Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 27 de agosto de 2020

Compartilhe este artigo:

Você sabia que existem vários aplicativos para escrever o seu livro? Muitos pensam que a única forma de escrever um livro inspiracional é manualmente — com o papel e lápis mesmo —, mas isso é uma mentira.


Com o avanço da tecnologia,
estamos dispostos de diversas novidades que estão auxiliando os autores e/ou escritores na hora de colocar o ofício em prática. Além de auxiliar na parte da produção, essa tecnologia auxilia também ao publicar os livros nos meios digitais, resultando nos famosos E-books.


Pensando nisso, resolvi trazer neste artigo os 8 aplicativos que acredito serem os melhores na hora de escrever um livro. Alguns estão disponibilizados apenas para o mobile e outros para PC. Quer descobrir quais são? Ótimo! Continue a leitura e não deixe de colocar a sua escrita em prática!

1 - Ulysses

O Ulysses é uma ferramenta de escrita com recursos extremamente poderosos, pensados para fornecer um ótimo suporte para qualquer projeto de escrita


O app apresenta na sua interface tudo que você precisa para ser um escritor mais produtivo. Com uma interface simples, que limita as distrações, é ideal para que você possa se concentrar e cumprir seus objetivos de escrita.


Seu fluxo de trabalho de escrita pode diferir, mas com a capacidade de adicionar texto de muitas fontes diferentes (iCloud, Dropbox, armazenamento local do Mac, etc.), o Ulysses é flexível o suficiente para acomodar uma variedade de implementações de fluxo de trabalho. O app está disponível apenas para o sistema operacional iOs.

2 - JotterPad

O JotterPad é um processador de texto em texto simples projetado para escritores e romancistas iniciantes, desenvolvido pela Two App Studio Pte. Esse aplicativo foi especialmente criado para o Android.


A interface de escrita é simples e permite uma boa transposição de seus pensamentos para o texto. Com tipografias personalizadas, o app conta com funcionalidades úteis para qualquer escritor, como contagem de palavras, rolagem de máquina de escrever, snapshots e muitos mais.

cta-ebook-quero-escrever
ebook-cta-quero-escrever

3 - Evernote

Já o Evernote é um software destinado à organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas. Existem versões para diversos sistemas operacionais (como Android e iOs) e web. Sua versão beta foi lançada em 24 de junho de 2008. Já em julho de 2011, alcançou 11 milhões de usuários, demonstrando o seu total sucesso!


Este aplicativo é bastante conhecido, considerado o queridinho dos escritores. Este app possui editor que oferece muitas alternativas para incrementar a produção, além de proporcionar ao escritor um sistema de notas inteligentes em uma plataforma completa e bastante atrativa.

4 - Sigil

O Sigil é um software de edição de código aberto gratuito para e-books no formato EPUB. Como um aplicativo multiplataforma, o Sigil é distribuído para as plataformas Windows, macOS, Haiku e Linux, sob a licença GNU GPL.


Neste período no qual os E-books estão fazendo muito sucesso na rede, qualquer pessoa interessada pode escrever o seu. Como? O Sigil te explica direitinho como fazer, e só baixar o aplicativo e iniciar sua produção.

5 - ZenWriter

O ZenWriter em muito se assemelha ao Word, o aplicativo para escrever mais popular que já existiu. O seu principal diferencial é o preenchimento de tela do ZenWriter. Ao abrir o aplicativo para escrever livros, ele sobrepõe todos os outros programas. A tela inteirinha é preenchida por ele, você não vê nem a barra de tarefas.


Está com problema de procrastinação? O ZenWriter auxilia você com esta dificuldade, tirando a distração com outros programas, além de dar aquele upgrade necessário na sua produção.

6 - Scrivener

O Scrivener é um programa de processamento de texto e esboço projetado para autores. O Scrivener fornece um sistema de gerenciamento de documentos, notas e metadados. Isso permite que o usuário organize notas, conceitos, pesquisas e documentos completos para facilitar o acesso e a referência.


Com ele,
você tem acesso a cada parte do seu projeto de maneira simples e prática; pode verificar estatísticas sobre seu e-book, inclusive uma relação das palavras mais utilizadas, um recurso muito útil na hora de editar seu próprio e-book.

cta-juliano
cta-juliano

7 - yWriter

O yWriter é um editor de texto que ajuda a escrever romances, novelas e livros. Prático e simples, o app divide os textos em capítulos e cenas. Todos os capítulos que você escrever e o número de palavras e cenas que cada um possuir podem ser visualizados com um simples clique.


Outro ponto positivo desse aplicativo para escritores é o
sistema de relatórios, que criam registros diários do seu progresso. O yWriter registra personagens e locais e também conta com um recurso de anotações incrível, que permite que você anexe imagens e comentários quando precisar.

8 - Storybook

O Storybook é um aplicativo para escrever livros que compartilha algumas características do yWriter. Em especial o seu foco na organização dos elementos do texto. Diferentemente do yWriter, o Storybook é organizado em fichas, que correspondem aos personagens, cenários, cenas, tramas (principal e paralelas). 


Essas fichas podem ser acessadas a qualquer momento e visualizadas de formas diferentes conforme as suas necessidades.


O Storybook também gera relatórios que abordam as aparições das personagens, às vezes que um determinado cenário foi utilizado, etc. Um recurso excelente para aquele autor que gosta de analisar o progresso do livro de maneira sistemática. 


Para completar, todos os dados do Storybook são salvos automaticamente. Então, você não arrisca perder cenas inteiras porque esqueceu de salvar.


Gostou de conhecer a lista com os 8 aplicativos para escrever o seu livro? Você já conhecia algum ou até mesmo já utilizou? Comenta logo abaixo. 


Ah, quer mais uma dica de ouro?
Baixe agora mesmo o E-book “Quero escrever um livro, e agora?” e tenha novas inspirações para iniciar a sua escrita.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG