Juliano Loureiro • jan. 19, 2023

Compartilhe este artigo:

A literatura tem uma importância que vai muito além da grade curricular dos estudantes, até mesmo porque a sua relevância abrange até as crianças, bem antes de as notas e boletins serem parâmetros de uma evolução, em pelo menos uma das esferas da nossa vida.


A literatura é importante para crianças e adolescentes porque mostra o mundo e dá perspectivas para encará-lo e ensina a interpretá-lo.


A literatura é muito mais que o ato de ler e isso, nas primeiras fases da vida é fundamental para nos tornarmos adultos conscientes e com discernimento.


É muito importante recordar os
gêneros literários que “nos acompanharam” nessas fases, a literatura infantil e a infantojuvenil. A gente foca tanto nos opostos, não é mesmo? Naquela fase de alfabetização e as leituras do ensino médio e ‘adultas’, e muitas vezes esquecemos do meio do caminho.


Neste texto, passarei pelas três fases e mostrar
como a leitura e a literatura se fazem presente e importante em cada uma delas. Vamos lá?


Boa leitura!

Por que a leitura é importante na infância

Há quem ainda não compreenda o que seja a leitura infantil, quem ache que a criança só lê quando aprende as letras e a formar palavras. Um engano até compreensível, mas que estamos aqui para desmistificar.


A literatura infantil começa desde quando ela escuta suas primeiras historinhas, contadas pelos pais, onde a criança vai ali, criando um mundinho de imaginações conforme vai ouvindo a narrativa do adulto.


E aí vem o contato com os livrinhos, aqueles mesmo só com figuras coloridas, traços grossos, mas o bastante para ativar a criatividade dos pequenos. Você já teve a oportunidade de ouvir as criações que elas conseguem fazer só vendo aquelas páginas coloridas. Inventam mundos e heróis.


Com o passar do tempo, as letras, as palavras vão começar a fazer sentido, a criança está sendo alfabetizada. O texto, propriamente escrito, vai ajudá-la na criação da sua história, vai floreando o imaginário.


Com quanto mais livro a criança tiver contato, maior será o seu repertório criativo, seja para criar personagens, situações e absorver novas palavras e conceitos.


Tão importante quanto o contato com livros é o estímulo para a leitura. E nem preciso dizer que isso
não é exclusividade da escola. Pais e familiares também são responsáveis diretos pelo hábito da leitura.


Para complementar toda essa conversa sobre a importância da literatura infantil, convido para a leitura do artigo:
Saiba qual a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Qual a importância da literatura infantojuvenil

Algumas pessoas podem afirmar que a importância da literatura será sempre a mesma, independente da fase da vida. O que é verdade, porém falar que a literatura estimulará a criatividade, aumentar vocabulário e outros benefícios fica meio vago.


De nada adianta ter os benefícios se não souber como utilizá-los, certo? E como conciliar as particularidades da faixa etária com a leitura? E, agora, falaremos de uma fase um pouquinho mais “complicada” para os pais. 


Afinal, a sua criança já não é um bebê, ela já começa a demonstrar suas vontades e interesses. Ela cresce e já está chegando ao final do ensino fundamental, vem aí o ensino médio e com ele todo aquele universo da “rebeldia” adolescente. 


Como a literatura infantojuvenil pode ajudar as crianças, já não tão novas e pré-adolescentes?


Com relação à fase escolar, a criança que já está sendo alfabetizada, precisa trabalhar a concentração. Isso vai ajudá-la futuramente a reter informações e organizar os pensamentos. Então, os livros, novamente, são estímulos ao aprendizado de vocabulários, o que, gradativamente, aumenta a criatividade.


A literatura infantojuvenil, além de ajudar no trabalho do foco, estimulará a interpretação de texto. Lembra que quando mais nova, a criança era livre para criar suas histórias através das figuras? Agora, de certa maneira, o texto escrito “limita” algumas criações, mas fortalece a interpretação.


Quanto mais a criança lê, retomando o que já foi dito, maior o seu vocabulário, ou seja, maior também a sua capacidade de comunicação. Por isso, outro aspecto importante da literatura infantojuvenil é trazer os mais diversos gêneros textuais, para que o leque de palavras, de construções textuais seja o mais estimulante possível.


E vale ressaltar que nesta fase, além de aprender a ler, a criança também aprende a escrever e a gente já tá cansado de saber que bons escritores são sempre bons leitores.

cta-juliano
cta-juliano

A importância da leitura na adolescência

Ah os jovens….


É difícil convencê-los de algo que eles não queiram, não é mesmo? Você também foi um jovem rebelde?


Uma coisa sobre a literatura na adolescência que todo mundo sabe é que ela não pode ser por obrigação, sabemos que os jovens gostam de ter as decisões das suas vidas nas mãos, mesmo nesses aspectos e a gente sabe que virão muitas escolhas “erradas”.


O adolescente está com a vida “cheia” com os afazeres da escola, com as suas preocupações com relação aos amigos, relacionamentos e todas as novidades do mundo que descobrem nessa fase. Então, por que não apresentar a literatura como válvula de escape?


Alguns gêneros podem acalmar os ânimos, ajudá-lo a se desligar do mundo e viajar por outros. Mas a literatura também pode ser diversão, os gibis podem voltar através das HQs, a cultura oriental pode ficar mais próxima com os mangás. Se o jovem gosta de novidades e estar sempre à frente dos outros, que tal os livros que serão filmes e séries?


Você pode estar pensando que a literatura na adolescência tem um viés mais para entretenimento, se for considerar o que eu disse até agora. Mas não, sabemos que é nessa fase que a leitura pode encontrar mais resistência, devido às cobranças acadêmicas.


É na adolescência que os alunos estudam literatura, obrigados a ler livros que não escolheram para prestar vestibular. Mas, essas “chatices” para alguns, ainda desenvolvem o vocabulário do leitor, atiçam a criatividade, formam leitores críticos. Os benefícios que já disse que nunca irão cessar.


A vantagem do jovem está exatamente na sua capacidade de escolha, ele está apto a escolher não só o gênero que lhe agrade com também o formato do livro. Se o problema dos jovens de antigamente era o livro físico, os adolescentes de hoje têm os e-books, ou seja, dá para ler sem se desgrudar de uma tela que eles tanto gostam.


Por fim, a gente percebe que os benefícios da literatura para crianças e adolescentes são os mesmos. E se mantém até a terceira idade, afinal, ler é adquirir conhecimento, e conhecimento não ocupa espaço.


Cabe a estimularmos crianças, pré-adolescentes e jovens a usufruir desses benefícios, porque não há o mínimo de dúvida que todos só tem a ganhar.

Dicas sobre literatura lá no YouTube

Ei! Antes de você ir, eu quero compartilhar mais algumas dicas sobre literatura e tudo que envolve o mundo literário, mas é tudo mesmo. E para que você possa relaxar um pouco e não precisar ler nada, essas dicas estão lá no YouTube.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre tudo que envolve literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: