Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 22 de março de 2021

Compartilhe este artigo:

Júlio Verne é conhecido como o “pai da ficção científica”, sendo reconhecido por muitos como o primeiro autor a explorar o gênero. Você já chegou a ler algumas de suas obras? Um fato interessante sobre Verne é a sua capacidade de prever o futuro — mas sobre esse ponto falaremos mais à frente.


Jules Gabriel Verne
nasceu em Nantes, localizado na França, no ano de 1828. Sua vida foi conturbada desde a infância. Uma das suas histórias pessoais tem início nos seus 11 anos, e envolve uma paixão platônica.


Apaixonado por uma prima, mesmo tão novo, preparou um plano para viajar até à Índia e adquirir um colar de coral para presenteá-la. A aventura foi interrompida quando seu pai descobriu tudo. O resultado foram palmadas e a perda da paixão.


Mas o que realmente importa nesse texto é o seu
legado literário. Vernes é reconhecido pelas suas histórias aventurescas e bem tecnológicas, prevendo alguns artefatos que seriam inventados décadas mais tarde.


Quer conhecer um pouco mais dos seus livros e também entender porque ele é o inventor do futuro? Então você está no lugar correto! Continue a leitura para descobrir ainda mais!

A carreira literária de Júlio Verne

A primeira publicação de Júlio Verne foi o livro “Amizades Partidas”, datada de 1850. Apesar da obra já chamar atenção da crítica, não foi um sucesso comercial e muito menos rentável. O que foi prejudicial para o escritor, visto que na época tinha sido deserdado pelo seu pai.


A sua vida começou a mudar quando o livro
“Cinco Semanas em Um Balão” foi lançado em 1863. O best-seller teve um enorme destaque por conter uma histórica dinâmica, com altas reviravoltas e muita fantasia. Algo ainda pouco explorado pelos escritores na época que focavam no realismo.


Com o êxito, Verne começou a publicar livros a cada um ano, todos muito bem sucedidos. O próximo, por exemplo, seria
“Viagem ao Centro da Terra”, de 1864. 


No entanto, o seu maior sucesso veio em 1873, com a publicação da obra
“A Volta ao Mundo em Oitenta Dias”. O livro foi considerado revolucionário na época, e nos dias atuais ainda inspira peças de teatro e adaptações para o cinema.


O personagem de maior destaque nas aventuras de Verne é o
Capitão Nemo, o comandante do submarino Náutilus, que aparece em dois livros: “Vinte Mil Léguas Submarinas” e em “A Ilha Misteriosa”.

O inventor do futuro

julio-verne

Tenho certeza que você ficou curioso para entender porque Júlio Verne é o “inventor do futuro”. 


Bom, além de ser
o primeiro a flertar com a ficção científica, Verne trouxe nas suas obras alguns equipamentos que ainda não existiam, como é o fato da televisão, o helicóptero, o cinema falado, a vitrola, o gravador, as esteiras rolantes, o ar-condicionado, o avião, viagens espaciais e muitos outros.


A obra “Da Terra à Lua” foi, inclusive, a responsável pela adaptação do primeiro filme de ficção científica da história. Denominado
“Viagem à Lua” (Le voyage dans la Lune) apresenta uma sinopse divertida, que envolve astronomia e a vontade do ser humano de pisar na Lua, algo longe de ser alcançado naquele momento.

Principais obras:

Veja abaixo uma lista com as principais obras eternizadas pelo escritor Julio Verne:

Cinco Semanas em Um Balão (1863)

A obra traz detalhes da geografia, das culturas e dos animais da África. Tudo fruto de pesquisas e da inventividade de Verne, que nunca pôs os pés no continente africano ou em um balão.


A história narra a jornada de Samuel Fergusson, que, acompanhado de seu criado e de um caçador escocês, parte de Zanzibar em um balão. O trio busca chegar à outra costa da África e encontrar no caminho a nascente do rio Nilo.


“Cinco semanas num balão” é uma deliciosa aventura e um
registro do início de carreira daquele que viria a se tornar um dos mais célebres nomes da literatura de aventura e de ficção científica.

Viagem ao Centro da Terra (1864)

"Vamos descer, descer, sempre descer! Como sabe, para chegar ao centro do globo temos apenas mais seis mil quilômetros a atravessar!"


Em 1863 o renomado professor Otto Lidenbrock, geólogo e mineralogista, descobre uma mensagem cifrada descrevendo uma viagem ao centro da Terra. 


É o quanto basta para o impetuoso cientista se lançar na mesma aventura - levando consigo o sobrinho Axel, colega de profissão mas defensor de diferentes teorias científicas, e o impassível Hans, guia que se mostrará indispensável para a empreitada e seu espantoso desfecho!

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas-amazon

Vinte Mil Léguas Submarinas (1870)

“Vinte mil léguas submarinas” é uma das obras de aventura quintessenciais da literatura ocidental. 


Mais do que isso, o francês Jules Verne ajudou a estabelecer um tipo de romance que, sem abrir mão por um segundo da mais eletrizante carga de entretenimento,
apresentava e discutia as principais questões que norteiam o conhecimento científico de seu tempo


E ia além, perscrutando o futuro. A aventura começa quando Dr. Pierre Aronnax é convidado pelo Secretário da Marinha dos Estados Unidos a participar de uma expedição de pesquisa naval a bordo do Abraham Lincoln. O objetivo é encontrar um monstro marinho, avistado no Oceano Pacífico.

A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1873)

Uma aposta foi o bastante para Phileas Fogg e seu fiel escudeiro, Jean Passepartout, embarcarem em uma das maiores aventuras da literatura mundial


Verne narra a história de um inglês metódico, que decide dar a volta ao mundo em oitenta dias, no ano de 1872, pelo suposto motivo de uma aposta selada com alta quantia de dinheiro. 


Ao colocar o pé no mundo, Fogg encara diversas aventuras típicas da imaginação sinistra de Verne. Oceanos, navios a vapor, estradas de trens, selvas e até viagem sobre elefantes compõem essa jornada.


Apesar da sua obra ficar registrada para sempre
, Júlio Verne faleceu em 24 de março de 1905, com 77 anos. Foi o suficiente para ter livros premiados pela Academia Francesa de Letras e também de receber o título de “Cavaleiro da Legião de Honra”.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre o inventor do futuro? Então aproveite a visita e conheça o meu romance, "
Lucas: a Esperança do Último", e baixe gratuitamente os primeiros capítulos!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG