Juliano Loureiro • jun. 21, 2021

Compartilhe este artigo:

Um autor fica realizado quando os leitores compram o seu livro. Afinal, este é o objetivo, não é mesmo? Além do ganho financeiro, ter o livro vendido é o resultado de um trabalho bem feito.


E quais são os fatores que levam as pessoas a decidirem comprar um livro? Dentre tantas opções no mercado, é realmente difícil se destacar, mas existem algumas boas práticas que ajudarão você a ter sucesso nas vendas.


Me acompanhe pelas próximas linhas que eu falarei para você quais são esses fatores. Boa leitura!

Capa e título

Quando estamos procurando uma nova leitura, sem ter uma pré-definição do autor ou livro, em um primeiro momento somos atraídos por capa e título. Procure criar uma identidade visual forte para o seu livro, com um título impactante. Instigue o seu leitor logo no começo, para que ele possa ter uma experiência completa com a sua obra.

Sinopse

Após a escolha inicial do seu livro por parte do leitor, uma boa sinopse aumentará as chances dele optar por ler o seu livro. Na sinopse você falará sobre o seu protagonista, o desafio enfrentado, objetivo a ser alcançado e algumas pistas do que o leitor pode esperar.

Autoridade do Autor

Leitores mais criteriosos podem pesquisar sobre o autor antes de comprar um livro. E qual a imagem você pretende para ele? Ideal que você tenha uma presença digital forte para convencê-lo que você é um(a) bom escritor(a) e que ele deve apostar no seu livro.

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-gratuito

Boas recomendações

Um livro bem recomendado é um livro bem vendido. Este é um clico natural de uma boa obra. Uma primeira pessoa compra, lê e avalia. Depois, uma segunda pessoa compra, lê e também avalia. E, quando menos se espera, seu livro já tem dezenas de recomendações de vários leitores.


Quando o leitor está quase convencido de ler seu livro, ele procurará avaliações de outras pessoas que já tiveram a experiência com a sua obra. E em caso de avaliações positivas, certamente seu livro será o escolhido.

Parcerias

Fazer parcerias é fundamental para seu livro ser visto por mais pessoas. De livrarias aos influenciadores, há diversas maneiras de se estabelecer parcerias. Recomendo buscar influenciadores digitais que fazem resenhas de livros. Estes profissionais, quando se tem uma média audiência, exigem apenas uma cópia do livro para leitura e posterior análise.

Preço

O preço do livro é um fator que afasta, infelizmente, milhões de brasileiros da literatura. Um livro é tido como lazer, artigo não essencial. Para reduzir esta objeção, opte por publicar o seu livro na versão digital, assim, você terá maior flexibilidade para trabalhar nos preços aplicado.


Chegamos ao fim do artigo de hoje. Mas antes de irmos, gostaria de fazer um convite. Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: