Juliano Loureiro • set. 19, 2022

Compartilhe este artigo:

Não é novidade que os vídeos são grandes protagonistas no ambiente da internet (mostrarei dados para comprovar no decorrer do texto) e eles estão por toda parte. Por isso, os vídeos no marketing digital devem fazer parte da estratégia dos autores para a divulgação dos seus livros.


Se você quer saber o porquê disso, fique tranquilo que mostraremos ao longo deste artigo. Além disso, serão dadas dicas de como fazer bons vídeos e como usá-los. Está preparado? Pegue a claquete e: luz, câmera e ação!

Vídeos no marketing dos escritores: definição

No marketing digital, os vídeos são mais uma estratégia para atrair e converter leitores. Conhecido como vídeo marketing, este conteúdo pode aparecer de diversas formas na sua estratégia. Por exemplo:


  • vídeos institucionais;
  • vlogs;
  • demonstração de livros;
  • depoimento de leitores.


Cada tipo tem um objetivo, por isso,
ele precisa ser inserido corretamente na estratégia. Ou seja, não adianta produzir vídeos sem que eles façam sentido no contexto pretendido.


Além das características que definem cada vídeo, existem os canais adequados para cada um. Afinal, não é legal usar o mesmo vídeo para tudo, concorda? Por exemplo, YouTube e TikTok possuem formatos, duração e públicos completamente diferentes. Em breve, falaremos melhor sobre isso. Continue a leitura!

Vídeos no marketing dos escritores: dados

Antes de começar a apresentar os dados, faça o seguinte exercício: na internet, você fica mais atento a textos ou vídeos? Eu aposto que a resposta foi vídeos. Isso é natural porque o corpo tende a observar mais imagens em movimentos.


E é por isso que os números são grandes aliados quando apresentamos os vídeos no marketing digital como uma estratégia irresistível. Quer comprovar? Leia abaixo!


  • Entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos cresceu 135% no Brasil, conforme a Pesquisa Video Viewers da Google. Além disso, o principal canal é o YouTube e 75% das pessoas assistem por meio do smartphone.
  • Cerca de 15% dos usuários de internet passam mais de três horas assistindo vídeos diariamente, segundo dados do The State of Video Marketing em 2017.


É comum não imaginarmos o quanto consumimos de imagens no dia a dia por meio da internet. Esses dados dizem respeito apenas aos hábitos de consumo dos vídeos no ambiente digital. E quando tratamos de conversão, qual a realidade?



  • Segundo o levantamento The State of Video Marketing de 2017, 95% dos usuários assistem um vídeo para entender serviços ou produtos. 
  • E, por consequência, 81% dos indivíduos se tornam consumidores após visualizarem a gravação.
  • Já nas redes sociais, os vídeos geram 1.200% compartilhamentos a mais do que textos e imagens juntos em um post, segundo o WordStream em 2018.


Também com base no WordStream, em 2018, 46% dos usuários realizam alguma ação após terminarem de acompanhar um vídeo.

Como fazer vídeos?

Já deu para entender que é melhor começar a produzir vídeos, não é mesmo? Então vamos para as dicas de como colocar isso em prática. Assim como qualquer outro conteúdo, os vídeos precisam ter qualidade, com informações verídicas e oferecerem algo que os usuários buscam. 

Planeje

Antes do blogpost, vem um planejamento, correto? Da mesma forma, os vídeos precisam ser pensados antes de serem feitos. Reflita sobre o objetivo de cada vídeo e quais as metas ele deve alcançar.


Isso envolve também montar a estratégia de conteúdo específica para este produto. Ou seja, faça pautas, roteiros, pesquise palavras-chave, faça CTAs e tenha referências.

Faça escolhas

Qual tipo de vídeo será feito? Como ele será gravado? Qual ferramenta de edição usar? Quem é o público-alvo? O ideal é que estas respostas sejam dadas antes de iniciar a produção do vídeo. Assim, fica mais fácil conduzir o processo e diminuir a necessidade de correções ou refações.

Estude os canais de divulgação

Como mencionei anteriormente, existem vários canais de divulgação. Desde os sites às redes sociais, e até mesmo formatos específicos nas últimas. Por isso, é necessário decidir qual melhor canal para o vídeo em questão e produzir o conteúdo dentro destes padrões.


Caso o vídeo vá para canais diferentes. No YouTube e stories/reels do Instagram, por exemplo, é ideal que ele seja feito separadamente para cada meio. Além de mostrar domínio sobre o produto final, será mais agradável para os usuários.


Os principais canais atuais de divulgação são:


  • YouTube;
  • Redes sociais (Instagram e TikTok, principalmente);
  • Site ou blog.

Grave

A ideia precisa sair da imaginação para fazer sentido e ser aperfeiçoada com o tempo, concorda? Então, após seguir os passos acima, dê início às gravações. Siga o que foi planejado e modifique o que achar necessário.


Para prender a atenção das pessoas, os vídeos marketing precisam ser atrativos. Se possível, conte com um profissional especializado na gravação de vídeos. Afinal, é preciso pensar também muitas questões técnicas: a iluminação, áudio, ângulo de gravação e local. Tudo isso deve ser considerado no momento de gravar o conteúdo.


Entretanto, caso você não tenha recursos para uma ajuda profissional, é bem possível fazer as gravações sozinho e com poucos recursos. Fique atento sobre aos pontos citados acima, como iluminação e qualidade do áudio.

Acompanhe resultados

Ufa! O vídeo foi para o ar. Mas, calma, o trabalho não termina por aqui. A partir deste momento, é hora de acompanhar os resultados gerados. Afinal, como repetimos diversas vezes ao longo do post, vídeos no marketing digital devem fazer parte de uma estratégia.


Analisar os efeitos causados pelo vídeo ajuda nas próximas produções, apontando erros ou acertos. O vídeo precisa gerar algum valor, do contrário o trabalho não será efetivo.

Benefícios dos vídeos marketing

Produzir vídeos não é uma tarefa tão simples quanto parece. Claro que, atualmente, os recursos estão mais acessíveis. É possível aprender como fazer pela internet, filmar com celular etc. Mesmo assim, quais os benefícios de empenhar tanta energia neste processo?


  • Conteúdo de fácil consumo;
  • Funciona em ambientes diversos;
  • Aumenta o número de interessados;
  • Aumenta as chances de venda e leitura de livros;
  • Melhora o engajamento com o autor e obra.

Conheça o YouTube do Bingo!

Gostou do conteúdo acima? Vídeos no marketing digital são uma grande aposta, então não espere muito para começar a fazer. E uma boa forma de inspirar você a começar na produção de vídeos é acompanhar o nosso canal.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre a literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões. Só falta você lá! Inscreva-se e vamos trocar umas ideias.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: