Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 1 de junho de 2021

Compartilhe este artigo:

Até o fim foi lançado em 2018 nos EUA (2019 no Brasil), e é uma das últimas obras publicadas do mais premiado autor de mistério policial da literatura mundial. Assim, como as outras obras de Coben, Até o fim promete cativar leitores que gostam deste estilo de livro, muito suspense, mistérios a serem resolvidos, assassinatos, reviravoltas e personagens marcantes.


Hoje, falarei o que achei deste livro, o primeiro que leio do autor. Boa leitura!

Sobre Harlan Coben

Autor publicado há mais de 30 anos, colecionando prêmios e empilhando livros aclamados pela crítica, Harlan Coben é o maior autor de mistério policial da atualidade, tendo vendido mais de 73 milhões de cópias pelo mundo.


Na sua carreira, Coben detém o prêmio Edgar Award, que prestigia justamente os autores de ficção de mistério, não ficção, televisão, cinema e teatro; o Anthony Awards, que também é voltado para obras dos gêneros mistério e ação; e o Shamus. Os três juntos formam a trinca de ases da literatura policial americana.


Um dos seus livros mais conhecidos é Missing You, traduzido para Que Falta Você me Faz”, um romance policial que envolve assassinatos e também perdas amorosas.


Um personagem predominante nas suas obras é o detetive Myron Bolitar. Para se ter uma ideia, ele aparece em 11 de seus livros, formando uma série própria de publicação.

Sinopse de Até o fim

"Uma noite trágica. Uma vida inteira de segredos.



O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa.


Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista.


As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa.


Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.".

lucas-cta
cta-lucas

Como a narrativa se desenvolve

Até o fim é narrado em primeira pessoa, na voz do protagonista Nap Dumas. E por toda a narrativa Nap conversa com o seu irmão Leo, morto há 15 anos, fato que ainda não foi superado por ele. Nap ainda vive a fase da negação do luto e sempre se questiona o porquê da morte de seu irmão e o que ele poderia ter feito para evitar a tragédia.


A história é bem contada, dividida em 34 capítulos, faz parecer que o livro tem muito menos que 272 páginas. Para quem costuma ler bastante é bem possível terminar a leitura em um único dia.


A história começa quando Rex, policial militar, é assassinado a sangue frio durante uma blitz policial. Pouco se sabe sobre o assassino e a mulher que o acompanhava no carro. O detetive Nap Dumas que assume o caso. O que era para ser um "simples" caso de assassinato contra um policial tomou proporções maiores. Rex é ex-colega de escola de Nap. E através das imagens de câmeras de segurança, Nap reconhece a mulher. É Maura, sua ex-namorada e também ex-colega de Rex.


Qual seria a ligação entre eles?


Além da constante lembrança da noite da morte de Leo, gêmeo de Nap, e de sua namorada Diana, Nap começa a conectar a morte de Rex com a morte dos dois.


Ocorrem outras mortes. Hank, também amigo de Nap, é encontrado enforcado em uma árvore. Porém, outros estudantes do grupo deles não morrem e estão desaparecidos. Por que tudo isso 15 anos após a morte de Leo e Diana?


O livro gira em torno destes mistérios e conduz o leitor a criar hipóteses e suspeitos para os assassinatos. Nos últimos capítulos temos a resolução de todo o mistério.

Até o fim vale a pena?

Livros de Harlan Coben são de fácil leitura e são capazes de conectar e cativar os leitores capítulo a capítulo. Até o fim foi um ótimo cartão de visitas para mim. Se este é o seu estilo de leitura, aposte no livro sem o medo de não gostar.


Agora, gostaria de te fazer um convite. O meu livro publicado, Lucas: a Esperança do último, está em promoção na Amazon. Que tal dar uma conferida? Basta clicar AQUI! Nos vemos no próximo texto, até mais!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG