Juliano Loureiro • nov. 22, 2021

Compartilhe este artigo:

O Brasil é recheado de autores brilhantes, que reúnem ficções que já estão marcadas na nossa história. Grande parte delas vem com aquele “gostinho brasileiro”, apresentando regionalidade e vários aspectos da nossa cultura. Neste artigo, conheça 7 autores nacionais de ficção.


Para deixar a lista ainda mais rica, colocamos abaixo autores que pertencem à antiga geração e também à nova. Assim, você poderá ter um leque ainda maior de figuras da literatura nacional — além de aumentar a sua lista de leitura.


Vamos lá?

itamar-vieira-junior

Nasceu em Salvador, em 1979. Na adolescência, residiu no estado de Pernambuco, e mais tarde na cidade de São Luís. Começou os estudos de geografia na graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo o primeiro aluno receptor da Bolsa Milton Santos, dedicada para jovens negros de baixa renda.


Seu romance
TORTO ARADO, publicado pela Todavia em 2019, venceu o Prêmio Leya, recebeu os prêmios Oceanos e Jabuti e está sendo traduzido para uma dezena de idiomas. Itamar é o artista brasileiro de ficção mais lido em 2021.

2. Noemi Jaffe

noemi-jaffe

Doutora em literatura brasileira pela USP, dá aulas de Escrita Criativa na Casa do Saber, no curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz e mantém vários grupos particulares. Também trabalha como crítica literária para o jornal Folha de S.Paulo.


Seus livros de ficção são: “Todas as coisas pequenas” (2005), “Quando nada está acontecendo'' (2011), “O que os cegos estão sonhando? '' (2012), “A verdadeira história do alfabeto'' (2012) e “Írisz: as orquídeas” (Companhia das Letras, 2015). 


Ganhou o Prêmio Brasília de Literatura de 2014 com o livro A verdadeira história do alfabeto.

Érico Lopes Verissimo nasceu no interior do Rio Grande do Sul, no município de Cruz Alta, no dia 17 de dezembro de 1905. "Olhai os Lírio do Campo", é sua obra-prima. Foi um dos melhores romancistas brasileiros. 


Fez parte do Segundo Tempo Modernista. Recebeu o "Prêmio Machado de Assis" pelo conjunto da obra e o "Prêmio Graça Aranha" com "Caminhos Cruzados".


Posteriormente lança sua outra obra-prima, “O Tempo e o Vento'', dividida em três romances: “O Continente” (1949), O Retrato  (1951) e "Arquipélago'' (1961), abrangendo 200 anos da história rio-grandense. Trata-se de uma epopeia do Rio Grande do Sul, de grande importância para o estudo da cultura brasileira.

jorge-amado

Jorge Amado de Farias nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas, município de Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Seus pais, João Amado de Faria e Eulália Leal Amado eram fazendeiros de cacau.


Seu primeiro romance,
O País do Carnaval, publicado em 1932, narra a tentativa frustrada de um intelectual brasileiro, de formação europeia, de participar da vida política e cultural brasileira. Tendo fracassado regressou à Europa.


Jorge Amado iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista, que caracterizou o “Segundo Tempo Modernista” (1930-1945) e que retrata a vida urbana de Salvador.


Sua obra apresenta forte preocupação político-social, que denuncia, em um tom seco, lírico e participante, a miséria e a opressão do trabalhador rural e das classes populares, como é o caso de
País do Carnaval e Capitães de Areia.

4. Carla Madeira

carla-madeira

Carla Madeira nasceu em 1964 em Belo Horizonte. Começou o curso de Matemática na Universidade Federal de Minas Gerais sem concluir e graduou-se em jornalismo e publicidade na mesma instituição, onde também foi professora de redação publicitária.


Sua primeira obra publicada foi o romance
Tudo é Rio, lançado em 2014, e é resultado de um texto iniciado quatorze anos antes, a cena de uma mãe lançando um bebê contra a parede.


Carla Madeira conta que Bruno Barreto a sondou para realizar um versão cinematográfica, mas teria declinado por não ter clareza do que desejava para a obra e porque gostaria que o filme fosse filmado por uma mulher. O livro conta a história do triângulo amoroso entre uma mulher, um homem e uma prostituta.


Foi a segunda escritora mais lida do Brasil em 2021, atrás de Itamar Vieira Junior.

6. José Mauro de Vasconcelos

jose-mauro-vasconcelos

José Mauro de Vasconcelos nasceu em 1920 foi um escritor brasileiro, autor do romance juvenil "Meu Pé de Laranja Lima", obra que se tornou um clássico da literatura brasileira.


José Mauro de Vasconcelos nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, no dia 26 de fevereiro de 1920. Filho de imigrante português foi criado pelos tios, na cidade de Natal no Rio Grande do Norte.


José Mauro de Vasconcelos se aventurou junto aos irmãos Villas-Boas, em uma viagem pelos rios da região do Araguaia. O resultado foi seu livro de estreia “
Banana Brava” (1942), onde relata o mundo do garimpo da região.


Seu primeiro grande sucesso veio com “
Rosinha Minha Canoa” (1962). A obra foi utilizada no curso de Português na Sorbonne, em Paris. Nos anos seguintes escreveu “Doidão” (1963), “Coração de Vidro” (1964). 

conceicao-evaristo

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma notável professora e escritora brasileira contemporânea sendo especialmente ativa nos movimentos pela luta negra. A autora, que publica poemas, ficção e ensaios, nasceu no dia 29 de novembro de 1946 em Belo Horizonte, Minas Gerais.


Como autora, o seu percurso se iniciou durante a década de 90 tendo publicado obras dos mais variados gêneros literários: desde poesia, passando pela ficção e também pelo ensaio.


Algumas das suas obras já foram traduzidas para o francês. Em 2018 venceu o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais. Atualmente dá aulas como professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais.


Gostou de conferir a lista com 7 autores nacionais de ficção? Qual desses você já parou para ler?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: