Juliano Loureiro • jun. 24, 2021

Compartilhe este artigo:

A língua portuguesa é uma das mais difíceis de aprender, escrever e falar. Bem, ao menos é o que dizem por aí. Para tentar facilitar o seu uso e aprendizado, conhecer as principais regras é fundamental. E é aí que entra a Gramática.


Muito além de ditar o uso da língua portuguesa, a Gramática desempenha papéis importantes na cultura do país. Talvez, você esteja aqui para aprender ou relembrar como a utilizar, mas saber mais sobre o próprio conceito da Gramática pode facilitar a sua percepção de alguns conceitos.


Então, para que você possa fazer um uso consciente do português em seus textos e livros, relembre um pouco do que é a Gramática.

O que é gramática

Gramática é um conjunto de regras que nos orienta ao uso correto da língua. Essa definição simplista remete bem ao seu início, quando a Gramática, unicamente, estabelecia regras de escrita e leitura. Hoje, temos ciência de que a língua é um elemento vivo e limitar a Gramática apenas à taxação de regra, não se adequa ao uso da língua.


É graças à Gramática que podemos analisar a língua portuguesa como todo, observar padrões tanto de escrita como de fala, definir unidades e estruturas para a fim de não só estudar, como também preservá-la.


Espera-se que uma boa Gramática fuja da premissa de ser taxativa, mas que seja explicativa e lúdica para os falantes da língua portuguesa. Com esse objetivo enorme, abrangendo diversas concepções, situações de uso, parte escrita e parte oral, divide-se a Gramática em quatro variantes e, a compreensão dos seus conceitos é fundamental para quem vive do uso da língua.


Conheçamos, agora, os 4 tipos de Gramáticas:

1 - Gramática Normativa

Gramática Normativa é aquela conhecida como Gramática Culta. É aquela que aprendemos na escola, de uso didático, é a responsável por padronizar o uso da língua portuguesa.


É essa Gramática responsável pelo nosso ensino e que ‘aponta’ os erros e acertos, mesmo da oralidade. 


A Gramática Normativa privilegia o seguimento das regras padronizadas, independentemente de fatores sociais, culturais e históricos aos quais estão sujeitos os falantes da língua. É como se fosse a Gramática Oficial.

2 - Gramática Descritiva

Ao contrário da Normativa, a Gramática Descritiva extrapolará o limite do que é certo ou errado. Ela analisa a língua no que diz respeito ao seu uso oral e de maneira sincrônica, ou seja, em um determinado período temporal.


Podemos afirmar resumidamente que a Gramática Descritiva analisa um conjunto de regras que, assim como o uso da língua, são variáveis em um determinado período histórico.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

3 - Gramática Histórica

A Gramática Histórica investiga desde a origem até as evoluções de uma determinada língua, ao passar dos anos. Essa Gramática é o que chamamos de diacrônica, ou seja, estuda desde os primórdios de uma língua e acompanha suas transformações.

4 - Gramática Comparativa

A Gramática Comparativa, como o próprio nome indica, é o estudo de uma língua em comparação à outra, desde que sejam de origem de uma mesma família linguística. Por exemplo: a nossa língua portuguesa é comparada gramaticalmente com as línguas românicas (entre elas, a língua espanhola e a francesa).


Essas são apenas as 4 Gramáticas, um jeito mais lúdico de compreender os estudos linguísticos, mas, além disso, a nossa Gramática ainda é dividida em 3 partes: fonologia, morfologia e sintaxe.

Fonologia

A fonologia é a parte da linguística que estuda os fonemas, a menor unidade sonora das palavras, entre outros aspectos. É responsável pelo estudo do comportamento e a organização dos sons da fala.


Na fonologia ainda há uma subdivisão em 3 partes:


  • ortoépia: é o estudo de como as palavras devem ser pronunciadas;
  • prosódia: responsável por estudar os acentos tônicos e gráficos das palavras;
  • ortografia: essa todo mundo conhece, o estudo de como escrever as palavras.

Morfologia

A morfologia é a parte do estudo da Gramática que mais nos acompanhou na escola. Ela estuda cada palavra individualmente, bem como a sua estrutura e formação.


Faz parte da morfologia o estudo das classes gramaticais: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio.

cta-juliano
cta-juliano

Sintaxe

A sintaxe é a parte da Gramática responsável pelo estudo da disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas. É o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.


A gente tem que lembrar que a língua portuguesa possui um léxico gigantesco, por isso, há um conjunto de regras para poder determinar o modo como as palavras podem combinar-se para formar os enunciados. A sintaxe é todas essas regras.


Em suma: a sintaxe determina as possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados.


Agora que você viu uma conceituação bem ampla do que é a Gramática, apenas conceitos básicos para a compreensão, talvez faça mais sentido ver como ela funciona na prática, certo? Separei alguns conteúdos produzidos, que podem dar uma elucidada:


Considerações

Esse post foi um recorte muito específico de um estudo enorme que envolve a nossa Gramática. Mas são dicas fundamentais para quem vive da escrita. Espero que essas dicas te ajudem durante o seu trabalho. Quer mais dicas de Gramática? Deixe seu comentário, abaixo.


Antes de você ir, quero dar uma ajuda ainda maior para você que está escrevendo um livro. Eu também já tive meus momentos de incertezas e dúvidas, mas após muito estudar e praticar, publiquei o meu romance e também produzi um material exclusivo para outros escritores.


Para você que está produzindo ou ponderando começar a escrever um livro, não o faça sem ler o e-book: Quero escrever um livro. E agora?. Nele, eu dou dicas de escritas e todo o processo em torno disso e como funciona o mercado editorial.


Clique aqui e baixe agora: Quero escrever um livro. E agora?

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: