a newsletter do Bingo! e tenha mais cultura na sua caixa de entrada!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: