Juliano Loureiro • dez. 11, 2022

Compartilhe este artigo:

Livros futuristas, histórias que se passam em um futuro imaginário. Mas aí eu te pergunto: em qual futuro? Qual o presente de quem fala? Ou ainda, qual o passado de quem previu um futuro?


Mais uma vez me arrisco a trazer uma lista, o que significa que alguns nomes e obras não estarão aqui e você irá “ah, mas você deixou de fora fulano. E aquele outro livro?”. Eu sei e, de antemão, já te convido para deixar suas sugestões lá nos comentários.


Voltando ao assunto do texto,
quem não gosta de imaginar o futuro? A ficção científica nos brindou com inúmeros clássicos futuristas, alguns distópicos, caóticos, sem o nosso mundo, lá no espaço. Enfim, não faltam exemplos de histórias.


Só o que mais legal de tudo é que nós já passamos por alguns desses futuros, já parou para pensar nisso?
Alguns clássicos, escritos num passado longínquo, são sobre tempos agora atuais ou até “passados” novamente.


Então, essa lista é sobre o futuro previsto por autores, independentemente da época. E aí, será que alguém acertou o que seria de nós, hoje? E para os próximos futuros?


Vem comigo nessa viagem aos passados e futuros.

1984, de George Orwell

capa-1984

Não poderia abrir essa listagem sem citar um dos maiores clássicos da literatura. A obra de Orwell, publicada em 1949, apresentava um futuro assustador e que se não passamos por ele totalmente, estamos vivendo coisas bem semelhantes.


A primeira semelhança entre os futuros da obra e da realidade são os regimes totalitários. O Grande Irmão é um líder extremista que vê tudo o que acontece. Mas é literalmente tudo.


A população é vigiada 24 horas por dia por câmeras, seja onde estiver. Além disso, há força policial para controlar pensamentos, coibir relacionamentos e as punições para os infratores assemelham-se aos crimes cometidos por ditaduras que vieram depois.


A quebra de privacidade é um dos pontos que mais chamam atenção, porém há também aspectos políticos como o “apagamento” de dados históricos, para moldar/ocultar o passado.


E claro, o
Big Brother, o grande irmão que tudo vê. Por mais que se jure não ter referências, o programa televisivo de mesmo nome revisitou a questão da (falta de) privacidade e exposição exacerbada.


Leia mais sobre o livro, neste artigo dedicado: 4 motivos para você ler 1984, de George Orwell (livrobingo.com.br).

A estrada, de Cormac McCarthy

capa-a-estrada

Uma distopia tradicional: um futuro apocalíptico, a Terra quase toda devastada, sobreviventes? Poucos.


Lançado em 2007,
A estrada, de McCarthy, traz a história de pai e filho - sem nomes - vagando por um mundo devastado por alguma catástrofe. O fato de não sabermos os nomes dos protagonistas e o que causou o quase fim da Terra, pode ter uma razão.


Não se trata apenas da história de pai e filho, mas sim de nós enquanto humanidade. O que conseguimos fazer em situações extremas? Até onde vai a dignidade humana? O quão humanos podemos ser mesmo em realidades adversas?


A estrada traz uma premissa de luta pela sobrevivência, mas há uma pitada de violência na sua narrativa. Na verdade, é bem grotesca, com até mesmo cenas de canibalismo. 


O cenário é realmente devastador, a cobertura vegetal do planeta foi praticamente dizimada, animais também. Com o fim de mantimentos, restam apenas as pessoas e, como é de se imaginar, as primeiras vítimas são mulheres e crianças.


Apesar do tema delicado em alguns trechos, a leitura da obra de Cormac McCarthy é bem fluida e te prende do início ao fim.


O livro foi premiado com o Pulitzer Prize for Fiction e o James Tait Black Memorial Prize de 2006 na categoria Ficção. E em 2009, ganhou uma adaptação cinematográfica dirigida por John Hillcoat, com o papel principal foi interpretado por Viggo Mortensen. Kodi Smit-McPhee fez o papel do filho. Robert Duvall, Guy Pearce e Charlize Theron também participaram do filme.

Ubik, de Philip K. Dick

capa-ubik

Mais um livro que se passa em um futuro passado. 


Eleito em 2005 como um dos
100 melhores romances da língua inglesa, a obra de Philip K. Dick se passa na ‘futurista’ Nova York de 1992.


Na história, algumas pessoas desenvolvem poderes psíquicos e previsões do futuro e, digamos assim, as pessoas não morrem completamente, suas mentes são preservadas para poderem comunicar-se com familiares.


Com tantos poderes de natureza psíquica, a privacidade individual fica em segundo plano, afinal, como saber o que é real ou o que é manipulação. Para isso,  algumas empresas oferecem os serviços de bloquear a ação de humanos superdotados, e quem realiza esse serviço são humanos com capacidade de neutralização.


Quem está no centro da história é Glen Runciter, dono de uma dessas empresas. Alguns de seus funcionários começam a desaparecer misteriosamente, e a solução pode estar na mente da esposa de Runciter, porém ela está ‘morta’.


Na tentativa de entrar em contato com a sua mulher, Glen Runciter é impedido por um ‘ataque hacker’ que a bloqueia e deixa incomunicável. Por detrás do ataque está uma entidade da empresa rival.


E
m meio a tudo isso, em 1992, olha só, viagens à Lua, mensagens do além. Parece que a década de 90 imaginada por K. Dick estava bem mais animada do que realmente foi, não acham?

O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov

capa-o-fim-da-eternidade

Falar de filmes futuristas sem citar Asimov é heresia. Para não dizer que não falei de flores….


O fim da Eternidade é considerada uma das obras-primas da ficção científica e um dos mais importantes romance sobre viagem no tempo.


Sim,
O Fim da Eternidade não é somente sobre o futuro, mas sobre passado e presente. E, de novo, caímos naquela história de ‘passados que serão futuros', um presente futurístico etc.


Na história, somos apresentados a Andrew Harlan. Ele é um dos Eternos, funcionário membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Harlan tem uma função bem específica que é fazer a Mudança de Realidade. E é isso mesmo que você imaginou, ele simplesmente altera o curso da história.


Como é de se imaginar, é preciso sangue-frio para a função, deixar de lado sentimentalismos e as subjetividades da vida. E Harlan vai muito bem até conhecer Noÿs Lambent.


Será que o amor consegue mudar a história? Sabendo que tudo está nas mãos de uma pessoa, até quando Harlan se arriscaria por Noÿs? 


Muitos leitores apontam esta obra como uma das melhores criações de Asimov.

Lucas: a Esperança do Último, de Juliano Loureiro

capa-lucas

O ano é 2042, Lucas e seu gato Félix são os únicos sobreviventes de Nova Del Rey. O restante da Terra?


Há 23 anos, a
Grande Extinção abalou a Terra e deixou apenas 2% de sobreviventes. Lucas chegou a viver com outras pessoas por um determinado tempo, mas abandonou o Cinturão. Agora, são 15 anos sem nenhum contato com outra pessoa.


O que conseguiria tirar Lucas e Félix de Nova Del Rey? Eis que o inesperado faz reacender uma esperança no protagonista, e ele e seu “bichano” partem em uma viagem até Rio108, uma comunidade que vive às próprias leis.


O que acontecerá nessa jornada?

Conheça Lucas e meus livros

Após essa viagem ao futuro, que às vezes era passado, quero convidá-lo a conhecer não só o meu livro futurista, Lucas: a esperança do último, como também minhas outras publicações.


Acesse o meu site e conheça meus livros. Tem futurismo, viagem e controle do tempo e poemas para dar uma desacelarada entre idas e vindas no tempo.


Ah! E não esqueça de deixar suas sugestões de livros futuristas para completarmos essa lista!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: