Juliano Loureiro • nov. 21, 2021

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Há mais de 10 anos existem pessoas produzindo conteúdos literários na internet, como a Aione Simões, entrevistada pelo podcast Pod Ler e Escrever. Ela começou em julho de 2011 o blog Minha Vida Literária e desde então se dedica aos canais digitais para produzir conteúdos.


Mesmo que não seja uma novidade, ainda hoje muitos querem compartilhar experiências e conhecimento na internet. Se você é uma dessas pessoas, mas não sabe por onde ou como começar, eu vou te ajudar. No texto de hoje, ajudarei você no início dessa jornada de produtor de conteúdo literário.


Preparado? Boa leitura!

Definições antes mesmo de começar a criar

Antes de criar o primeiro post para as redes sociais ou a primeira resenha em um blog, importante que você tenha em mente os seguintes pontos:

Saiba o porquê criar conteúdos

Qualquer trabalho ou atividade para ser realizada com excelência precisa de um propósito bem definido. Se você não sabe o porquê está fazendo o que está fazendo, muito provavelmente abandonará o projeto em pouco tempo.


O trabalho de produção de conteúdo para a internet é desgastante, árduo e geralmente não traz resultados imediatos. É preciso ser insistente e ter paciência. Então, antes de colocar a mão na massa, entenda as suas reais motivações e objetivos.

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Entenda qual será a linha de conteúdo a ser criado

Você falará sobre o quê? Resenhas, reviews, opiniões, conteúdos didáticos… Não existe certo ou errado, melhor ou pior, todos os assuntos do mundo literário podem ser trabalhados, mas é preciso entender muito bem qual o caminho seguir.


Entendendo qual a linha de conteúdo produzir, é mais fácil se aperfeiçoar em determinada temática, além de não parecer genérico demais ou sem foco.

Foque na originalidade

É bem verdade que é muito importante se inspirar em outros produtores de conteúdo, mas não os copie. Seja original. Grande parte dos grandes produtores de conteúdo literários são relevantes por conta da sua originalidade, carisma e forma única de tratar determinado assunto.


A famosa frase "seja você mesmo" faz bastante sentido aqui. Querer ser outra pessoa pode até funcionar no começo, todavia, rapidamente você perderá fôlego e não conseguirá manter o "personagem".

Escolha qual canal será utilizado

Fica difícil dizer quantas e quais são as redes sociais existentes. São tantas opções que ficamos facilmente perdidos. Antes que o desespero te sufoque, entenda que não é preciso estar presente em todas as redes sociais para ser relevante. Inclusive, sugiro que a rede social não seja o seu principal canal de comunicação.


Justamente por serem bastante mutáveis e instáveis, as redes sociais devem ser canais secundários na sua estratégia. Para a criação de audiência fiel, em um lugar seguro e relevante, é sugerido criar um blog e um site institucional.


O site, blog e plataformas proprietárias, não sofrem os problemas comuns de "mudança de algoritmo" como nas redes sociais. Com o passar do tempo, seus portais se tornam mais relevantes para o Google (maior sistema de busca existente) e, consequentemente, aumentam o número de visitantes.


O blog Bingo fechou o ano de 2020 com aproximadamente 30.000 visitas únicas. Em 2021, serão mais de 600.000 visitas únicas. Além do crescimento absurdo do número de visitantes, foi possível captar milhares de e-mails desses visitantes. E, com o e-mail em mãos, consigo comunicar com todos eles.


Já as redes socais não permitem uma comunicação externa. Por exemplo, quando o Instagram sai do ar, no mesmo momento perdemos todos os nossos seguidores. Portanto, não dá para confiar nas redes sociais. Elas devem servir de apoio para os seus portais proprietários.

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Crie uma rotina

A recorrência nas postagens de conteúdo é essencial. De nada adianta publicar uma vez aqui e outra ali. É preciso ter planejamento, dedicação e constância. E não espere resultados imediatos. O crescimento virá com o tempo e a sua insistência.

Estude marketing digital

Boa parte do artigo falei sobre princípios e estratégias de marketing. Afinal, para se produzir bons conteúdos literários para a internet, é preciso entender bem de marketing digital. Você não precisa ser um especialista, mas é importante ao menos entender os princípios básicos.


Caso você tenha interesse em estudar mais sobre marketing digital, faço um convite: conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, um canal para complementar os seus estudos literários. Por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!


Me diz nos comentários o que achou e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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