Juliano Loureiro • abr. 20, 2021

Compartilhe este artigo:

Entra ano, sai ano, temos sempre as famosas listas de best sellers. E muita gente leva em consideração esses rankings para buscar uma nova leitura. Mas, cá entre nós, vai me dizer que você não tem um livro que sempre está na sua cabeceira, que na dúvida do que ler, ele sempre volta?!


Isso é mais comum do que a gente pensa, se você fizer uma busca sobre “livros para ler em 2020, 2019”, ou “os melhores livros para se ler em 2001, 2002”, sempre vai ter um livro ou outro sendo sugerido por anos e anos. Alguns, podem dizer que são os clássicos da literatura. Bem, se todo ano uma obra é indicada, realmente merece esse status.


Clássico ou não, modinha ou não, separei algumas obras que estão sempre ali figurando entre as “queridinhas” literárias. Confira, agora,
8 livros que leitores leem todos os anos.

A metamorfose (Franz Kafka)

a-metamorfose

Alguns fazem referência à obra de Kafka como o livro da barata. Não é de todo errado, afinal, o personagem principal, Gregor Samsa, acorda, em um belo dia, transformado em um inseto nojento, algo semelhante a uma barata.


A Metamorfose é um livro intrigante, que mistura o grotesco, o improvável e o trágico a uma narrativa com uma pitada de humor para representar o que é, simplesmente, a vida humana.

A Arte da Guerra (Sun Tzu)

a-arte-da-guerra

Uma das principais obras da literatura oriental, A Arte da Guerra nasceu das mãos do estrategista Sun Tzu. E sim, o livro, a priori, é sobre guerras, artimanhas e estratégias bélicas para combate.


Mas, com certeza, não é o público militar que mantém Sun Tzu como um dos livros que leitores leem todos os anos.
A Arte da Guerra ganhou os campos de batalhas empresariais, os ensinamentos e planos de guerrilha tornaram-se ensinamentos de marketing e planos empreendedores.

Orgulho e Preconceito (Jane Austen)

orgulho-e-preconceito

Sabe aquele livro que todo mundo deveria ler? Jane Austen é responsável por uma dessas obras que, felizmente, sempre figura na lista de livros mais lidos todos os anos.


A história de Elizabeth Bennet, uma jovem de apenas 20 anos, no final do século XVI em uma Inglaterra “imprópria” para uma mulher que desejasse ascender socialmente, é inspiradora. 


O que Lizzy faz para conquistar seus objetivos - incluindo conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy - despindo-se do estereótipo feminino é quase um fato heróico, libertador para as mulheres e desafiador para uma sociedade machista. Leitura clássica e atual, não por a toa está na lista de livros mais lidos todos os anos.

O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)

senhor-dos-aneis

Tolkien não criou apenas obras literárias, criou um novo universo repleto de magia, seres e personagens encantadores.


O que faz de
O Senhor dos Anéis e toda série algo totalmente fora da curva é a maestria da narrativa, nos inserindo neste mundo mágico de Tolkien. Obviamente, as histórias de toda a saga são cativantes, mas a sensação de estar dentro, de participar das longas jornadas e a riqueza de detalhes são coisas de gênio.


O cinema ajudou, claro, a vislumbrarmos o mundo de Tolkien, mas os livros permitem termos esse mesmo mundo, mas com particularidades só nossas.
O Senhor dos Anéis e toda a saga são livros para todas as idades!

A Revolução dos Bichos (George Orwell)

revolucao-dos-bichos

A ficção científica é um dos gêneros mais aclamados por leitores, sempre há um grande público descobrindo os clássicos e, felizmente, há sempre excelentes livros e autores que merecem ser reconhecidos. Na literatura, há um algo a mais, que são as obras em domínio público, que permitem que, nós leitores, tenhamos sempre uma novidade sobre os clássicos.


George Orwell é uma das principais referências em ficção científica, principalmente tratando-se de distopia. Uma das suas principais obras é
A Revolução dos Bichos, uma leitura quase obrigatória para os fãs do gênero.


A história, caso ainda não conheça, narra a rebelião dos bichos contra o dono de uma granja. Liderados por um porco - o Porco Major, os animais tomam a granja para si. Até aí, tudo bem. Mas, como de se esperar em uma revolução política e social, começam os questionamentos em relação ao novo “governante”.


A Revolução dos Bichos é quase uma sátira à disputa de grandes blocos políticos. À época de publicação, o embate era entre o capitalismo e o socialismo. Nem um pouco atemporal, não é mesmo?


Ah! E por que eu comecei o tópico falando sobre domínio público? Porque em 2021, as obras de Orwell passaram a ser de domínio público, ou seja, George Orwell,
A Revolução dos Bichos serão por muito tempo ainda livros que leitores leem todos os anos.


Leia a minha resenha de A Revolução dos Bichos.

Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling)

harry-potter-e-a-pedra-filosofal

O público infantojuvenil é, com certeza, um dos maiores responsáveis pela perpetuação dos clássicos. Isso porque todo dia tem uma criança chegando na adolescência e conhecendo livros que todo jovem lê, e se ela não for uma dessas, sentirá-se excluída.


Mas não é só por isso que o bruxinho mais famoso da literatura é um dos mais lidos desde o seu lançamento. 


Além da história muito bem contada por J.K. Rowling, do carisma de Potter, dos encantos de Hermione, da parceria Rony e de toda a magia e encanto Hogwarts, teve aquele empurrãozinho do cinema que ajudou a consolidar toda a série de Harry Potter como uma das principais obras literárias infantojuvenil, do mundo.


Se, por acaso, você ainda não conhece Harry Potter e sua turma,
recomendo a leitura da minha resenha, feita aqui mesmo, no blog!

Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)

cem-anos-de-solidao

Cem Anos não é só apenas um dos livros que leitores leem todos os anos, mas como também é uma das obras mais traduzidas em todo o mundo!


É nesta obra de García Márquez que conhecemos Úrsula, a matriarca centenária da família Buendía e uma das personagens mais famosas da literatura latinoamericana. O que tem Úrsula e a família Buendía de especial?


Ao longo da história das gerações da família - todas acompanhadas por Úrsula -, percebemos algumas características bem particulares atreladas aos nomes dos familiares. Algo como se os nomes carregassem características fixas a todos batizados com a alcunha. Não bastasse esse fato curioso, ainda há um mistério em torno de alguns “pergaminhos ciganos”.

Guerra e Paz (Leon Tolstói)

guerra-e-paz

Um calhamaço de 1544 páginas, imponente não só pela temática - um período entre guerras -, mas pela alcunha de ser um dos maiores clássicos da literatura mundial, de todos os tempos.


Mesmo com toda essa pompa de “leitura difícil”,
Guerra e Paz é um dos livros que leitores leem todos os anos. E ainda há os que já estão na releitura. 


Leon Tolstói descreve de forma incrível o avanço das tropas napoleônicas, uma Rússia em clima febril de guerra e, mesmo assim, com o mundo em chamas, há espaço para uma belíssima trama familiar, envolvendo os irmãos Nikolai e Natacha Rostóv, o príncipe Andrei Bolkónski e e Pierre Bezúkhov, filho ilegítimo de um conde.


Se mesmo com suas mais de 1500 páginas,
Guerra e Paz continua sendo um dos livros mais lidos, é porque realmente vale a pena.


Listei apenas oito livros, mas, com certeza, essa lista pode estender-se em dezenas, quem sabe centenas?! Como eu disse no início, aposto que você tem o seu livro favorito, que você já leu várias vezes, em diversos anos. Conte para gente, nos comentários, qual o livro não sai da sua lista de mais lidos!


Ah! E antes que você vá embora, que tal conhecer mais uma obra para figurar nas suas leituras por anos e anos? Quero apresentar a minha obra distópica, o meu romance
Lucas: a esperança do último.


Em
Lucas: a Esperança do Último, apenas 2% da população mundial sobreviveu à Grande Extinção. Estamos em 2042 e Lucas acredita que somente ele e seu gato Félix sobreviveram. Mas algo acontece e ele passa a acreditar que ainda pode encontrar a sua família, para isso, terá de sair em uma jornada de vida ou morte.


Quer saber mais sobre essa história?
Baixe, agora, os capítulos iniciais e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: