Juliano Loureiro • mar. 30, 2021

Compartilhe este artigo:

Desafios do escritor, você sabe quais são os principais? No mundo atual, esse profissional precisa se preocupar com a qualidade da sua obra e também nas formas de publicação. Ou seja, não é uma tarefa nada fácil.


O ponto positivo é que existem diversas maneiras de driblar as dificuldades e lançar um livro com êxito. Para tanto, é necessário persistência e dedicação.


Quer conhecer os maiores desafios do escritor? Pois eu separei os 9 que se destacam. Vamos conhecer?

1. Organização de tempo

Muitos autores e escritores possuem dificuldade de organizar o tempo na agenda, principalmente pelo fato de muitos não terem essa profissão como exclusiva. Dessa forma, é preciso balancear entre os deveres da vida rotineira e a paixão por escrever.


Para superar esse problema é necessária uma
organização pragmática, que pode incluir post-its, baixar aplicativos que digam quais são as demandas restantes ou até mesmo marcar na sua agenda virtual ou física 1 hora (no mínimo) por dia para se dedicar à escrita.

2. Bloqueio de ideias

Esse é um desafio que acontece com vários escritores, inclusive aqueles renomados. Caso esteja acontecendo com você, não se preocupe, é completamente normal!


Como a escrita exige uma
demanda criativa muito grande, em algum momento o nosso cérebro cansa e precisa de uma pausa. Quando isso ocorrer, respeite os sinais que seu corpo está sinalizando.


Tenha uma boa noite de sono e se alimente bem. Logo depois, leia referência e outras mídias audiovisuais que podem influenciar a sua criatividade e a obra que está fazendo.

3. Por onde começar um livro

Você, escritor, já se fez a pergunta acima? Eu já adianto que não existe uma resposta exata, como em uma receita de bolo. Muitas pessoas que possuem a escrita como profissão gostam de elencar pontos que precisam estar na narrativa, assim, saber como começar é mais fácil.


Apesar de existir uma regra, há boas práticas. Antes mesmo de escrever a primeira linha do seu livro, é importante fazer a
estruturação dele. Fazendo isso, você consegue organizar suas ideias, planejar a escrita e diminuirá as dúvidas de qual caminho seguir com a história.

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-escrever-livro

4. Como ter foco total

No mundo atual, conseguimos nos distrair muito fácil. Basta uma notificação no celular aparecer para que a nossa concentração mude drasticamente. E isso atrapalha - e muito - o processo de escrita.


Para que o foco seja 100%
é preciso se programar no momento da escrita. O que envolve:


  • desligar todos os gadgets ao redor que são desnecessários;
  • avisar quem está próximo para não incomodar;
  • escolher um local tranquilo e silencioso;
  • se programar para tudo o que precisar durante o processo esteja ao seu redor (como água, cadernos, canetas, etc).


Para muitos, fazer atividades como Yoga e meditação também pode auxiliar!

5. Ter certeza que a escrita está boa

Ter a certeza que a escrita está boa é muito difícil, principalmente quando somos autocríticos. Mas existem formas práticas de saber se dois pontos essenciais estão sendo cumpridos, como:


  • português exemplar (quando precisa seguir às normas padrão);
  • e uma narrativa condizente com a proposta do livro.


Para o primeiro ponto, pode ser necessário a contratação do
profissional revisor, que dirá quais são as falhas do português e também como a mudança de uma sentença pode deixar toda a história ainda mais clara e fácil de absorver.


Já o segundo, existem algumas dicas, como
ler para uma pessoa que não esteve envolvida durante a produção do texto que está pronto até aquele momento. Caso a resposta seja parecida com a proposta do texto, então você está no caminho correto!

6. Garantir que a ideia central foi passada

Complementando a dica anterior, não adianta florear seu texto com passagens pouco explicativas se o seu leitor não entender a proposta final. Esse insight serve para aqueles escritores que decidem seguir uma linha narrativa linear, que segue os moldes hollywoodianos, com começo, meio e fim.


Se você, escritor, se encaixa nesse padrão, tenha a certeza que, ao terminar o texto, será compreensível e também acessível ao seu público-alvo.

7. Como publicar um livro

Agora que você já terminou o seu livro, como fazer com que as palavras ganhem vida mudo afora?


Aposto que a sua primeira resposta será:
procurar uma editora. De fato, elas podem ajudar e muito na publicação e distribuição do seu livro, fazendo com que profissionais competentes revisem e façam um planejamento visual.


Mas essa não é a única forma. Graças à internet, o seu livro pode ser publicado sem grandes burocracia e de forma 100% gratuita pelos
milhares de portais e clubes de leitura online. Esses espaços estão se tornando estratégicos para lançar no mercado novos escritores de sucesso..

8. Como vender de fato

Bom, mas seria bem legal ganhar uma verba com a publicação. Correto? E existem maneiras práticas para isso se tornar realidade. Como é o caso da Amazon (a maior biblioteca virtual do mundo) que disponibiliza a sua plataforma para escritores publicarem suas obras, de maneira facilitada.


Você também consegue publicá-las por meio de vaquinhas online, como é o caso do Catarse. Os escritores estipulam um valor e, em troca, oferecem recompensas para quem apostou na obra.


Porém, para conquistar uma legião de leitores que poderão ser compradores do seu livro, é preciso apostar no marketing, tema do próximo tópico.

9. Fazer a publicidade do livro

Se você quer fazer com que a sua obra ganhe cada vez mais admiradores é imprescindível fazer uma boa publicidade. E não é necessário gastar milhões de reais ou contratar as maiores agências do Brasil.


O primeiro passo é conhecer o seu público e saber
quais canais de comunicação utilizam. Após a primeira etapa, é preciso aplicar boas estratégias de Marketing Digital, que farão com que o seu livro ganhe destaque nas redes sociais, como WhatsApp e Instagram.


Algumas boas dicas são:


  • lance newsletters especializadas e temáticas;
  • crie um blog literário com produção de textos recorrentes para seus leitores;
  • aposte em mídia paga (compra de anúncios), caso tenha um budget.


Ao final, você terá uma afinidade maior com o público-alvo. Esse, em troca, esperará ansioso pelos seus próximos lançamentos.


Gostou de conferir um pouco mais sobre os desafios do escritor? Se identificou com alguns? Aproveite a visita e
Baixe agora mesmo o e-book “Quero escrever um livro, e agora?”

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: