Juliano Loureiro • ago. 07, 2020

Compartilhe este artigo:

Você sabia que existe uma diferença de autor e escritor? Isso mesmo! Apesar de muitos confundirem seus papéis, diferenças são notadas nas finalidades de cada profissão. Essas, estão baseadas, principalmente, em como o pensador encara a sua obra.


É preciso deixar um ponto claro:
tanto o autor quanto escritor lidam com as palavras, com a magia que é escrever textos. Mas o resultado final, como a publicação em si, varia de acordo com um ou com outro.


Por isso, neste artigo, apresentarei as diferenças entre um autor e escritor. Quer saber quais são? Basta continuar a leitura!

O que é um autor?

De acordo com o dicionário formal, autor pode ser definido como: Algo que dá origem a outra coisa; que é a causa de; agente. / Aquele que cria, inventa, dá origem a algo; inventor, descobridor.


E é isso mesmo.
O autor é aquele que escreve e publica seus livros, despertando assim o desejo e interesse de leitores por sua obra, e passa a ser reconhecido no mundo literário. Ou seja, além do interesse pela escrita, também há um interesse mercadológico.


Dessa forma, os autores
esperam que as suas publicações sejam transformada em qualquer tipo de mídia. Seja em um próprio livro em si, ou séries, filmes, etc.


O autor possui a necessidade de transmitir a sua ideia, ela não precisa ficar apenas para si. Por isso, são tão preocupados em narrativas e também em seguir um
gênero literário. São os famosos best sellers.


No Brasil, temos vários exemplos de autores, como:
Monteiro Lobato, Érico Veríssimo, Machado de Assis, entre tantos outros. Já a nível internacional, podemos citar:  J.K. Rowling, Agatha Christie.

cta-ebook-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

O que faz um escritor?

Ainda para o dicionário formal, um escritor pode ser: Autor de obras literárias ou científicas.


Essa definição pode ficar um pouco confusa, ainda mais porque cita a palavra autor. Mas calma, eu explicarei o que um escritor de fato faz.


Escritores são aqueles que gostam da arte de escrever, sem se preocupar em contar apenas um tipo de história. Esse profissional se expressa através de artigos com diversos temas para divulgar sua opinião ou seu conhecimento.


Os escritores podem ser jornalistas, redatores ou mesmo profissionais que pretendem divulgar seus textos, que normalmente são bem escritos e podem ter um maior poder de influência.


Dessa forma, escritores não possuem interesse em escrever livros, pois acreditam que um artigo bem escrito pode influenciar muito mais do que uma publicação literária.


Alguns dos maiores exemplos brasileiros:



Afinal, qual a diferença entre um autor e um escritor?

Para deixar essa diferenciação ainda mais clara, podemos elencar as duas atuações da seguinte forma:


  • Autor: faz as suas obras para o grande público. Sente a necessidade da publicação de livros com enredo, personagens e uma estrutura de história;
  • Escritor: alguns, não sentem a necessidade da publicação. Buscam escrever artigo científicos ou obras literárias que não ficam presas a um gênero ou estrutura de narração. Utilizam do técnico para expressar a sua arte.


Michel Foucault argumenta em seu ensaio
"O que é um autor?" (1969) que todos os autores são escritores, mas nem todos os escritores são autores. Ele afirma que: "uma carta particular pode ter um signatário - ela não tem um autor".


Para um leitor atribuir o título de autor a qualquer trabalho escrito é atribuir certos padrões ao texto que, para Foucault, está trabalhando em conjunto com a idéia de "a função de autor".


Por meio dessa reflexão,
é interessante notar porque há tantas diferenças entre um autor e escritor. Mesmo utilizando das palavras para expressar um pensamento, ideia ou ideologia, as finalidades e meio de reprodução variam de um para outro.


O que achou do texto de hoje? Me diga nos comentários!

Pesquisar no blog

Meus livros!

Últimos artigos

conheca-o-livro-a-bussula-de-ouro-do-autor-philip-pullman
Por Juliano Loureiro 25 mar., 2024
"A Bússola de Ouro" se destaca como uma ótima referência quando se pensa em imaginação e aventura. Primeiro volume da aclamada trilogia "Fronteiras do Universo", escrita pelo britânico Philip Pullman, este romance transcende o gênero de fantasia juvenil para explorar temas de profunda relevância social e filosófica.
como-escrever-um-livro-de-ficcao-cientifica-dicas-para-criar-uma-obra-epica
Por Juliano Loureiro 21 mar., 2024
Aqui, exploraremos como imergir no gênero para colher inspiração e as técnicas essenciais para construir um mundo convincente que sirva de palco para suas histórias revolucionárias.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: