Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 12 de maio de 2022

Compartilhe este artigo:

No último dia 10 de maio Stefano Volp foi o convidado do Pod Ler e Escrever, o nosso podcast. Conversamos bastante sobre seus vários livros publicados e diversos outros projetos para, no final da conversa, falamos sobre o Clube da Caixa Preta, clube de assinatura de livros idealizado por pela Editora Escureceu, que tem o Volp como anfitrião.


Escutar o episódio com Stefano Volp.


No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o Clube e qual a sua importância e impacto na nossa literatura. Boa leitura.

O que é o Clube da Caixa Preta?

imagem-clube-caixa-preta

O Clube da Caixa Preta é uma iniciativa da Editora Escureceu que tem o propósito o resgate e promoção de contos clássicos de ficção escritos por aurores negros do mundo todo. Mensalmente, os assinantes recebem um conto em formato digital, além de participar do grupo fechado de discussão e de sorteios.


O valor da assinatura mensal é de R$ 8,00 e é uma iniciativa que insere e promove o trabalho editorial de profissionais negros, que muitas vezes não têm a oportunidade devida no mercado do livro. Todo o montante arrecadado com as assinaturas é destinado para esses profissionais da Editora Escureceu.

Como fazer parte?

A assinatura do Clube da Caixa Preta é feita por uma página no Catarse, site de financiamento coletivo. Nesta página, além de assinar, é possível ter acesso a novidades e todas as informações importantes do Clube.


Para assinar o Clube da Caixa Preta, acesse o link: https://www.catarse.me/clube

Como são os livros do Clube da Caixa Preta?

Os livros entregues aos assinantes são de autores estrangeiros que já entraram em domínio público. Essas obras podem ser editadas e comercializadas sem restrições, o que viabiliza o projeto que tem pouco mais de dois anos de vida. Outro dado importante é que essas histórias são inéditas no Brasil.


A primeira etapa de escolha do livro do mês é através de uma curadoria, sucedida da tradução, revisão, preparação, diagramação e capa. Com o livro pronto, os assinantes têm acesso a diferentes formatos digitais, como PDF, MOBI e ePUB.


Os livros têm como característica serem de autores relevantes na história da literatura negra universal, com temáticas diferentes a cada mês e com variações entre gêneros literários. A prioridade é para leituras fluidas e sempre acompanham a contextualização da obra/autor.

Qual o objetivo do Clube da Caixa Preta?

O Clube se propõe a resgatar a ficção clássica escrita por autores negros que foram esquecidos, silenciados ou embranquecidos ao longo das séculos. Com este resgate, além de mostrar para os assinantes a potência dessas obras esquecidas, promove o trabalho de grandes profissionais pretos no mercado nacional.

Autores e obras já publicados pelo Clube da Caixa Preta

Dezenas de obras já foram publicadas no Clube. Veja abaixo alguns exemplos:


  • "Talma Gordon", de Pauline Hopkins. O primeiro conto de mistério escrito por uma mulher negra.
  • "Blues que eu vivo", de Langston Hughes. Um drama com protagonismo negro de um autor que é um dos pioneiros da poesia jazz.
  • "Seca", de Eric Walrond. Obra de um autor caribenho que aborda a exploração nos trópicos, publicado originalmente em 1926.
  • "Ouça-te a me chamar", de Anita Scott Coleman. Autora mexicana que passa pela temática de linchamento.
  • "Crazy Mary", um drama de um autor jamaicano que foi publicado pela primeira vez em 1926.


O Clube da Caixa Preta é uma iniciativa importante e necessária e por um valor simbólico é possível ler grandes obras e fomentar o trabalho de profissionais pretos nacionais. O que achou do Clube e do texto de hoje? Comente aqui abaixo e até o próximo texto!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG