Juliano Loureiro • nov. 28, 2021

Compartilhe este artigo:

O Natal é uma das festas mais populares no Brasil e inspira diversos formatos de mídias. De filmes reprisados tradicionalmente em dezembro, como "Esqueceram de Mim" e "O Grinch", às peças teatrais que celebram o nascimento de Jesus, o Natal também inspira criações literárias.


Obras infantis e adultas, o Natal é abordado de inúmeras maneiras nos livros. E é sobre os livros natalinos que falaremos hoje. Veja abaixo 5 livros com histórias de Natal. Boa leitura!

Jack e o Porquinho de Natal (J. K. Rowling)

jack-e-o-porquinho

"Jack e o Porquinho" é o último livro lançado por J. K. Rowling, famosa pela série de livros Harry Potter. A autora já havia se aventurado nas histórias infantis e agora chega com uma história natalina.


No livro, temos uma emocionante e empolgante aventura sobre o amor de uma criança pelo seu tesouro mais precioso e até onde ela está disposta a ir para encontrá-lo. Uma fábula que pretende agradar toda a família.


Jack tem um porquinho de pelúcia cor-de-rosa que ele chama de O Poto. OP, como ficou conhecido, está ao lado de Jack nos bons e maus momentos e compreende todos os seus sentimentos. Até que, próximo ao Natal, O Poto é perdido.


Jack ganha um novo brinquedo, o Porquinho de Natal, e é este substituto que vai armar um plano para que, juntos, eles embarquem em uma jornada a fim de reencontrar o melhor amigo que Jack já teve.

Um cântico de Natal: e outras histórias (Charles Dickens)

um-cantico-de-natal

Charles Dickens, o mais popular dos romancistas ingleses da era vitoriana, publicou pela primeira vez, em 1843, "Um cântico de Natal e outras histórias", onde o leitor mergulhará na atmosfera mágica dessa época do ano e será transportado à Inglaterra vitoriana, com suas ruas cobertas de neve, fantasmas que assombram um avarento, famílias reunidas à lareira e até mesmo duendes que raptam um coveiro.


O livro foi escrito em menos de um mês e tinha como principal objetivo pagar dívidas, mas tornou-se um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos e uma das mais célebres obras de Dickens.

Cartas do Papai Noel (J. R. R. Tolkien)

cartas-do-papai-noel

Quando J. R. R. Tolkien escreveu "O Hobbit", sua grande obra, que foi publicada em 21 de setembro de 1937, ele já afirmava que a história seria dedicada aos filhos. E não parou por aí. Décadas depois, em 1976, publicou "Cartas do Papai Noel", que são cartas personalizadas aos seus filhos.


Além das cartas, ilustrações. Papai Noel, seu ajudante atrapalhado Urso Polar do Norte e, mais tarde, o elfo-secretário Ilbereth. Para dar mais emoção às suas histórias, o espontâneo Urso Polar e o responsável Papai Noel se relacionam com diversos personagens, dando um tom ainda mais dinâmico nos relatos. Havia Paksu e Valkotukka, os sobrinhos do Urso Polar, o Homem de Neve e muitos outros, como as inusitadas Aura Bora Real (Aurora Boreal) ou a Ursa Maior, que, além de ser uma constelação, era prima do Urso Polar do Norte.


Certamente, uma obra natalina incrível para fãs ou não de Tolkien, de todas as idades.

Os delírios de Natal de Becky Bloom (Sophie Kinsella)

os-delirios-de-natal

Sophie Kinsella é autora consagrada e autora do best-seller "Os delírios de consumo de Becky Bloom". O livro, por sinal, foi adaptado em 2009 para os cinemas e expandiu o sucesso mundial do livro.


Confira a sinopse do livro:


Rebecca Bloom é uma jovem londrina com o péssimo hábito do consumismo compulsivo. Apesar de ser uma jornalista especializada em mercado financeiro, não consegue controlar as finanças pessoais.


Endividada até a alma, vive fugindo do seu gerente de banco e procurando fórmulas mirabolantes para pagar a fatura do cartão de crédito. E ainda encontra tempo para se apaixonar. Um romance muito divertido que faz um retrato de muitas mulheres das grandes cidades.

Antes que as luzes se apaguem (Jay Asher)

antes-que-as-luzes

Jay Asher é  é um escritor norte-americano de romances contemporâneos para adolescentes. Famoso por escrever "13 Reasons Why", que ganhou adaptação pela Netflix.


Em "Antes que as luzes se apagam", temos a história de Sierra e sua família, que vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.


E aí, o que achou da nossa lista de 5 livros com histórias de Natal? Conhece mais algum? Conte para nós aqui nos comentários e até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: