Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 2 de agosto de 2021

Compartilhe este artigo:

Gatilhos mentais são ferramentas de convencimento e transformação, associadas a emoções e sentimentos presentes na cognição de todo indivíduo. Assim, são aplicados em produtos de entretenimento, na publicidade e também podem ser usados como estratégia para atrair novos leitores para o seu livro.

 

O caminho mais curto para a tomada de decisão é inconsciente e fundamentada por aspectos emocionais. É a conexão emocional gerada com seu leitor que faz com que ele escolha você dentre outros autores.

Como acontece um gatilho mental?

Algumas decisões que tomamos no dia a dia são básicas e não consomem tanto esforço do cérebro, uma vez que já foram condicionadas e “automatizadas”.

 

Para isso, existe um sistema construído pelo sistema nervoso que estimula e valida nossas escolhas de acordo com padrões estabelecidos. E isso, chamamos de gatilhos mentais! Eles nos ajudam a economizar energia em pequenas decisões, evitando cansaço e desgaste mental.

 

Os gatilhos mentais estão presentes em condicionamentos, sobretudo, em nossa rotina, como no hábito de dirigir, pentear o cabelo, olhar para os lados antes de atravessar a rua.


Aquelas ações que julgamos fazer “sem pensar” são, na realidade, conexões que o cérebro faz com experiências vividas e aprendidas e uma vez que a mente capta informações do ambiente ela dá o comando, para que o corpo aja de acordo com o que foi condicionado e transformado em um hábito, principalmente quando envolvem aspectos de sobrevivência biológica, física e social.

 

Acontece que o cérebro estabelece outras conexões, de acordo com reforço e estímulos externos, gerando hábitos que nem sempre estão correlacionados com sobrevivência.


Assim como o cachorro sabe e deseja passear quando vê o seu dono com uma coleira na mão, nós também fazemos correlações diretas entre informações e desejos despertados.

Mas, quais são os gatilhos mentais que podem acontecer na venda de um livro?

Para entender melhor quais são e como funcionam os gatilhos mentais, elencamos os 3 principais. Veja quais são:

1) Escassez

Você com certeza já ouviu o famoso ditado: “é preciso perder para dar valor”. É nesta lógica que o gatilho mental da escassez trabalha.

 

Ele gera o medo de perder a oportunidade de compra no consumidor. Um grande case de sucesso é a Amazon frequentemente utiliza a técnica, colocando na descrição de seus produtos a seguinte mensagem: “apenas 1 produto em estoque”.

 

No momento em que o cliente se encontra em cima do muro, a informação de que ele pode não conseguir adquirir o produto posteriormente o estimula a efetuar a compra.

2) Urgência

O gatilho da urgência está relacionado ao tempo, o acesso ao livro com um determinado desconto, por exemplo, para ser adquirido pelo leitor. Este gatilho gera uma sensação de que se o leitor não comprar, ele se arrependerá e ficará sem o produto.

3) Reciprocidade

A reciprocidade é o gatilho mais nobre entre todos os outros. Ele é o pilar do Marketing de Conteúdo e está ligado ao sentimento de afeto gerado por meio de um presente gratuito.

 

Pode ser uma amostra grátis, um e-book, ou um desconto. Este gatilho torna positiva a relação entre o escritor e o leitor, fazendo com que ele se sinta especial. A sensação de ganhar um presente é tão boa que o leitor sente necessidade de retribuir a gentileza. Como ele pode retribuir? Comprando!

 

Estes foram apenas 3 dos diversos gatilhos presentes nas estratégias de comunicação e venda de um livro. Me diz, você trabalha alguns desses gatilhos na comunicação com o seu leitor? Deixe aqui seu comentário e até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG