Juliano Loureiro • mar. 15, 2020

Compartilhe este artigo:

A Organização Mundial da saúde (OMS) declarou, no dia 11/03, o novo coronavírus como pandemia! Para quem não sabe, pandemia "é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra" (Wikipédia, 2020).

Diante esta nova variação do coronavírus, que já vitimou milhares de pessoas ao redor do mundo e que já fez algumas vítimas no Brasil, resolvi falar sobre formas de prevenção da disseminação do vírus e como reagir nesse cenário de crise. Para se manter informado, me siga neste artigo!

O que é o coronavírus (COVID-19)?

De acordo com o Ministério da Saúde, o Coronavírus (COVID-19) é  "uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19)".

O que poucas pessoas sabem/sabiam (eu, inclusive) é que o nosso conhecimento sobre o coronavírus existe desde a década de 30, mais especificamente 1937. Todavia, somente em 1965 que ele seria, de fato, descrito como coronavírus. Outra informação interessante, grande parte das pessoas, ao longo de suas vidas, se infecta com os coronavírus comuns. 

Essas "variações" de corona vírus são uma causa comum de infecções respiratórias leves a moderadas de curta duração. Por fim, e não menos importante, entre os coronavírus encontra-se também o vírus causador do SARS, forma de pneumonia atípica grave.

Como prevenir do coronavírus?

Basicamente, cuidados com a higiene e restrição social são atitudes suficientes para evitar a propagação do vírus. O coronavírus tem a capacidade de propagação muito maior que outras "gripes", além do fato de muitas das vezes estarmos infectados mas sem apresentar os sintomas. Foi esse descuido (e outros diversos fatores) que faz com que os números de casos confirmados explodisse na Itália, por exemplo.

Apesar de não termos, até a publicação deste artigo, motivos para pânico, as boas práticas que citarei abaixo são muito importantes para conter o coronavírus. Vamos às dicas:
  • lavar as mãos abundantemente, inclusive entres os dedos e a parte de trás;
  • após a higienização das mãos, se possível, usar álcool em gel 70ºINPM (comumente chamado de álcool 70%);
  • higienizar superfícies (detergentes, desinfetantes e álcool podem ser utilizados), principalmente maçanetas e locais com muito contato humano;
  • ao tossir ou espirrar, utilizar o braço curvado para tampar a boca;
  • evitar coçar os olhos e levar a mão à boca. O vírus se propaga pelas mucosas e percorre o caminho até chegar nos pulmões;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal (garrafas, copos, talhares e outros objetos);
  • evitar o contato próximo (1 metro) com pessoas, principalmente aquelas do grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas pulmonares);
  • evitar aglomeração com outras pessoas em locais públicos - eventos, restaurantes, academias etc;
  • evitar o uso de transporte público. Caso seja estritamente necessário, evitar horários de pico.
São muitas observações e cuidados a serem tomados, porém, dá para sair na rua para algumas atividades, como passeio ao ar livre, prática de atividades físicas onde há pouco ou nenhum contato humano e, também sair de casa para comprar comida, remédios e outros suprimentos básicos. 

Boas práticas no ambiente de trabalho

A prática adotada por boa parte das empresas é a adoção do home-office ou a dispensa remunerada dos seus funcionários. Caso você tenha que trabalhar, e há diversos nichos que não conseguem ficar 100% de home-office ou com as atividades paralisadas, algumas dicas de prevenção, além das citadas acima são necessárias. Acompanhe abaixo:
  • Não compartilhar ferramentas de trabalho (mouse, teclado, computadores etc);
  • evitar mudar de estação de trabalho;
  • evitar reuniões presenciais, bem como confraternizações;
  • não compartilhar talheres e copos;
  • ficar atento quanto a higienização de filtros, bebedores, geladeiras e microondas;
  • evitar o contato com maçanetas e elevadores;
  • manter portas e janelas abertas para prover a maior circulação de ar possível.
Seguindo estas dicas, você conseguirá fazer do ambiente de trabalho um local mais seguro e menos propenso à propagação do coronavírus.

Os impactos do coronavírus na economia

Shows cancelados, praças e parques fechados e estabelecimentos comerciais funcionando em horários e condições especiais. Os impactos na economia local são evidentes e imediatos. 

De acordo com Fábio Bentes, da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens), o setor de serviços no Brasil é o grande carro chefe da nossa economia, representando quase 70% do PIB e responde por 72% dos empregados no país. 

Unindo as consequências do coronavírus com a grande representatividade do setor na nossa produção, podemos imaginar o tamanho do impacto na nossa economia. 

Ações para conter a crise econômica no Brasil

O Ministério da Economia anunciou no dia 16/03/20 um pacote de medidas para minimizar os impactos da crise do coronavírus. O valor é de R$ 159 bilhões de recursos para medidas econômicas no combate aos efeitos do coronavírus.

Este aporte de recurso tem como objetivo dar fôlego às empresas, principalmente às micro e pequenas e, também, pessoas de baixa renda que são MEI. Além disso, haverá aumento no repasse do bolsa família. 

O que fazer para salvar o seu negócio

Antes de tudo, não é momento para desespero. É momento para agir com inteligência e estratégia. O primeiro passo é se posicionar quanto empresa. Quais são as medidas adotadas quanto aos funcionários e entrega do seu serviço ou produto? Os clientes, fornecedores e parceiros serão afetados? 

Além do posicionamento, é importante seguir as recomendações dos órgãos competentes de saúde, como o Ministério da Saúde. Seguir essas recomendações ajuda no direcionamento quanto aos funcionários, por exemplo.

Reforce o relacionamento com o cliente

Em momentos de crise, é importante ser empático. Procure relacionar mais com o seu cliente, mostre que você está preocupado com a pandemia. Caso a sua entrega para ele seja afetada, comunique e chegue em um denominador comum com ele. 

É uma ótima situação para valorizar, ou até mesmo criar, o setor de Customer Success na sua empresa. Pautado pela proatividade e sensibilidade ao projeto do cliente, o CS deve se sobressair nestes momentos.

Oferte algo novo para o mercado

Em situações adversas aparecem as oportunidades. O que você consegue ofertar de diferente para atrair mais - ou novos - clientes? A AMBEV, uma das maiores produtoras de bebidas do mundo, passará a fabricar álcool em gel e distribuirá gratuitamente para hospitais de diversos estados. O mesmo ocorrerá com a Louis Viton, fabricante de permumes, que também fabricará e distribuirá álcool em gel para diversos estabelecimentos.

Provavelmente você não tem um negócio dessa magnitude, porém, é possível gerar um grande impacto local. Se você tem um pequeno mercado, distribua gratuitamente (ou a preço de custo), álcool em gel e produtos de higiene pessoal e limpeza. Além de ajudar diversas pessoas, também é uma ação de marketing.

Reorganize o seu negócio

Diversas empresas, corretamente, estão aplicando o home-office para todos ou maioria dos funcionários. Uma consequência é na mudança da rotina diária de uma empresa. Seja um escritório, ou um comércio local, momentos de redução de atividades podem ser aproveitados para uma possível organização interna de pessoas ou processos. 


A FRIENDS   mudou de escritório recentemente e, atualmente (18/03), apenas 20% do quadro de funcionários estão trabalhando in loco. Com o escritório vazio, está sendo possível organizar os detalhes da mudança, como estruturação da internet e recebimento de móveis e eletrodomésticos. 

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: