Você já pensou em um lugar especial para discutir e debater livros? Para falar abertamente sobre novas obras, discutir assuntos e também conhecer novos leitores? Pois bem, o
Goodreads
é exatamente esse local. Neste artigo, falarei um pouco mais sobre o assunto.
A plataforma, que foi lançada lá em 2006 por por Otis Chandler, engenheiro de software e empresário, e Elizabeth Chandler já possui mais de
25 milhões de fãs. Esse número impressionante demonstra que a paixão pela leitura está longe de acabar.
Para se ter uma ideia, já em dezembro de 2007 (um ano após seu lançamento) o Goodreads continha mais de 650 mil membros. De lá para cá, esse número aumentou exponencialmente, principalmente após a compra por parte do maior e-commerce do mundo, a
Amazon — falarei melhor mais à frente.
Se você quer ter ainda mais informações sobre Goodreads, basta continuar a leitura! Essa é mais uma plataforma apresentada pelo
BINGO que envolve o mundo da literatura. No nosso blog, também já apresentamos a
Winnieteca e
Skoob (não deixe de conferir). Sem mais delongas, vamos lá?
O que é Goodreads e qual a sua funcionalidade?
Goodreads pode ser definida como
uma plataforma na qual os usuários têm a possibilidade de adicionar livros a suas estantes pessoais, avaliar e rever livros, ver o que seus amigos e autores estão lendo.
Além de participar de fóruns de discussão e grupos sobre uma variedade de tópicos e obter sugestões para futuras escolhas de leitura com base em seus livros.
Ela é 100% gratuita. Para logar, basta criar um login e senha. É possível entrar também por meio do login de outras redes sociais, como Facebook, Pinterest e Twitter.
A sua história, como citado, teve início lá em 2006. A ideia do casal Chandler era fazer um
“Facebook dos livros”, do qual você encontraria novas recomendações de leitura por meio dos seus amigos.
O primeiro "boom" ocorreu no início de 2007, quando a blogosfera começou a descobrir o site. Logo após, a imprensa britânica o destacou como algo revolucionário para os amantes de livros.
Em uma entrevista de retrospectiva, Otis Chandler relatou ao
The Atlantic um pouco da sua concepção inicial e como as coisas foram sendo moldadas:
“Lançamos o site pensando que seria uma boa maneira de encontrar livros por meio de seus amigos . Não antecipamos totalmente a força das comunidades que surgiram, onde as pessoas faziam amizade não apenas com pessoas que conheciam na vida real, mas também com pessoas que haviam conhecido no local.
E eles estavam escrevendo resenhas. As críticas são de longe a coisa mais incrível do Goodreads; algumas pessoas estão apenas escrevendo resenhas incríveis, comoventes, profundas e engraçadas de livros e compartilhando-as com a comunidade em geral.”
Como ocorreu a venda para a Amazon?
A grande fama do Goodreads chegou mesmo quando a Amazon decidiu comprar o site em 28 de março de 2013. O valor da compra não foi divulgado, mas estima-se que seja bastante salgado.
Afinal, em 2012 já continha mais de o site relatou
10 milhões de membros, 20 milhões de visitas mensais e 30 funcionários. Lembrando que a sua sede fica situada em São Francisco, onde está o maior escritório da Amazon.
Logo após o anúncio, mais de 10 milhões de usuários ingressaram apenas no primeiro ano. Para deixar a experiência ainda mais personalizada, foi adicionada a integração do Kindle Cloud Reader e Audible, ambos produtos oferecidos e comercializados pela Amazon.
Além disso, o Goodreads passou a disponibilizar questionários e trivialidades, citações, listas de livros e brindes gratuitos.
Ainda durante a entrevista, Otis relatou:
“A ideia de colocar a maior plataforma de e-reading do mundo junto com a maior plataforma social do mundo simplesmente fez sentido em muitos níveis, tanto para nós quanto para o pessoal do Kindle. Estamos no início do que espero ser dezenas de anos de esforços.”
Quais são as maiores vantagens do Goodreads?
Abaixo, elenco algumas vantagens interessantes do site. Confira:
- a possibilidade de personalizar a sua jornada de leitura por meio de tags;
- a possibilidade quase infinita de compartilhar e conhecer novos livros;
- formar uma rede de networking entre os leitores;
- receber notícias exclusivas do mundo da leitura;
- a ampla possibilidade de resenhar livros;
- e muito mais!
Para somar, o Goodreads tem uma seção para lançamentos, mas ela é separada por gênero literário. Se você lê em inglês e português, é vantagem ficar de olho nas duas, senão talvez o Skoob seja mais negócio nesse quesito.
É possível publicar um livro no Goodreads?
Sim! O Goodreads permite que novos escritores — ou até mesmo consagrados — tenham a oportunidade de expor seus trabalhos na plataforma. Existe uma seção exclusiva para publicar textos, o que facilita no momento de realizar todo o trâmite.
E existem exemplos de grande sucesso que nasceram na plataforma. Um deles é o livro “50 tons de cinza”, da escritora E. L. James. A saga, que já vendeu mais de 100 milhões de cópias mundialmente, teve seus primeiros capítulos publicados no Goodreads.
Existem outros escritores
best-sellers que divulgam suas obras na plataforma, como:
James Patterson (“Na Teia da Aranha”, “Deadly Cross”, “O Beijo da Morte”) e
Margaret Atwood (“O Conto da Aia”, “Vulgo Grace”, “Oryx e Crake”).
Gostou de conferir um pouco mais sobre a plataforma? Lembrando que se você é apaixonado pela leitura e escrita, esse pode ser o local exato para se aventurar e conhecer pessoas que compartilham do mesmo gosto, ao redor do mundo.
Agora, se você possui algum texto a ser publicado, experimente publicar por lá. Pode ser um bom pontapé para a sua promissora carreira.
O Goodreads a cada dia recebe novos usuários, você pode somar à plataforma sem medo. Ao final desse artigo, consegui resolver todas as suas dúvidas?Então não deixe de conferir o meu romance
“Lucas: a Esperança do Último”.
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