Juliano Loureiro • mar. 18, 2020

Compartilhe este artigo:

Você costuma escutar podcasts periodicamente ou até mesmo se interessa pelo assunto? Pois saiba que você não está sozinho - não mesmo! O consumo da mídia tem crescido exponencialmente nos últimos anos, formando uma verdadeira podosfera.


Para se ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pela Deezer, plataforma global de streaming, no final de 2019, o consumo de podcasts subiu 67% no Brasil em apenas um ano. Ou seja, de 2018 para 2019.


A média de crescimento de uso no nosso país ficou 17% acima da soma entre os três países, analisados: Alemanha, Brasil e França.


Quando falamos de idade, temos os seguintes números:

 

  • 47% dos ouvintes têm de 24 a 35 anos;
  • 25% entre 35 e 45 anos;
  • 17% mais de 45 anos; e
  • 11% jovens entre 11 a 16 anos.

 

Por ser um conteúdo midiático de fácil produção e também de fácil consumo, diariamente vemos o surgimento de novos podcasts nas plataformas digitais. Eles abordam diversos assuntos, como: política, economia, questão de gêneros, carreira empresarial e outras atualidades.


Eu mesmo estou ativo dentro dessa podosfera produzindo o BINGO! , um podcast que aborda um pouco dos assuntos tratados no livro homônimos e outros assuntos importantes, principalmente aqueles que dizem sobre a vida profissional.


Inclusive eu já escrevi um pouco sobre como podcasts podem ser produzidos. Quer dar uma conferida? Basta clicar neste link.


Mas hoje eu vim falar um pouco mais sobre a podosfera, seus conceitos e preceitos. Despertei sua curiosidade acerca do assunto? Ótimo! Continue a leitura para saber ainda mais!

O que procedeu a podosfera?

Antes de partirmos para analisar o que de fato é a podosfera, que tal descobrir um pouco mais sobre o que precedeu o termo?

A palavra podosfera vem da junção de podcast e noosfera. A noosfera pode ser entendida como "esfera do pensamento humano", com sua definição oriunda da palavra grega νους (nous, "mente").

No entanto, esse conhecimento traz a ideia de unidade, quase como se todos o conhecimento adquirido conversasse dentro de um único campo. Podemos relacionar à biosfera ou atmosfera, por exemplo.

Por isso, podemos considerar podosfera como um conceito amplo, com vários indivíduos, dentro de um único campo.

Algo semelhante que ocorreu com a podosfera, há alguns anos atrás, foi a blogosfera. Logo quando os blogs começaram a se popularizar, no final da década de 1990, o termo surgiu englobando todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social.

Além disso, uma verdadeira redes entre blogueiros foi criada, unindo conteúdos de posts ou até mesmo recomendando um o blog do outro.

Alguns outros termos surgiram no meio do caminho, como "blogtopia", "bloguespaço", "bloguiverso", "blogsilvânia" e "bloguistão".

Afinal, o que é a podosfera?

Agora que você já tem um conceito mais amplo de noosfera, creio que ficará mais fácil explicar o que é podosfera.

A podosfera, então, pode ser definida como uma noosfera composta por dois ou mais podcasts. Assim como nos blogs, os parceiros formam uma verdadeira comunidade, trocando experiências, informações e recomendações.

É muito simples, por exemplo, escutar um podcast de economia e escutar um dos falantes recomendar outro de tecnologia. E por aí vai…

Existem alguns casos de podosfera bem famosos. Um dos principais ocorreu por conta do movimento #OPodcastÉDelas, que incentiva uma maior participação de mulheres na mídia auditiva.

Como participar dos grupos?

Para participar de uma podosfera o mais fácil é entrar em uma comunidade virtual de podcast. Existem inúmeras na web, seja em formato de fórum ou blogs, por isso, eu recomendo pesquisar bem para saber quais delas se encaixa melhor com a sua proposta.

Além disso, é possível trocar recomendações com amigos seus que também possuem podcasts. Essa troca pode acontecer tanto entre pessoas físicas, quanto jurídicas, com empresas compartilhando mídias entre si.

Conclusão

A podosfera auxilia que podcasts tenham mais visibilidade dentro de um determinado ramo, com um compartilhando o conteúdo do outro, formando uma verdadeira comunidade digital.

Caso você não produza podcasts mas quer escutar aqueles que falam sobre um determinado tema, é imprescindível pesquisar por uma podosfera. Dessa forma, você terá vários conteúdos de qualidade que poderão ser escutados no seu computador ou smartphone.

Esse artigo foi útil para você? Não deixe de escutar o último podcast do Bingo, o “Aprenda com o erro dos outros”. Que tal me deixar um feedback? Comente abaixo o que achou sobre o tema abordado.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: