Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 15 de maio de 2021

Compartilhe este artigo:

Publicado originalmente como "Mil novecentos e oitenta e quatro", em 1949, o romance de George Orwell se tornou o maior clássico da ficção distópica política da literatura mundial. Com dezenas de milhões de cópias vendidas, chegou no Brasil em 2009 pela Companhia das Letras. Como a obra caiu em domínio público em janeiro de 2021, bem como todas as outras obras de Orwell, hoje, 1984 é comercializado por diversas editoras, o que levou a mais de 40.000 cópias vendidas em pouco mais de 3 meses.


Estes são apenas alguns dados para mostrar a grandeza de 1984 ao longo e motivos não faltam para ler - ou reler - a obra. No texto de hoje, listarei 4 motivos pelos quais você deve fazer da obra a sua próxima leitura. Vamos lá?!

1 - Traz grandes reflexões de forma simples

A distopia de Orwell é ambientada na "Pista de Pouso Número 1", uma província do superestado da Oceania, em um mundo de guerra contínua, vigilância governamental onipresente - aos olhos do Big Brother -, manipulação pública e histórica. Os habitantes são ditados por um regime político totalitário, chamado de "Socialismo Inglês".


O superestado está sob o controle da elite privilegiada do Partido Interno, um partido e um governo que persegue o individualismo e a liberdade de expressão como "crime de pensamento", que é aplicado pela "Polícia do Pensamento".


1984 é pautado na política, na relação entre sociedade e estado o que, em teoria, afastaria leitores que não gostam do tema. Porém, a leitura é envolvente e faz com que questionemos a nossa sociedade, nossos direitos a itens como liberdade de escolha e privacidade, o papel dos governos e o perigo de regimes totalitários.

2 - Existência do "Big Brother"

Um dos grandes pontos-chave de 1984 são os telemonitores usados pelo "Grande Irmão" (Big Brother) para vigiar e direcionar a vida das pessoas 24 horas por dia, inclusive enquanto dormem. Para a época, ser vigiado a todo momento através de um grande monitor parecia absurdo (e era). Mas, hoje, temos em nossos smartphones e televisores tecnologia suficiente para captar, sem que percebemos, inúmeros dados como o nosso comportamento de consumo, horários de sono, rotina de trabalho etc.


Esta reflexão é importante para analisarmos o quanto estamos expostos diante tanta tecnologia disponível. 

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

3 - Fará você enxergar a sociedade de outra maneira

Dentre os livros que os leitores leem todos os anos, 1984 é visto como um dos preferidos, já que faz ver e refletir sobre os mecanismos que a nossa sociedade impõe a todos nós. A forma como estamos vivendo faz sentido? Como é a relação entre governo e povo? A nossa estrutura social é a ideal?


Se analisarmos o enredo do livro podemos imaginar: e se eu fosse o Winston Smith (protagonista do livro)? E mais, quantos "Winstons Smiths" existem - ou deveriam existir - na nossa sociedade para que não sejamos cada vez mais oprimidos pelo estado? Veja abaixo o enredo de 1984:


"Smith um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.".

4 - Consequências do poder em mãos erradas

Em 1984 é possível perceber como o poder muitas vezes corrompe, e pode destruir uma sociedade livre, no momento em que a busca por se manter no poder se torna o foco principal do regime atual. Bem como na distopia, o mesmo ocorre na vida real. E nem precisamos dar muitos exemplos de como isso ocorre no nosso país, correto?


Na distopia, o superestado está sob controle da elite privilegiada do Partido Interno, que tem como objetivo "buscar o poder por seu próprio bem. Não está interessado no bem dos outros, está interessado unicamente no poder". Alguma semelhança com o atual estado brasileiro?


Bom, esta e outras reflexões deixarei para você fazer posteriormente. O que achou do texto de hoje? Me diga nos comentários!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG