Juliano Loureiro • ago. 27, 2020

Compartilhe este artigo:

Você sabia que existem vários aplicativos para escrever o seu livro? Muitos pensam que a única forma de escrever um livro inspiracional é manualmente — com o papel e lápis mesmo —, mas isso é uma mentira.


Com o avanço da tecnologia,
estamos dispostos de diversas novidades que estão auxiliando os autores e/ou escritores na hora de colocar o ofício em prática. Além de auxiliar na parte da produção, essa tecnologia auxilia também ao publicar os livros nos meios digitais, resultando nos famosos E-books.


Pensando nisso, resolvi trazer neste artigo os 8 aplicativos que acredito serem os melhores na hora de escrever um livro. Alguns estão disponibilizados apenas para o mobile e outros para PC. Quer descobrir quais são? Ótimo! Continue a leitura e não deixe de colocar a sua escrita em prática!

1 - Ulysses

O Ulysses é uma ferramenta de escrita com recursos extremamente poderosos, pensados para fornecer um ótimo suporte para qualquer projeto de escrita


O app apresenta na sua interface tudo que você precisa para ser um escritor mais produtivo. Com uma interface simples, que limita as distrações, é ideal para que você possa se concentrar e cumprir seus objetivos de escrita.


Seu fluxo de trabalho de escrita pode diferir, mas com a capacidade de adicionar texto de muitas fontes diferentes (iCloud, Dropbox, armazenamento local do Mac, etc.), o Ulysses é flexível o suficiente para acomodar uma variedade de implementações de fluxo de trabalho. O app está disponível apenas para o sistema operacional iOs.

2 - JotterPad

O JotterPad é um processador de texto em texto simples projetado para escritores e romancistas iniciantes, desenvolvido pela Two App Studio Pte. Esse aplicativo foi especialmente criado para o Android.


A interface de escrita é simples e permite uma boa transposição de seus pensamentos para o texto. Com tipografias personalizadas, o app conta com funcionalidades úteis para qualquer escritor, como contagem de palavras, rolagem de máquina de escrever, snapshots e muitos mais.

cta-ebook-quero-escrever
ebook-cta-quero-escrever

3 - Evernote

Já o Evernote é um software destinado à organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas. Existem versões para diversos sistemas operacionais (como Android e iOs) e web. Sua versão beta foi lançada em 24 de junho de 2008. Já em julho de 2011, alcançou 11 milhões de usuários, demonstrando o seu total sucesso!


Este aplicativo é bastante conhecido, considerado o queridinho dos escritores. Este app possui editor que oferece muitas alternativas para incrementar a produção, além de proporcionar ao escritor um sistema de notas inteligentes em uma plataforma completa e bastante atrativa.

4 - Sigil

O Sigil é um software de edição de código aberto gratuito para e-books no formato EPUB. Como um aplicativo multiplataforma, o Sigil é distribuído para as plataformas Windows, macOS, Haiku e Linux, sob a licença GNU GPL.


Neste período no qual os E-books estão fazendo muito sucesso na rede, qualquer pessoa interessada pode escrever o seu. Como? O Sigil te explica direitinho como fazer, e só baixar o aplicativo e iniciar sua produção.

5 - ZenWriter

O ZenWriter em muito se assemelha ao Word, o aplicativo para escrever mais popular que já existiu. O seu principal diferencial é o preenchimento de tela do ZenWriter. Ao abrir o aplicativo para escrever livros, ele sobrepõe todos os outros programas. A tela inteirinha é preenchida por ele, você não vê nem a barra de tarefas.


Está com problema de procrastinação? O ZenWriter auxilia você com esta dificuldade, tirando a distração com outros programas, além de dar aquele upgrade necessário na sua produção.

6 - Scrivener

O Scrivener é um programa de processamento de texto e esboço projetado para autores. O Scrivener fornece um sistema de gerenciamento de documentos, notas e metadados. Isso permite que o usuário organize notas, conceitos, pesquisas e documentos completos para facilitar o acesso e a referência.


Com ele,
você tem acesso a cada parte do seu projeto de maneira simples e prática; pode verificar estatísticas sobre seu e-book, inclusive uma relação das palavras mais utilizadas, um recurso muito útil na hora de editar seu próprio e-book.

cta-juliano
cta-juliano

7 - yWriter

O yWriter é um editor de texto que ajuda a escrever romances, novelas e livros. Prático e simples, o app divide os textos em capítulos e cenas. Todos os capítulos que você escrever e o número de palavras e cenas que cada um possuir podem ser visualizados com um simples clique.


Outro ponto positivo desse aplicativo para escritores é o
sistema de relatórios, que criam registros diários do seu progresso. O yWriter registra personagens e locais e também conta com um recurso de anotações incrível, que permite que você anexe imagens e comentários quando precisar.

8 - Storybook

O Storybook é um aplicativo para escrever livros que compartilha algumas características do yWriter. Em especial o seu foco na organização dos elementos do texto. Diferentemente do yWriter, o Storybook é organizado em fichas, que correspondem aos personagens, cenários, cenas, tramas (principal e paralelas). 


Essas fichas podem ser acessadas a qualquer momento e visualizadas de formas diferentes conforme as suas necessidades.


O Storybook também gera relatórios que abordam as aparições das personagens, às vezes que um determinado cenário foi utilizado, etc. Um recurso excelente para aquele autor que gosta de analisar o progresso do livro de maneira sistemática. 


Para completar, todos os dados do Storybook são salvos automaticamente. Então, você não arrisca perder cenas inteiras porque esqueceu de salvar.


Gostou de conhecer a lista com os 8 aplicativos para escrever o seu livro? Você já conhecia algum ou até mesmo já utilizou? Comenta logo abaixo. 


Ah, quer mais uma dica de ouro?
Baixe agora mesmo o E-book “Quero escrever um livro, e agora?” e tenha novas inspirações para iniciar a sua escrita.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: