Juliano Loureiro • out. 01, 2020

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Você já ouviu falar em crowdfunding? O financiamento coletivo (tradução literal do termo), serve como uma verdadeira “vaquinha online”, junta várias pessoas que doam para um propósito - de cunho artístico, político e muitos outros. Por isso, é possível utilizar das plataformas para vender livros.


O crowdfunding, então, pode ser uma
alternativa perfeita para os autores e escritores independentes, aqueles que não possuem uma grande editora por trás da publicação. Ao definir uma meta de arrecadação, o sonho de ter um livro impresso pode se tornar real. 


No entanto, é fundamental recompensar quem acreditou na proposta - falaremos disso mais à frente.


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Quer saber um pouco mais o que é crowdfunding e como pode viabilizar as vendas de livros? Basta continuar com a leitura!

Primeiro, o que é crowdfunding?

O crowdfunding pode ser definido como um financiamento coletivo de algum projeto. Pode ser um projeto pessoal, cultural, social, uma empresa inteira ou um projeto de um setor.


Dependendo do projeto, o crowdfunding pode ser
uma doação ou uma forma de investimento. No primeiro caso, a pessoa doa o dinheiro com o principal objetivo de ver o projeto virar realidade. No segundo, o objetivo é financiar um projeto e receber o dinheiro de volta com um rendimento.


Por meio dos sites, indivíduos escolhem apoiar um projeto, seja por se identificarem com a proposta, seja pelas recompensas — simples ou financeiras. Enquanto aos portais, os mais utilizados são:



Quem gostar da ideia aporta um valor ali. Quando o prazo terminar, a campanha se encerra. Nesse momento, ocorre uma das três opções abaixo:



  • se a campanha for do tipo “tudo ou nada” e a meta não tiver sido atingida, quem colocou dinheiro vai recebê-lo de volta e tudo acaba aí;
  • se a campanha for “tudo ou nada” e a meta tiver sido batida, ótimo — o dono do projeto recebe o dinheiro e está tudo certo;
  • se a campanha for “flex”, o dono do projeto vai receber o dinheiro tendo ou não atingido a meta.


É oferecida uma recompensa a quem doou recursos, que pode variar de acordo com o valor aportado. Em outras, a única recompensa para o doador é a satisfação de ver aquilo se concretizar. É o caso, por exemplo, de alguém que levanta recursos para fazer um tratamento de saúde. Nesse caso, o doador quer apenas que o tratamento seja feito e que a pessoa se cure.


Já quando falamos em modalidades, podemos elencar as seguintes:

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Doação

Conhecida por ser sem recompensa, a campanha por doação é realizada, na maioria das vezes, por instituições de caridade e outros grupos que são apoiadores de causas assistencialistas.

Recompensa

Este é o formato mais comum do crowdfunding. Nele os criadores oferecem alguma recompensa a quem doa.

Equity crowdfunding

Neste, o dinheiro é investido com o objetivo de obtenção de lucro. Dessa forma, os contribuintes são vistos como investidores. Método muito utilizado, principalmente, em Startups.

Debt crowdfunding

No Debt Crowdfunding, após um período, o valor da doação é devolvido à quem doou, com adição de juros. Por isso, ele é visto como um formato de “empréstimo”.

Como utilizar o crowdfunding para vender livros?

Após entender como o crowdfunding ocorre, de fato, é fato entender que a ação pode ser benéfica para escritores independentes de duas formas:


  • para custear a produção dos livros (principalmente aqueles que necessitam de locomoção para sua realização);
  • e para custear a distribuição da obra.


No primeiro caso,
o autor/escritor independente ainda não está com a sua obra finalizada, mas precisa de ajuda coletiva para terminá-la. Como pontuado, essa ajuda financeira pode ser revestida em viagens para pesquisas ou até mesmo compra de materiais para a escrita em si (como notebooks e outras obras literárias).


Já no segundo caso,
a obra já está finalizada e pronta para ser lida. No entanto, sabemos o quanto imprimir e distribuir os livros até as casas dos leitores pode ser caro. Assim, o crowdfunding pode oferecer uma ajudinha.


No casos mais usuais,
é preciso chegar até uma certa quantia para que uma quantidade pré-estabelecida de livros sejam impressos. Isso ocorre para que o autor não tenha que custear esses valores do próprio bolso, o que seria inviável em muitos casos - principalmente quando falamos dos independentes.


Em ambas as finalidades pontuadas acima, é indispensável dar uma recompensa para quem acreditou no projeto. Elas podem acontecer de diversas formas e variam de acordo com a quantidade de dinheiro doado.


Por exemplo: em quantias menores, é possível oferecer apenas o livro; para quantias médias, um livro + broche; para quantias mais altas, um livro + broche + camiseta. Essas recompensas são estipuladas pelos próprios escritores, no site escolhido para a realização da vaquinha virtual.

Quais as vantagens de vender livros pelo crowdfunding?

Existem diversas vantagens em vender os seus livros por meio de uma plataforma crowdfunding. As principais são:



  • conseguir juntar um bom investimento antes mesmo da publicação da obra;
  • não precisar de uma grande editora para repassar o valor obtido;
  • a “vaquinha” pode ser utilizada para várias ações, desde impressão e publicidade do livro;
  • é possível ter 100% de liberdade criativa;
  • com a publicação em um crowdfunding, você ganhará pessoas interessadas em adquirir seu livro;
  • o projeto final só precisará ser aprovado pelos fãs.


O mais importante é:
deixar claro para os doadores que o dinheiro juntado será revertido 100% para a realização e publicação da obra. Assim, criar campanhas mirabolantes, que não entregarão de fato o produto, pode sujar a fama do escritor independente. Ou seja, nada de aplicar golpes.


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Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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