Juliano Loureiro • jun. 01, 2021

Compartilhe este artigo:

Até o fim foi lançado em 2018 nos EUA (2019 no Brasil), e é uma das últimas obras publicadas do mais premiado autor de mistério policial da literatura mundial. Assim, como as outras obras de Coben, Até o fim promete cativar leitores que gostam deste estilo de livro, muito suspense, mistérios a serem resolvidos, assassinatos, reviravoltas e personagens marcantes.


Hoje, falarei o que achei deste livro, o primeiro que leio do autor. Boa leitura!

Sobre Harlan Coben

Autor publicado há mais de 30 anos, colecionando prêmios e empilhando livros aclamados pela crítica, Harlan Coben é o maior autor de mistério policial da atualidade, tendo vendido mais de 73 milhões de cópias pelo mundo.


Na sua carreira, Coben detém o prêmio Edgar Award, que prestigia justamente os autores de ficção de mistério, não ficção, televisão, cinema e teatro; o Anthony Awards, que também é voltado para obras dos gêneros mistério e ação; e o Shamus. Os três juntos formam a trinca de ases da literatura policial americana.


Um dos seus livros mais conhecidos é Missing You, traduzido para Que Falta Você me Faz”, um romance policial que envolve assassinatos e também perdas amorosas.


Um personagem predominante nas suas obras é o detetive Myron Bolitar. Para se ter uma ideia, ele aparece em 11 de seus livros, formando uma série própria de publicação.

Sinopse de Até o fim

"Uma noite trágica. Uma vida inteira de segredos.



O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa.


Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista.


As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa.


Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.".

lucas-cta
cta-lucas

Como a narrativa se desenvolve

Até o fim é narrado em primeira pessoa, na voz do protagonista Nap Dumas. E por toda a narrativa Nap conversa com o seu irmão Leo, morto há 15 anos, fato que ainda não foi superado por ele. Nap ainda vive a fase da negação do luto e sempre se questiona o porquê da morte de seu irmão e o que ele poderia ter feito para evitar a tragédia.


A história é bem contada, dividida em 34 capítulos, faz parecer que o livro tem muito menos que 272 páginas. Para quem costuma ler bastante é bem possível terminar a leitura em um único dia.


A história começa quando Rex, policial militar, é assassinado a sangue frio durante uma blitz policial. Pouco se sabe sobre o assassino e a mulher que o acompanhava no carro. O detetive Nap Dumas que assume o caso. O que era para ser um "simples" caso de assassinato contra um policial tomou proporções maiores. Rex é ex-colega de escola de Nap. E através das imagens de câmeras de segurança, Nap reconhece a mulher. É Maura, sua ex-namorada e também ex-colega de Rex.


Qual seria a ligação entre eles?


Além da constante lembrança da noite da morte de Leo, gêmeo de Nap, e de sua namorada Diana, Nap começa a conectar a morte de Rex com a morte dos dois.


Ocorrem outras mortes. Hank, também amigo de Nap, é encontrado enforcado em uma árvore. Porém, outros estudantes do grupo deles não morrem e estão desaparecidos. Por que tudo isso 15 anos após a morte de Leo e Diana?


O livro gira em torno destes mistérios e conduz o leitor a criar hipóteses e suspeitos para os assassinatos. Nos últimos capítulos temos a resolução de todo o mistério.

Até o fim vale a pena?

Livros de Harlan Coben são de fácil leitura e são capazes de conectar e cativar os leitores capítulo a capítulo. Até o fim foi um ótimo cartão de visitas para mim. Se este é o seu estilo de leitura, aposte no livro sem o medo de não gostar.


Agora, gostaria de te fazer um convite. O meu livro publicado, Lucas: a Esperança do último, está em promoção na Amazon. Que tal dar uma conferida? Basta clicar AQUI! Nos vemos no próximo texto, até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: