Juliano Loureiro • mai. 15, 2021

Compartilhe este artigo:

Publicado originalmente como "Mil novecentos e oitenta e quatro", em 1949, o romance de George Orwell se tornou o maior clássico da ficção distópica política da literatura mundial. Com dezenas de milhões de cópias vendidas, chegou no Brasil em 2009 pela Companhia das Letras. Como a obra caiu em domínio público em janeiro de 2021, bem como todas as outras obras de Orwell, hoje, 1984 é comercializado por diversas editoras, o que levou a mais de 40.000 cópias vendidas em pouco mais de 3 meses.


Estes são apenas alguns dados para mostrar a grandeza de 1984 ao longo e motivos não faltam para ler - ou reler - a obra. No texto de hoje, listarei 4 motivos pelos quais você deve fazer da obra a sua próxima leitura. Vamos lá?!

1 - Traz grandes reflexões de forma simples

A distopia de Orwell é ambientada na "Pista de Pouso Número 1", uma província do superestado da Oceania, em um mundo de guerra contínua, vigilância governamental onipresente - aos olhos do Big Brother -, manipulação pública e histórica. Os habitantes são ditados por um regime político totalitário, chamado de "Socialismo Inglês".


O superestado está sob o controle da elite privilegiada do Partido Interno, um partido e um governo que persegue o individualismo e a liberdade de expressão como "crime de pensamento", que é aplicado pela "Polícia do Pensamento".


1984 é pautado na política, na relação entre sociedade e estado o que, em teoria, afastaria leitores que não gostam do tema. Porém, a leitura é envolvente e faz com que questionemos a nossa sociedade, nossos direitos a itens como liberdade de escolha e privacidade, o papel dos governos e o perigo de regimes totalitários.

2 - Existência do "Big Brother"

Um dos grandes pontos-chave de 1984 são os telemonitores usados pelo "Grande Irmão" (Big Brother) para vigiar e direcionar a vida das pessoas 24 horas por dia, inclusive enquanto dormem. Para a época, ser vigiado a todo momento através de um grande monitor parecia absurdo (e era). Mas, hoje, temos em nossos smartphones e televisores tecnologia suficiente para captar, sem que percebemos, inúmeros dados como o nosso comportamento de consumo, horários de sono, rotina de trabalho etc.


Esta reflexão é importante para analisarmos o quanto estamos expostos diante tanta tecnologia disponível. 

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

3 - Fará você enxergar a sociedade de outra maneira

Dentre os livros que os leitores leem todos os anos, 1984 é visto como um dos preferidos, já que faz ver e refletir sobre os mecanismos que a nossa sociedade impõe a todos nós. A forma como estamos vivendo faz sentido? Como é a relação entre governo e povo? A nossa estrutura social é a ideal?


Se analisarmos o enredo do livro podemos imaginar: e se eu fosse o Winston Smith (protagonista do livro)? E mais, quantos "Winstons Smiths" existem - ou deveriam existir - na nossa sociedade para que não sejamos cada vez mais oprimidos pelo estado? Veja abaixo o enredo de 1984:


"Smith um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.".

4 - Consequências do poder em mãos erradas

Em 1984 é possível perceber como o poder muitas vezes corrompe, e pode destruir uma sociedade livre, no momento em que a busca por se manter no poder se torna o foco principal do regime atual. Bem como na distopia, o mesmo ocorre na vida real. E nem precisamos dar muitos exemplos de como isso ocorre no nosso país, correto?


Na distopia, o superestado está sob controle da elite privilegiada do Partido Interno, que tem como objetivo "buscar o poder por seu próprio bem. Não está interessado no bem dos outros, está interessado unicamente no poder". Alguma semelhança com o atual estado brasileiro?


Bom, esta e outras reflexões deixarei para você fazer posteriormente. O que achou do texto de hoje? Me diga nos comentários!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: