Juliano Loureiro • jul. 11, 2022

Compartilhe este artigo:

A fantasia e o terror brasileiro, na literatura, devem muito ao paulistano André Ferreira da Silva, popularmente conhecido como André Vianco.


André “apareceu” para o mundo literário já na porta dos anos 2000, o que não reduz a sua importância literária. A sua chegada coincide com um momento em que leitores, editoras e o mercado buscavam refugo da dependência estrangeira.


Quando falamos de terror, você ainda tem
Stephen King em mente, e quando falamos de vampiro você só lembra de Anne Rice? Tudo bem. 


André Vianco também bebeu muito dessas fontes para chegar onde chegou e, hoje, com milhares de cópias de livros vendidas, é
referência nacional.


Então está na hora de você conhecer um pouco mais sobre esse grande escritor e suas principais obras.

Biografia de André Vianco

andre vianco

Nosso mestre do terror, ou um dos mestres porque há muita gente boa neste posto, nasceu na cidade de São Paulo, no dia 10 de janeiro de 1975. Apesar de ter nascido na capital, o autor foi criado na cidade vizinha, Osasco.


O apego pela cidade que o acolheu é tão grande que é dela que vem o seu pseudônimo Vianco.
O sobrenome é uma homenagem à Dona Primitiva Vianco, filha de um dos fundadores da cidade de Osasco,  Antônio Agu, casado com Josefina Vianco.


Segundo o próprio André em suas mais diversas entrevistas,
desde novo ele tinha uma paixão pela escrita e pela leitura. Apesar do apreço, Vianco conta que quando mais novo, ali nos primeiros anos de alfabetização, manter o hábito de ler e escrever era um pouco tortuoso porque ele era muito hiperativo, sofria do transtorno de déficit de atenção e ansiedade.


Mas, para nossa sorte, a paixão falou mais alto e, além disso, o seu gosto por filmes e livros de terror, manteve André Vianco nos trilhos da escrita. Além de Stephen King e Anne Rice já citados, outras influências foram:
Musashi de Eiji Yoshikawa, Edgar Allan Poe, Henry James, Victor Hugo e antigos gibis dos Contos da Cripta.

Os trabalhos de Vianco

André Vianco começou a trabalhar com escrita na Jovem Pan, como redator no departamento de jornalismo. À época, ainda mantinha um segundo emprego, de meio horário, em uma empresa de cartões de crédito.


Foi quando em 1998, por conta própria e de forma independente, André Vianco publicou seu primeiro romance, O Senhor da Chuva.


O trabalho na Jovem Pan ia durar apenas dois anos e, antes disso, por volta do ano de 1999, Vianco seria demitido do emprego na empresa de cartões. Mas, há males que vem para o bem.


Com todo dinheiro do FGTS, publicou uma tiragem de mil cópias do seu novo livro. Mal ele sabia que seria o seu best-seller Os Sete, de 1999.

Os Sete, de André Vianco

os-sete

A obra-prima de Vianco é uma história vampiresca que ocorre na cidade fictícia de Amarração, no Rio Grande do Sul. Uma embarcação portuguesa, naufragada por mais de 500 anos, é encontrada por mergulhadores brasileiros.


No navio, uma caixa contendo sete cadáveres. Os corpos são levados para estudo e, como toda história, se algo está “enterrado”, assim deve permanecer. Mas já que foram tirados do seu lugar de descanso eterno, os corpos despertam. E a partir daí, temos um romance vampiresco com todos elementos clássicos da narrativa de terror.


O livro foi (e ainda é) sucesso de crítica, chegando a marca de mais de 50 mil exemplares vendidos por volta de 2008 (algumas fontes falam em mais de 100 mil). A obra chamou a atenção da editora Novo Século, que o reeditou um ano depois e publicou as obras seguintes de Vianco.

A versatilidade de Vianco

Os trabalhos que seguiram Os Sete foram Sétimo e a trilogia O Turno da Noite. André Vianco é um autor versátil, tanto que lançou uma prequela em duas partes e em formato de histórias em quadrinhos, Vampiros do Rio Douro.


E não foi a única vez que Vianco se aventurou pelo mundo dos quadrinhos, em 2012, adaptou O Turno da Noite, com participações de Davi "Deivs" Mello e ao ilustrador Denilson Santtos. A adaptação gerou opiniões das mais diversas entre a crítica, agradando uma boa parte, mas também não convencendo outros leitores.


Mas André Vianco nunca diminuiu o ritmo de trabalho, o máximo que fazia era alternar os gêneros das suas publicações, abrindo espaço, inclusive, para o público infantil com a coleção Meus Queridos Monstrinhos, de 2014.


De volta a 2002, André Vianco publicou dois thrillers sobrenaturais, A Casa e Sementes no Gelo. O retorno ao mundo dos vampiros aconteceu em 2003 e com uma saga extensa.


Bento foi publicado em 2003 e é o primeiro livro da série O Vampiro-Rei. Na sequência, A Bruxa Tereza (2004) e Cantarzo (2005).


Ainda no universo de Bento, foi publicada a série de prequelas As Crônicas do Fim do Mundo: a primeira parte, A Noite Maldita, foi lançada em 2013. Já a segunda, À Deriva, foi anunciada por Vianco em seu site oficial em fevereiro de 2019.


Depois de um bom tempo na Novo Século, André Vianco muda-se de ‘casa’ editorial e assina com a  Editora Rocco, em 2010, para lançar O Caso Laura, que saiu em 2011. Foi pela Rocco que o autor lançou a série de livros infantis já mencionada anteriormente.


Para não dizer que tudo são flores, uma pequena turbulência na carreira de Vianco. Em 2016, a Editora Aleph comprometeu-se a relançar  todos os seus trabalhos antigos. 


Porém, para a tristeza dos fãs, em 2017, Vianco anunciou que a parceria com Aleph estava encerrada, sem mais explicações. Mas para não deixar todo mundo com vontade, suas obras anteriores seriam eventualmente relançadas pela LeYa Brasil.


Ainda em 2016, Vianco  publicou seu primeiro romance de ficção científica, Dartana, pelo selo Fábrica231 da Rocco e em outubro de 2017, pela LeYa Brasil, lançou Penumbra.

Principais obras de André Vianco

  • Os Sete;
  • O Senhor da Chuva;
  • Sétimo; 
  • Bento;
  • O Vampiro-Rei - Volume 1;
  • O Vampiro-Rei - Volume 2; 
  • O Turno da Noite, Vol. 1: Os Filhos de Sétimo;
  • O Turno da Noite, Vol. 2: Revelações;
  • O Turno da Noite, Vol. 3: O Livro de Jó; 
  • O Caso Laura;
  • As Crônicas do Fim do Mundo, Vol. 1: A Noite Maldita;
  • As Crônicas do Fim do Mundo, Vol. 2: À Deriva;
  • Vampiros do Rio Douro, Vol. 1 (história em quadrinhos);
  • Vampiros do Rio Douro, Vol. 2 (história em quadrinhos);
  • O Turno da Noite: Escuridão Eterna (história em quadrinhos);
  • Zumbi: O Terrível Ataque das Rãs do Nepal (livro infantil);
  • Bruxa: Um Feriado Assombroso na Floresta (livro infantil);
  • Vampiro: Uma Tenebrosa Noite de Sustos, Doces e Travessuras (livro infantil).

Conheça uma nova fantasia brasileira

Agora que você conheceu um pouco mais da vida e obra de André Vianco, um monstro da nossa literatura, principalmente do terror, que tal conhecer uma obra nacional, porém com elementos de fantasia, ficção científica e YA?


Lucas: a Esperança do Último é o meu primeiro livro e traz uma história de um futuro apocalíptico, mais precisamente no ano de 2042. Lucas e Félix são os únicos seres sobreviventes de Nova Del Rey, cidade que ainda carrega os impactos da Grande Extinção, apenas 2% da população mundial sobreviveu.


Garanta o seu, agora, em formato físico ou digital. E, se for assinante Kindle Unlimited, ainda pode ler de graça!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: