Juliano Loureiro • mar. 24, 2020

Compartilhe este artigo:

A Indústria 4.0 pode parecer fantasia para alguns, mas, acredite, ela é real e já está sendo implementada em várias companhias. Ela traz como principal proposta unir o melhor do intelecto humano com novas tecnologias. 

Com isso, deixamos uma pergunta no ar: você e seu negócio estão preparados para esse novo desenvolvimento industrial?

A relação entre homem e máquina está se estreitando nas últimas décadas, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Toda essa transformação é resultado do rápido avanço da tecnologia e da automação de máquinas, que conseguem realizar trabalhos anteriormente manuais.

Com isso, as grandes empresas — e o mercado de trabalho como um todo — precisa se adaptar às supernovas.

Denominados por muito como a “quarta revolução”, ao mesmo tempo que traz novos ares, também agrega novas dúvidas. Afinal, como será a implantação? Quais processos precisarão ser modificados? Tentaremos responder todas essas questões nesse artigo.

Para dar um contexto, de acordo com um estudo realizado pela diretoria do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp, entre 227 empresas do estado entrevistadas, 32% não sabem o que a Indústria 4.0 significa.

Quer descobrir como a sua empresa deve se preparar para receber a Indústria 4.0? Basta seguir com a leitura:

Qual o impacto do surgimento da indústria 4.0?

A indústria passa por transformações impactando métodos produtivos nos mais diversos setores. O compartilhamento de informações em tempo real, máquinas que substituem pessoas nos processos produtivos e novos softwares de gestão, são algumas das novas práticas que compõem a “A Nova Revolução Industrial”. 

A Indústria 4.0 está ganhando força e a tendência é que muitas empresas implementem novas tecnologias, buscando otimizar seus processos produtivos. Essa indústria também é a responsável por trazer para a rotina de trabalho os seguintes maquinários:
  • drones;
  • cobots (ou braços robóticos);
  • impressoras 3d;
  • sensores; e
  • automóveis autônomos.
Já em relação aos processos, as grandes novidades ficam por conta do:
  • controle de qualidade Big Data;
  • automação de processos;
  • simulação da linha de produção;
  • manutenção preventiva;
  • produção auto-organizada;
  • otimização do trabalho, manutenção e serviço; entre outros.

Como as empresas precisam se preparar para receber a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 já está gerando uma série de novos processos. Se você for um empresário e está esperando “a onda passar”, saiba que está fazendo um negócio errado. Por mais assustadora que possa parecer, é preciso abraçar os novos paradigmas que ela agregará.

Por isso, existem alguns passos primordiais para que a sua empresa faça a aderência da Indústria 4.0 sem grandes espantos, ficando, inclusive, na frente de seus concorrentes. Confira:

Estruture um projeto inicial

Para que esses novos processos e gadgets sejam implementados, é preciso que um projeto piloto seja estruturado. Ele medirá os riscos e impactos dentro da sua empresa com a chegada de tanta informação nova.

Além disso, ele também precisa medir como o acesso aos clientes será aprimorado. Com isso, ele atesta:
  • qual o custo da implementação;
  • quais processos precisarão ser modificados;
  • como os funcionários serão impactos;
  • quanto tempo levará até que toda a transição seja concluída.

Dê capacitação aos colaboradores

Não adianta nada trazer uma série de novidades tecnológicas se ninguém da empresa saberá como manuseá-las, correto? Por isso, é fundamental que cursos capacitivos sejam recorrentes dentro da sua empresa.

E não pense que apenas os funcionários precisam passar por treinamentos. Eles também são mais que válidos para os líderes, gestores e coordenadores.

Explore o Big Data

O Big Data pode ser definido como um conjunto de dados que precisam ser analisados, processados e estruturados. Ele vem para substituir sistemas tradicionais que não conseguem reter tanta informação. Seu conceito, então, é baseado em três V’s: velocidade, volume e variedade.

As empresas que retém diariamente dados importantes para a formulação dos seus produtos, precisam explorar cada vez mais o Big Data, até para armazenar com mais qualidade todas as informações.

Automatize distintos processos

A Indústria 4.0 se escora, principalmente, na tecnologia. Com isso, processos antes manuais e de difícil mensuração serão modificados. Entra então a automação de processos.

Agora, elas atuam de maneira online e inbound, necessitando de grandes sistemas, seja para armazenar dados ou até mesmo construir produtos. Um dos grandes exemplos são os cobots, braços eletrônicos que realizam procedimentos minuciosos.

Esteja aberto às novidades

É preciso abraçar as mudanças positivas que a Indústria 4.0 podem agregar. Com elas, processos e resultados serão alcançados em um menor espaço de tempo, resultando em metas alcançadas antes do esperado.

Por isso, aposte tempo e dinheiro para conhecer melhor essa nova revolução industrial, nunca deixando de lado o papel fundamental que os colaboradores podem exercer nessa transformação.

Quais os impactos da Revolução Digital na vida dos trabalhadores?

Por outro lado é preciso lembrar que todos o processos citados acima eram realizados, anteriormente, por humanos. Ao implementar automações, diversos empregos podem estar em risco, pois, além de mais baratos, os resultados são mais assertivos por não conterem “erros humanos”.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Brasília (UnB), até o ano de 2026, 54% dos cargos realizados por brasileiros com carteira assinada têm alta probabilidade de serem substituídos por robôs.

Para alguns, esses empregos não acabarão, mas precisarão passar por mudanças para agregar novas tecnologias. Se antes a capacidade manual era a mais valorizada, agora a capacidade a ser levada em conta será a intelectual.

Agora que você já sabe como a sua empresa precisa se preparar para a Indústria 4.0, que tal ficar por dentro das principais novidades para o marketing em 2020?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: