Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 23 de março de 2021

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Nas obras literárias, o conflito pode ser definido como os desafios enfrentados pelo(s) personagem(ns) principais em busca do objetivo final. O conflito é o elemento literário importante para a estrutura da narrativa, envolvendo o leitor na história, tornado-a interessante para, no final, atingir o objetivo desejado pelo escritor.


Criar bons conflitos ao longo da sua narrativa, seja em um conto, novela ou romance, é essencial para que o seu livro tenha um desenvolvimento fluido e interessante . Portanto, no texto de hoje eu darei algumas dicas de como criar bons conflitos para a sua narrativa.


Boa leitura!

Conceito básico de "conflito" na literatura

O conflito na literatura pode ser entendido como as diferentes motivações e situações enfrentadas pelo personagem principal ou, talvez, por mais de um personagem ao longo da narrativa. O conflito pode ser interno, quando o personagem está em conflito consigo mesmo, buscando superar algum trauma ou situação adversa, ou externo, quando o conflito ocorre entre dois personagens, geralmente entre o protagonista e o vilão/antagonista, ou outros elementos como sociedade e natureza.


Geralmente em um romance, que possui uma história mais profunda e com múltiplos personagens, é de se esperar vários conflitos que fazem, consequentemente, termos várias oportunidades de fechamento destes conflitos. Quando o conflito principal é encerrado, finalizamos a história. Caso haja uma futura continuação em um outro livro, ou até mesmo por opção do autor, a narrativa pode ser encerrada sem o término do conflito principal. Ou seja, com o final "em aberto". Por si só isto não é um problema, mas deve-se tomar cuidado para não desapontar os leitores.

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Classificação dos conflitos

Conforme citado acima, os conflitos podem ser entre o personagem consigo mesmo ou entre o personagem contra fatores externo, seja outro personagem ou elementos da natureza. É importante ressaltar que essas classificações não são unânimes entre os escritores.


De acordo com Ayn Rand, escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaica-russa, não há conflito entre personagem contra a natureza, tendo em vista que a natureza não tem livre arbítrio e, portanto, não é possível fazer escolhas próprias. Às vezes, também há o conflito entre personagem conta a sociedade.


Há também outros questionamentos sobre a classificações dos conflitos. Há conflitos entre:


  • personagem contra a tecnologia: visto em diversos livros de ficção científica como Blade Runner,
  • personagem contra o destino: visto em Matadouro 5;
  • personagem contra o sobrenatural: presente nas obras de Stephen King, como seu último livro, Depois e
  • personagem contra Deus: visto em Um cântico para Leibowitz.

Personagem contra sigo mesmo

É uma luta interna, quando o personagem tem que superar suas crenças limitantes, decidir se age com a lógica ou com a razão. Ao longo da narrativa é comum que este faça questionamentos sobre sua existência e o porquê tomou a decisão A ou B.


Este tipo de conflito está presente em Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera.

Personagem contra personagem

Aqui o conflito é entre personagens, mas não necessariamente ente protagonista e vilão, apesar de ser bastante usual. Pode ser um conflito direto, luta corporal ou um tiroteio, ou pode ser um conflito entre desejos e interesses.


É o tipo de conflito mais comum na literatura tradicional, como visto em Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Personagem contra a natureza

Comumente presente em livros de fantasia, o conflito entre personagem e natureza ocorre quando fenômenos naturais, como um tornado, chuva, trovões ou até mesmo um animal são desafios para o personagem.


Este tipo de conflito é visto em Os filhos da tempestade, de Rodrigo de Oliveira.

Personagem contra a sociedade

Neste tipo de conflito, o personagem é colocado em uma situação onde deverá batalhar por algo instituído pela sociedade em que vive. Aspectos políticos, como ditaduras, ou aspectos culturais, como o racismo e a misoginia, são temas bastante comuns e que levam o personagem - e também o leitor - a se submeter a uma escolha moral, de acordo com a sua visão das regras sociais.


Este tipo de conflito está presente em 1984, de George Orwell, quando há um conflito contra a vigilância governamental onipresente e a manipulação pública e histórica. Também ocorre este conflito em O Conto da Aia, de Margaret Atwood onde existe a subjugação das mulheres e os vários meios pelos quais elas perdem individualismo e independência.


Criar bons conflitos é essencial para uma boa narrativa, que prenderá o leitor ao seu livro. Me diz nos comentários o que achou do texto e se ele foi relevante para ajudar você na construção da sua obra. Nos vemos em breve. Até.

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Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


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