Juliano Loureiro • mai. 09, 2021

Compartilhe este artigo:

Histórias reais, repletas de mistérios e que muitas vezes não há um final feliz. Sequestro, morte, ou apenas um retrato da sociedade, livros que retratam histórias reais do nosso cotidiano são instigantes e até assustadores, afinal, esmiuçam os detalhes de casos que vimos apenas de forma superficial em manchetes de jornais ou na TV.


Para este texto, selecionei 4 livros que contam histórias que marcaram a sociedade. Leia, mas prepare o seu estômago, são casos reais e pesados.

Estação Carandiru (Drauzio Varella)

estacao-carandiru

Drauzio Varella é um dos médicos mais respeitados do Brasil e durante 10 anos atendeu voluntariamente os detentos da Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como "Carandiru".


O presídio, localizado na Zona Norte da cidade de São Paulo, chegou a abrigar mais de oito mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina. Foi o local do "Massacre do Carandiru" em 2 de outubro de 1992, que resultou na morte de 111 detentos após intervenção militar. Carandiru foi desativado e parcialmente demolido em 2002. No seu lugar foi  construído o Parque da Juventude.


O relato de Drauzio Varella neste livro tem as tonalidades da experiência pessoal: não busca denunciar um sistema prisional antiquado e desumano; expressa uma disposição para tratar com as pessoas caso a caso, mesmo em condições nada propícias à manifestação da individualidade.


Lançado em 1999 e transformado em filme em 2003, por Hector Babenco, Estação Carandiru ganhou o Prêmio Jabuti 2000 de livro do ano e, desde então, já vendeu centenas de milhares de cópias.

Columbine (Dave Cullen)

columbine

O Massacre de Columbine, como ficou conhecido o  massacre escolar que ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School (Columbine/Colorado, EUA), pode não ter sido o primeiro episódio da história dos Estados Unidos, mas ficou conhecido como primeiro da era digital.


Dave Cullen, autor do livro, foi um dos primeiros repórteres a chegar na escola e passou dez anos escrevendo Columbine, livro que hoje é considerado a obra definitiva sobre o massacre.


Em Columbine, os fatos recontados são uma mistura das reportagens que Cullen publicou na época com anos de pesquisa ― incluindo centenas de entrevistas com a maioria dos diretores envolvidos, a análise de mais de 25 mil páginas de evidências policiais, incontáveis horas de vídeo e áudio, e o trabalho extenso de outros jornalistas de confiança.

O caso Evandro (Ivan Mizanzuk)

o-caso-evandro

O Caso Evandro, refere-se ao sequestro e assassinato do garoto Evandro Ramos Caetano, em 1992, na cidade litorânea de Guaratuba, no Paraná. O caso teve grande repercussão nos anos 1990 e voltou a ganhar destaque após o podcast produzido pelo jornalista Ivan Mizanzuk, também autor do livro, em 2018.


Em 2021, novamente a evidência do caso, por conta da adaptação para streaming Globoplay, em maio de 2021.


O livro, publicado pela Harper Collins, foi criado a partir da pesquisa feita para a quarta temporada do podcast Projeto Humanos, Ivan Mizanzuk conta como procedimentos investigativos contestáveis e denúncias de tortura puseram em xeque a validade não apenas do trabalho policial, mas também das confissões dos supostos culpados.

Lady Killers (Tori Telfer)

lady-killers

Publicado em edição de luxo pela Darkside, Lady Killers é inspirado na coluna homônima da escritora Tori Telfer. A obra é um dossiê de histórias sobre assassinas em série e seus crimes ao longo dos últimos séculos, e o material perfeito para você mergulhar fundo em suas mentes.


A autora recapitula a vida de catorze mulheres com apetite para destruição, suas atrocidades e o legado de dor deixado por cada uma delas. Os leitores perceberão que estas damas assassinas eram inteligentes, coniventes, imprudentes, egoístas e estavam dispostas a fazer o que fosse necessário para ingressar no que elas viam como uma vida melhor.


Essas foram as minhas indicações de histórias reais. O que achou? Me conta aqui nos comentário e nos vemos no próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: