Juliano Loureiro • abr. 02, 2021

Compartilhe este artigo:

Atualmente é possível publicar o seu livro de diversas formas, seja ele em uma versão física ou digital. O avanço da tecnologia permitiu que pessoas comuns pudessem realizar o sonho do livro publicar de forma prática e, muitas vezes, gratuita.


A grande dificuldade/impeditivo dos novos autores é quanto aos valores a serem investidos para ter o livro pronto. Se falarmos da versão impressa, no mínimo o autor pagará pela impressão dos volumes, e se ele precisar de todos os processos editoriais, o investimento poderá ficar inviável!


Por conta disso, a saída para muitos - inclusive a minha - foi publicar o livro no formato digital, os famosos e-books. E no texto de hoje eu explicarei o que é e o porquê o e-book pode ser considerado uma ótima opção para quem tem pouco dinheiro para investir.


Boa leitura!

O que é um e-book?

E-book (também escrito como eBook ou ebook) é um termo de origem inglesa, sendo uma abreviação de electronic book, ou livro eletrônico. E o e-book possui o mesmo conteúdo da versão impressa.


No Brasil, também usamos o termo e-book para nos referenciarmos qualquer material de estudo em formato digital, podendo ser uma sequência de slides, uma cartilha com algumas informações ou alguma matéria de estudo em escolas e faculdades.

Como criar um e-book?

Por se tratar de um material digital, naturalmente a sua construção é feita a partir de computadores ou até mesmo um smartphone. Há dois principais aplicativos que são usados para criar textos: Microsoft Word e Google Docs. E com o texto escrito, é possível salvá-lo em diversos formatos, como PDF ou ePub. Com estes arquivos salvos nestes formatos, tem-se em mãos um e-book.


É importante dizer que cada um dos formatos tem seus objetivos e fins diferentes. O formato PDF é o mais comum e usual. Quando não há a necessidade de fins comerciais, mas somente a preservação dos dados ali contidos, geralmente o PDF é utilizado já que  não é possível alterar o texto.


O formato ePub é o formato exigido por algumas plataformas como o KDP - Kindle Direct Publishing. Portanto, antes de salvar o seu documento, certifique-se qual o formato exigido pela plataforma que você escolheu publicar o seu livro.


Aqui no blog Bingo temos um artigo específico que ajudará você a criar o seu e-book: Aprenda como criar um livro digital.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Vantagens e desvantagens do e-book

Vou mostrar quais são as principais vantagens e desvantagens de publicar o seu livro em formato digital para, então, você decidir se vale a pena ou não ter a sua obra neste formato.

Vantagens de ter o seu livro em formato e-book

A principal vantagem de ter um livro no formato e-book é quanto ao valor investido. Quando se ter um livro neste formato, não importa quantas cópias você venda, o seu custo não aumentará, diferentemente do livro impresso que para cada cópia vendida você tem um custo.


Vou simular uma situação hipotética: Você vendeu 100 livros em formato digital e 100 livros em formato impresso. Qual terá valido mais a pena?


Situação 1: No livro digital, você teve um investimento de R$ 500,00 (valor pago a um profissional para a formatação em ePub). Com o livro digital, cada livro foi vendido por R$ 24,90. Você teve, então um lucro de R$ 1.990,00 (R$ 2.490,00 das vendas menos R$ 500,00 do investimento). 


Situação 2: Para o livro físico, você tem um custo de R$ 20,00 por livro impresso e, com os 100 vendidos, seu custo foi de R$ 2.000,00. Se vender por R$ 34,90 (livros físicos geralmente são mais caros), você terá um ganho de R$ 3.490,00. Ou seja, seu lucro foi de R$ 1.490,00. Porém também temos que considerar os custos de envio. Pelo serviço de envio módico, oferecido pelos Correios, para cada envio você gastará R$ 8,00. Ou seja, do seu lucro da venda, subtraia R$ 800,00. O lucro final foi de R$ 690,00.


Além do lucro bem menor por 100 livros vendidos, a versão impressa exige um maior investimento inicial para o autor, além do trabalho de preparo e envio do livro.


Lembrando: esta foi apenas uma simulação com valores fictícios, mas que são próximos de uma situação real.

Outras vantagens do e-book

  • não é preciso se preocupar com estoque e logística;
  • maior possibilidade de alcance e distribuição;
  • maior flexibilidade no preço do livro;
  • publicação e distribuição mais rápida.

Desvantagens de ter o seu livro em formato e-book

Apesar da grande vantagem financeira, há algumas desvantagens nas obras digitais. Veja quais são:


  • boa parte dos leitores ainda preferem ler livros impressos;
  • existe a possibilidade do livro ser pirateado;
  • não é possível vender ou trocar por outro livro, impossibilitando que outros leitores conheçam o seu livro;
  • os e-books exigem que o leitor tenha disponível um leitor digital de livros, um smartphone ou computador.

Considerações finais

Os livros digitais, ou e-books, estão cada mais inseridos na vida dos leitores e, com isso, ter o seu livro em formato e-book é uma boa estratégia para alcançar mais leitores. Só em 2020, houve um aumento de 83% no volume de vendas nos livros neste formato.


Você já considera lançar o seu livro neste formato? E se já o tem, me conte aqui nos comentários a sua experiência. Te vejo no próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: