Juliano Loureiro • jan. 27, 2021

Compartilhe este artigo:

Você com toda a certeza assiste ou já assistiu algum programa da maior emissora de TV do Brasil — e da terceira maior do mundo. Acertei? Bom, eu ainda não introduzi o seu nome no artigo, mas posso afirmar que pensou na do plim plim. No entanto, você sabia que ela também aposta na literatura por meio da Globo Livros


Subsidiária da
Editora Globo (fundada em 1986 por Roberto Marinho), essa repartição é especializada na publicação e distribuição de obras literárias pertencentes a vários gêneros, além de trazer para o Brasil alguns livros clássicos reconhecidos mundialmente.


Uma grande curiosidade é que
a editora tem em seu catálogo alguns dos artistas globais mais prestigiados, como é o caso de Xuxa, que publicou em 2020 o livro infantil “Betinho”. Na obra, a criança e personagem central possui 2 mães, demonstrando como relacionamento homoafetivo é rodeado de amor.


Mas, se você veio neste artigo procurando os os principais autores e obras listados no catálogo da Globo Livros, basta continuar a leitura para conferir tudo. Depois, retorne ao artigo e me conta se você já leu ou pretende ler alguns dos elencados:

Quais são os principais autores?

Confira inicialmente alguns dos autores de nome que figuram na lista do catálogo da Editora Globo:

Agatha Christie

A Editora Globo é uma das responsáveis pelas publicações da Agatha Christie no Brasil. Inclusive está relançando algumas edições de suas obras que viraram centenárias — mas ainda são extremamente atuais.


A escritora nasceu em 1980, na cidade de Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra e responsável por criar o "Hercule Poirot", um detetive belga que aparece em 33 de suas obras e tornou-se um dos mais célebres da ficção policial.


Agatha foi a maior escritora policial de todos os tempos.
Escreveu 93 livros e 17 peças teatrais. 


O citado Hercule Poirot se tornou o protagonista de uma série de outros livros, mas foi em 1926 que ela conseguiu chamar a atenção do público com o livro, “O Assassinato de Roger Ackroyd”, pois, algum tempo depois do lançamento ela desapareceu misteriosamente.

Monteiro Lobato

Mesmo que você não tenha lido nenhuma obra do José Bento Monteiro Lobato, tenho certeza que ele está no seu imaginário, independente da sua idade. Afinal ele é o responsável pela criação do “Sítio do Pica Pau Amarelo”.


Nascido em Taubaté em 1882, tornou-se um importante e reconhecido escritor, jornalista, tradutor, editor e empresário. Apesar do Sítio ser a sua obra mais emblemática, o seu primeiro sucesso foi “A menina do narizinho arrebitado”, que deu vida à personagem Narizinho,


Somente na Editora Globo, possui mais de 60 obras publicadas, que variam do
gênero infantil ao adulto. A sua morte ocorreu em 4 de julho de 1948, com 66 anos, em São Paulo.

Ziraldo Alves Pinto

Outro autor que está no imaginário de todos e deve ser mencionado. Afinal, quem nunca se divertiu com as aventuras do “Menino Maluquinho”?


Conhecido apenas como Ziraldo, o artista gráfico, humorista, escritor de livros infantis, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo, jornalista e bacharel em Direito
(ufa!). Possui mais de 40 obras publicadas pela Globo Livros.


Mineiro da cidade de Caratinga, nasceu em 24 de outubro de 1932. Mas suas publicações foram além. Como é o caso de algumas publicações internacionais presentes nas revistas "Private Eye" da Inglaterra, "Plexus" da França e "Mad", dos Estados Unidos.


Desde o ano de 2000 participa da "Oficina do Texto", maior iniciativa de coautoria de livros do Mundo, criada por Samuel Ferrari Lago, então diretor do Portal Educacional.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Quais são as principais obras?

Agora, veja quais são as obras de destaque publicadas pela Globo Livros:

1984 (George Orwell)

Quando foi publicada em 1949, essa assustadora distopia datada de forma arbitrária num futuro perigosamente próximo logo experimentaria um imenso sucesso de público. 


Seus principais ingredientes - um homem sozinho desafiando uma tremenda ditadura; sexo furtivo e libertador; horrores letais - atraíram leitores de todas as idades, à esquerda e à direita do espectro político, com maior ou menor grau de instrução.


Afinal, quem não conhece hoje em dia "ministérios da defesa" dedicados a promover ataques bélicos a outros países, da mesma forma que, no livro de Orwell, o "Ministério do Amor" é o local onde Winston será submetido às mais bárbaras torturas nas mãos de seu suposto amigo O'Brien. 


Muitos leram 1984 como uma crítica devastadora aos belicosos totalitarismos nazifascistas da Europa, de cujos terríveis crimes o mundo ainda tentava se recuperar quando o livro foi lançado.

A Doçura do Mundo (Thrity Umrigar)

Após perder seu marido, Tehmina sethna está emocionalmente fragilizada. Por isso, ela decide aceitar o convite de seu filho, Sorab, para passar um tempo com ele em Ohio, nos Estados Unidos. 


Lá, Sorab, um homem de 38 anos que fugira da índia para mudar de vida, se casou com Susan. Os dois tiveram um filho, Cavas, e vivem uma vida perfeita ao estilo americano. O que parecia ser um recomeço, porém, deixa Tehmina numa situação delicada. 


Sem conseguir se adaptar à cultura ocidental, Tehmina sofre com a rejeição de sua nora e se sente sozinha no mundo, mesmo quando Sorab a convida para morar com ele. Ela tem que escolher entre a nova vida e o retorno à cidade de Bombaim, que cada vez mais lhe desperta saudades.

Admirável Mundo Novo (Audous Huxley)

Escrito em 1932, o romance antecipa desenvolvimentos em tecnologia reprodutiva, hipnopedia, manipulação psicológica e condicionamento clássico, que se combinam para mudar profundamente a sociedade. Lembrando que sua narrativa acontece na Londres de 2540.


O autor mostra durante as páginas uma sociedade inteiramente organizada segundo princípios científicos, na qual a mera menção das antiquadas palavras “pai” e “mãe” produzem repugnância. 


Um mundo de pessoas programadas em laboratório, e adestradas para cumprir seu papel numa sociedade de castas biologicamente definidas já no nascimento. Um mundo no qual a literatura, a música e o cinema só têm a função de solidificar o espírito de conformismo. Vale a leitura!


Gostou de conferir os principais livros e autores disponíveis no catálogo da Globo Livros? Então não deixe de conferir o meu romance
“Lucas”. Clique aqui para conhecer a narrativa e também como ajudar na publicação do livro.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: