Juliano Loureiro • jan. 12, 2021

Compartilhe este artigo:

A ficção científica é tema constante aqui no blog. Já falamos sobre a editora Aleph e sua extensa lista de livros do gênero. Falamos também de Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e outros autores consagrados. Mas, para não sermos repetitivos, trarei neste blog post apenas livros que não foram citados anteriormente, combinado?


Sem mais delongas, segue abaixo os livros que selecionei para você, amante da ficção científica. Quem sabe dessa lista não sai a sua próxima leitura?

O planeta dos macacos (Pierre Boulle)

o-planeta-dos-macacos

Planeta dos Macacos é um clássico da cultura pop mundial. Eternizado pelos filmes da década de 60 e 70, a franquia já apareceu nas telonas 8 vezes. Mas o que muitos não sabem é a origem da história. Originalmente, foi publicado em 1963 e, hoje, no Brasil, o livro é comercializado pela Editora Alpeh.


Em Planeta dos Macacos, uma tripulação de cientistas desbrava o espaço e descobre uma terrível verdade: no mundo em que pousaram, os seres humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante: os macacos. Desde as primeiras páginas, até o desfecho surpreendente - que é ainda mais impactante que o desfecho do filme de 1968 -, Planeta dos Macacos levanta questões perturbadoras, como o que define o ser humano e o que o diferencia dos animais.

Encontro com Rama (Arthur C. Clarke)

encontro-com-rama

Clarke é um autor que vendeu mais de 100 milhões de exemplares mundo afora. 2001: uma Odisséia no Espaço é o grande responsável por essa expressiva vendagem. Mas a biblioteca de Clarke vai muito além de 2001. E para este blogpost, escolhi Encontro com Rama como sugestão para você.


Após a terrível colisão de um meteorito contra o continente europeu, líderes mundiais e cientistas criaram um sistema de monitoramento para evitar que essas catástrofes voltassem a acontecer. Quase cinquenta anos depois, a humanidade acompanha, alarmada, a chegada de um novo objeto de proporções inimagináveis que avança na direção de nosso Sol. Uma expedição é enviada para explorar o que se imagina ser um meteoro colossal, mas que se revela uma sofisticada construção, repleta de enigmas que desafiam a mente e os conceitos humanos.

Matadouro Cinco (Kurt Vonnegut)

matadouro-cinco

Kurt Vonnegut é um dos escritores mais importantes da literatura norte-americana. Sarcástico, ele foi capaz de escrever sobre a brutal destruição da cidade de Dresden, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial — sem apelar para descrições sensacionalistas. Em vez disso, criou uma história imaginativa, muitas vezes engraçada e quase psicodélica.


Assim como Billy Pilgrim, o protagonista de Matadouro-Cinco, Vonnegut testemunhou como prisioneiro de guerra, em 1945, a morte de milhares de civis, a maior parte deles por queimaduras e asfixia, no bombardeio que destruiu a cidade alemã. Billy tinha sido capturado e destacado para fazer suplementos vitamínicos em um depósito de carnes subterrneo, onde os prisioneiros se refugiaram do ataque dos Aliados.


Salvo pelo trabalho, depois de ter visto toda sorte de mortes e crueldades arbitrárias e absurdas, Billy volta à vida de consumo norte-americana e relata sua pacata biografia, intercalando sua trajetória aparentemente comum com episódios fantásticos de viagens no tempo e no espaço.

O Homem do Castelo Alto (Philip K. Dick)

o-homem-do-castelo-alto

"A aterrorizante história de como teria sido"


1962, a suástica é hasteada em Nova Iorque. A escravidão é legal, os judeus tentam sobreviver e o I Ching é tão comum quanto horóscopo. Nesta distopia, Philip K. Dick traz uma visão assombrosa da história que poderia ter se tornado real caso a Alemanha nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial. Vemos aqui o "e se". Qual caminho teríamos seguido caso tudo ocorresse de uma forma diferente. Chega a ser tenebroso pensar.


Este livro angustiante - adaptado pela Amazon Prime, ganhador do prêmio Hugo de melhor romance - estabeleceu Philip K. Dick no gênero, quebrando a barreira entre a ficção científica e o romance filosófico.


O que achou desta lista que separei para você neste blogpost? Antes de irmos, gostaria de recomendar o meu livro para você, Lucas: a Esperança do último. Para conhecê-lo, clique AQUI.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: