Juliano Loureiro • fev. 25, 2021

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Ter um blog literário na sua estratégia de marketing para a venda dos seus livros é essencial e eu contei com detalhes nesses dois blogposts:



Mas alguns erros podem ser cometidos durante essa jornada; o que é perfeitamente normal. E dentre todos os blogs literários que eu conheci e acompanho, percebi que alguns erros são comuns a vários deles. Por isso, e com o intuito de ajudá-lo(a) a ter o melhor blog possível, listei estes erros mais comuns que você não deve cometer.


Vamos lá?!

Não escrever para a persona

Antes mesmo de escrever a primeira linha do primeiro blogpost, é importantíssimo você saber para quem você está escrevendo! Você conhece o comportamento e interesses do seu futuro leitor? Hábitos, formas de consumir conteúdo, idade, tipo de leitura preferida etc... Entender e todos esses questionamentos farão com que você crie conteúdos assertivos , aproximando você - e consequentemente seu livro - do leitor do seu blog.


No marketing digital, essa estratégia de entender quem é o nosso leitor/cliente é chamada de persona! Em alguns outros momentos aqui no blog BINGO eu explico o que é e como criar a persona. Veja:



Portanto, lembre-se: não comece a escrever para o seu blog sem antes entender quem é a sua persona.

Conteúdo raso

Por mais que ter um blog com muitos conteúdos seja interessante, de nada adianta ter conteúdos rasos publicados. Raso no sentido de não responder aos questionamentos propostos no título do blog.


O Google, principal ferramenta de busca que existe, valoriza/ranqueia os sites/blogs que proporcionam a melhor experiência do usuário. Ter um site valorizado/ranqueado é ter um site posicionado nas primeiras páginas e posições de busca. Ou seja: um conteúdo do seu blog bem ranqueado no Google é ter um conteúdo visível para milhares de pessoas.


Por exemplo: quando uma pessoa busca no google: "como escrever um livro?" É importante que o seu texto dentro do blog sobre esse tema apareça nas primeiras posições, assim, ele terá chances de ter mais acessos.


A experiência do usuário não é uma matemática exata. É uma série de micro fatores que o algoritmo do Google analisa e identifica, mas a grosso modo o seu conteúdo deve fazer com que o seu leitor fique retido nele, se mostrando interessado no que você escreveu.


Portanto, textos publicados "de qualquer jeito" não agregarão à sua estratégia de marketing.

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Plágio de conteúdo

Você, escritor, sabe muito bem que não se deve plagiar um texto, obra ou artigo. Dentro de um blog, a regra é a mesma. Por mais que eu recomenda você se inspirar em conteúdos publicados por outros blogs, de forma alguma você deve copiar os textos desses blogs.


Além do risco de sanções jurídicas impostas pelo produtor do conteúdo original, seu site/blog pode ser penalizado pelo Google. O plágio de conteúdo é conhecido como uma prática blackhat, que são táticas usadas para ranquear um site que violam as diretrizes dos mecanismos de pesquisa. 

Layout poluído

Nada mais irritante que entrar em um site/blog e se deparar com inúmeros anúncios, muita informação irrelevante e diversos outros fatores que dificultarão a navegação do leitor pela página. Apesar de ser possível monetizar através de anúncios dentro do seu site, eu condeno que utiliza desta estratégia em excesso para monetização.


Os ganhos são baixíssimos e seriam necessários centenas e milhares ou milhões de acessos mensais para gerar uma receita relevante com anúncios no site. É preferível utilizar a sua audiência para vender seu livro, por exemplo. É uma forma mais saudável e agradável de gerar receita.


Como estamos falando de blog, a principal informação apresentada ao leitor deve ser o texto, propriamente dito. Logo, crie um blog que irá preferenciar a leitura do usuário.

Falta de constância nas publicações

Publique com recorrência, por mais que o volume de textos mensais não seja muito alto. Recomendo você começar publicando um texto por dia e ir aumentando este número ao longo dos meses, até você chegar em um "limite confortável" de publicações mensais.


Importante dizer também que é preferível publicar os textos de forma cadenciada. Para fins de estratégia marketing, publique um texto por semana, ao invés de quatro textos em um único dia. Organize-se para isso. Por fim, não pare de escrever. Não há limite de conteúdos dentro de um blog. Quanto mais textos, maiores as chances do seu leitor encontrar você.


Chegamos ao fim do nosso blogpost, o que achou das dicas para não errar mais na criação e condução do seu blog? Se ficou com alguma dúvida, me mande uma mensagem. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

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