Juliano Loureiro • jan. 21, 2021

Compartilhe este artigo:

O que era para ser um livro sobre empreendedorismo, marketing e negócios tornou-se uma história distópica, com um cenário fictício que beira a realidade. Lucas do qual eu sempre falo por aqui, nasceu de uma “frustração” e de um estalo, uma vontade que veio do nada - se assim é possível.


Para quem acompanha o Bingo! pelas redes sociais, já me ouviu falando sobre processo de escrita e leitura que mantenho como hábito, mas agora vou contar a história da história que está por vir. Quer saber um pouco mais sobre
Lucas: a Esperança do Último? Então, se ligue nessa leitura.

A origem de Lucas

Sim, era para eu estar fazendo um post sobre um livro com dicas para manter o seu negócio próspero mesmo na pandemia ou sobre a importância do marketing digital. Bem, não vai ser dessa vez, mas pelo blog você ainda encontra conteúdos sobre a temática.


Na virada de 2019 para 2020, posso dizer que a ideia do livro de negócios fracassou e eu, hoje em dia, agradeço por essa ‘decepção’. Afinal, se eu insistisse em escrever algo que não estava me agradando, como eu poderia agradar aos meus leitores? Vamos deixar o
business de lado, por enquanto.


Onde eu poderia, então, achar inspiração para um livro? Lembrei-me das anotações malucas que tenho costume de escrever. Apesar da mania, nunca imaginei que me seriam tão úteis! Entre frases e parágrafos aleatórios, encontrei um potencial romance young adult, todas minhas referências literárias vieram à tona, como se estivessem adormecidas esperando o momento exato para se manifestarem.


É engraçado como, às vezes, não percebemos a influência de uma leitura, de um filme ou até mesmo uma série que assistimos, não é mesmo? Ao dar início ao
Lucas: a Esperança do Último percebi o quanto eu absorvi ao longo do tempo.

De Harry Potter à O Livro de Eli

Assim como a concepção de Lucas veio por acaso, a escolha pelo estilo young adult se deu de forma natural. Acho que na verdade, eu nem escolhi escrever um YA. Eu sei escrever nesse estilo, as minhas escolhas narrativas, temáticas e construção dos personagens se deram muito antes mesmo de eu saber o que é literatura Young Adult.

O que é uma literatura young adult?

Vou dar uma pincelada rapidamente no conceito: literatura Young Adult (YA) são obras com personagens jovens adultos, com seus 14 a 18 anos. Nas histórias, os personagens enfrentam os problemas da idade, como a questão do círculo de amizade, aceitação de si próprio, bullyings e qualquer temática referente ao universo jovem. Essas problemáticas, podem ser apenas pano de fundo para uma história ainda maior, mas sempre estarão presentes.


Algumas pessoas gostam de afirmar, com certeza, que a literatura YA é feita para os jovens. Bem, não é somente para os jovens, mas a maior parte  do público leitor, provavelmente, são sim adolescentes. 


Agora, quer saber tudo mesmo sobre a literatura Young Adult? Conceitos, público, características, tem tudo no post:
Young Adult: o que é, quais as características e exemplos deste gênero literário!


De onde poderia ter saído essa influência YA para a minha escrita? A resposta está em uma das obras young adult mais famosa do mundo e que faz os mais críticos torcerem o nariz. No ano 2000, eu fui encantado pela construção do universo de 
Harry Potter. Sim, isso mesmo!


A maneira como J. K. Rowling dá vida a cada um dos protagonistas da série em um mundo de fantasia é algo extraordinário, é realmente um universo paralelo em perfeito funcionamento. E os personagens, ao longo da série, vão deixando de ser crianças e tornam-se adolescentes. 


É engraçado ver bruxos e seres mágicos preocupados com sentimentos, amizades, aceitações, romances. E é isso que é a literatura young adult, há um grande problema a ser resolvido, o mundo está acabando, mas há espaço para se debater os sentimentos.


Bem, há uma outra característica em
Lucas: a Esperança do Último que diz muito a respeito do meu gosto para filmes e séries: o cenário pós-apocalíptico.


Assim como a construção da narrativa e escolha dos personagens e seus dramas foram surgindo de forma tão espontânea, graças a Potter, o cenário e pano de fundo para a história também foi uma escolha bem natural, já que sou aficionado por ficção científica. 


Dois filmes - obviamente baseados em livros - têm influência bem marcante, talvez, se você reparar bem na capa, na imagem de Lucas e seu companheiro Félix, possa fazer referência aos filmes
Eu sou a Lenda e O Livro de Eli. Dois filmes com protagonistas fortes, solitários e, principalmente, sobreviventes.


Essa característica de mundo pós-catástrofe é peculiar às distopias, das quais sou fã e não podia perder a chance de fazer uma história YA distópica. Aproveitando, depois da leitura desse post, sugiro a leitura de:
8 distopias que você provavelmente não conhece.


A construção dos personagens e suas problemáticas, eu bebi da fonte do young adult. Para fazer o cenário distópico, a ficção científica foi meu ponto de apoio e, para amarrar tudo isso em uma narrativa atraente, nada melhor do que uma boa leitura policial.

cta-livro-lucas
cta-livro-lucas

Curiosidades sobre Lucas: a Esperança do Último

Neste último tópico inédito - pois ainda vou trazer a sinopse do livro, mas isso já foi divulgado à exaustão -, vou falar sobre algumas perguntas que já tive que responder vez ou outra, então achei interessante trazer em forma de texto.


A capa do livro retrata uma paisagem bem conhecida dos belorizontinos. E, apesar de ser sim uma referência à minha cidade natal Belo Horizonte, eu pouco a citei na obra, até mesmo para dar ao leitor a possibilidade de criar um cenário ainda maior na sua mente. 


Inclusive, criei as cidades fictícias de Rio108 e Nova Del Rey, mas as referências de BH existem para eu não “errar o caminho” e usar de informações “falsas”, vai que alguém queira vir a Belo Horizonte e se perde na cidade por minha culpa.


Na minha história, a população foi dizimada por um vírus mortal. Mas, gente, não tem nada a ver com o COVID, juro que eu não previ isso e nem estou embarcando na onda para ter sucesso. Até mesmo porque histórias de destruição em massa por vírus já é coisa antiga, vide Stephen King e sua
A Dança da Morte.


Claro que me inspirei em algumas situações relacionadas à pandemia, até porque o legal da literatura é navegar entre ficção e realidade numa alternância que pode até passar despercebida:
o que é real e o que é ficção?

Sinopse de Lucas: a Esperança do Último

15 anos sem contato com nenhum outro ser humano. Lucas já acredita ser o último ser humano da Terra, afinal, quem não acreditaria?


O ano é 2042 e Lucas tem apenas Félix, seu gato, como companheiro na devastada Nova Del Rey. A monotonia já tomou conta da vida dos dois, afinal, o que poderia acontecer após décadas? Porém, um encontro.


Quem ou o que Lucas encontrou que foi capaz de tirá-lo do pseudo conformismo e partir para Rio108? A jornada promete muitas aventuras, mas e o final? Seria Rio108 o lugar mais seguro para Lucas? Que leis regem a vida dos sobreviventes?


Ficou curioso? Deixa eu fazer então um convite para você conhecer mais ainda
Lucas: a Esperança do Último.


Lucas: a esperança do último é um romance distópico que estou produzindo através de um projeto de financiamento coletivo. Para que você conheça um pouco sobre a história de um futuro sombrio, onde apenas 2% da população está viva, disponibilizei os três primeiros capítulos para leitura!


Baixe, agora os primeiros capítulos e conheça Lucas!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: