Juliano Loureiro • mar. 21, 2021

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O grande objetivo de quase 100% dos escritores é ter um livro que venda. Parece óbvio, não?! Mas há aqueles que publicam um livro apenas para satisfação pessoal e as vendas não necessariamente são importantes.


Mas se o seu objetivo é mesmo a venda, você deve estar se perguntando: "Onde vou colocar para vender o meu livro? Como que as pessoas irão achá-lo?" Este questionamento é comum e neste blogpost de hoje irei sugerir algumas alternativas para você vender a sua obra.


Vamos lá?! Boa leitura!

Ter sua própria loja on-line

Ter a sua própria loja on-line para  venda do livro impresso é uma boa alternativa e há várias empresas no mercado que criam a loja on-line (e-commerce) e o site/blog para você, como a FRIENDS, empresa especialista em marketing que tem o LEO como solução para sites institucionais.


Porém, criar sua loja e seu site não é o suficiente, é preciso fazer um trabalho completo de presença digital, afinal, no início de operação, o seu site não receberá visita alguma, já que ninguém o conhece ainda. Deve ser feito um trabalho completo de marketing digital com o objetivo de atrair cada vez mais pessoas para seu site e loja.


Tendo ciência que o trabalho no digital deve ser completo, ter uma loja on-line própria torna-se uma estratégia bastante interessante e que garantirá vendas recorrentes para você.

Marketplaces de terceiros

Marketplace é um conglomerado de diversos e-commercers que vendem diversos itens. Geralmente são grandes portais que abrigam centenas ou milhares de vendedores terceiros que comercializam os mais diversos itens. Talvez os marketplaces mais famosos sejam os da B2W, que englobam Americanas, Submarino e Shoptime.


E, você, escritor, pode vender seu livros em algumas dessas lojas. O processo de cadastro é simples e pode ser feito pelo link: https://www.b2wmarketplace.com.br/v3/registre-se. Importante: para vender seu livro no marketplace da B2W é necessário ter CNPJ, prática comum em outros marketplaces.


As vantagens de usar um marketplace para vender são: aproveitar toda a estrutura e suporte deles e estar em um grande portal que recebe milhões de visitas diárias.


Outro grande marketplace é a Amazon, onde você pode vender tanto o seu livro impresso quanto a versão digital (falaremos mais adiante). Importante dizer que a Amazon é a maior loja de livros do mundo, com milhões de títulos disponíveis para a compra. Ao mesmo tempo que é referência para a compra de livros, o que atrai mais leitores interessados, a concorrência é igualmente grande.

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Parcerias com livrarias e editoras

Se você optou para publicação do seu livro com uma editora para autores independentes, provavelmente em algum momento foi lhe oferecido a opção de disponibilizar o seu livro em livrarias e lojas parceiras da editora. Para quem não tem experiência ou contatos fortes no mercado editorial, esta opção é bastante interessante, pois abre portas para novos escritores.


Geralmente, as cópias do seu livro serão disponibilizadas em formato de consignação. Ou seja, a editora deixa o livro à disposição da loja ou livraria e se este for vendido, há o rateio do valor. É uma prática no mercado a editora ficar com uma boa fatia do preço de venda (35% ou mais).


Sugiro apostar nesta opção, afinal, você pode descobrir um bom canal de vendas para os seus livros.


Você também pode procurar de forma ativa livrarias, sebos e lojas diversas para vender o seu livro. Naturalmente, o seu trabalho será maior, tendo em vista que toda a negociação e logística ficará com você.

Relacionamento com a sua própria base de contatos

Lembra quando eu falei da importância da presença digital e que ela deve ser feita de forma cadenciada e recorrente? Pois bem. Durante toda a sua jornada como escritor que aposta no marketing digital, você capturou contatos e e-mails de pessoas que de alguma forma tiveram interesse pelo que você escreve. Agora, chegou o momento de informar a essas pessoas que você tem um livro publicado.


Utilizar a própria base de contatos para vender seu livro é uma ótima estratégia, tendo em vista que estas pessoas já acompanham o seu trabalho e estarão mais propícias a comprar de você.

Plataformas de autopublicação e venda online

É possível vender seus livros de forma prática e gratuita. A ferramenta mais famosa e difundida para venda de livros, principalmente e-books é o KDP - Kindle Direct Publishing, plataforma da Amazon. Em poucos minutos o seu livro já estará publicado e pronto para ser adquirido pelos leitores.


Bem como o KDP, também é possível vender os seus livros pelo Google Play Books. O objetivo é parecido com a plataforma de Amazon e pode também ser um bom canal de vendas para o seu livro.

Conclusão

Há inúmeras formas para você vender o seu livro e todas muito boas se forem bem exploradas. Reitero aqui, contudo, que é imprescindível investir em seu próprio marketing, à partir de todas as ferramentas e boas práticas que já citei por aqui no blog. Lembre-se: um livro não se vende sozinho, é preciso esforço e dedicação.


O que achou do blogpost de hoje? Tenho certeza que você terá sucesso nas vendas do seu livro. E se ficou alguma dúvida? Me mande uma mensagem por aqui. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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