Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 20 de março de 2021

Compartilhe este artigo:

Talvez você nunca tenha escutado este terno, "leitores beta", mas certamente você já contou com a ajuda de um amigo ou conhecido para saber se o livro escrito estava bom. Porém, como extrair ao máximo da ajuda dessa pessoa próxima com o objetivo de criar um livro melhor?


No texto de hoje vou explicar o que é, quais as vantagens de ter leitores beta e como "usá-los" de forma assertiva. Certamente sua obra ficará melhor e mais rica contando com eles. Boa leitura!

Afinal, o que são leitores beta?

Leitores beta nada mais são que pessoas, profissionais ou não, que tem como função ler a sua obra, completa ou inacabada, que ainda não foi publicada para, posteriormente, fazer uma análise crítica. O leitor beta pode ser uma pessoa próxima que você já compartilha da escrita do livro e que dará feedbacks contínuos sobre o que você está escrevendo.


Existem também os leitores beta profissionais, que cobram por este tipo de serviço. Dessa maneira, a devolutiva é mais estruturada, abordando diversos pontos como desenvolvimento da narrativa e possíveis erros de cronologia, por exemplo.

Qual a importância dos leitores beta

Quando você "esconde" a sua obra de outras pessoas, sua visão sobre a sua criação fica bastante limitada. Não percebemos erros bobos, como a cor de uma porta. Este exemplo é real, e foi o que passou J. R. R. Tolkien ao escrever O Hobbit, no início da década de 1930. Ao mostrar para seus filhos o começo do livro, logo um deles o alertou do equívoco. Veja o trecho de uma entrevista concedida por, Christopher Tolkien, filho do autor, sobre o fato:


"Da última vez, você disse que a porta da frente de Bilbo era azul, e você disse que Thorin tinha uma borla dourada em seu capuz, mas agora você disse que a porta de Bilbo era verde e que a borla de Thorin era prateada".


Este foi um exemplo de um equívoco simples, que todos nós cometemos, mas que podem estragar a experiência do leitor com o seu livro. E por mais que você tenha confiança na sua escrita, inevitavelmente errinhos assim passarão desapercebido.


Mas não só nesse quesito a ajuda do leitor beta se faz presente. Sugestões para melhorar a cadência do livro, furos na narrativa e até mesmo para falar que a obra é ruim. O leitor beta tem a função de ajudá-lo a fazer com que o seu livro seja bom - o que é diferente de alguém gostar ou não de um livro.

Análise sincera da obra

Este é um ponto bem importante. Principalmente se você contratar os serviços de um leitor beta, tenha certeza que ele não terá papas na língua na hora de te repassar as percepções sobre o seu livro. Esteja preparado para isso e saiba como lidar com os feedbacks negativos.

cta-quero-escrever
ebook-cta-quero-escrever

Como conseguir leitores beta

Essa deve ser a pergunta que você está se fazendo agora. Há duas forma práticas de se conseguir, veja quais:

Amigos próximos

Sugiro começar com pessoas próximas a busca por leitores beta. Parentes ou amigos que você possui um bom diálogo é um ótimo ponto de partida. Provavelmente você não receberá um feedback estruturado e também não receberá todos os ajustes necessários, mas é um ótimo começo.


Assimilar as primeiras sugestões e críticas é parte fundamental no seu desenvolvimento como escritor. E o melhor caminho é tendo sinceras conversas com que m você já confia.

Grupos fechados em redes sociais

As redes sociais, principalmente o Facebook, é um ótimo local para descobrir profissionais - e até mesmo desconhecidos - para exercer o papel de leitor beta. Em uma rápida pesquisa pelo buscador da rede social, é possível encontrar grupos com milhares de pessoas aptas a te ajudar. Interaja, seja curioso, converse com quem está passando pela mesma etapa que você. Por fim, certamente você encontrará boas pessoas para te ajudar na sua jornada.


O que achou do texto de hoje? Já contou com algum leitor beta na construção da sua obra? Me conte nos comentários e até mais!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG