Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 6 de fevereiro de 2021

Compartilhe este artigo:

A jornada do escritor independente é recheada de desafios e obstáculos e acredito que você já saiba disso. Mas será que existe alguma maneira de traçar essa jornada de forma assertiva? Sim, existe. E o meu papel com este texto é auxiliar você nesta caminhada para ter um livro publicado e de sucesso. De antemão já aviso, é preciso ter paciência, disciplina e recorrência nesta jornada.


Sem mais delongas, vamos para o que interessa! Boa leitura!

O marketing deve ser feito antes mesmo da publicação do livro

Antes mesmo da publicação do seu livro e até antes mesmo de começar a escrevê-lo, é fundamental que você já tenha definido quais serão os seus canais de comunicação e divulgação do livro. O objetivo é criar uma audiência relevante de pessoas que no futuro estarão predispostas a ser seu leitor.


Recentemente publiquei um blogpost ensinando como criar um blog literário e expliquei o quão importante é você criar audiência e autoridade através de um site/blog. Seja no blog ou nas redes sociais, comece a falar da ideia do seu livro, da temática/gênero, das suas inspirações e objetivos com a literatura. O universo de conteúdo a ser produzido é vasto.

Escrever o livro é apenas uma das etapas

Há quem acredite que escrever o livro é o suficiente para ele se venda. Mas isto não é verdade. Como disse no tópico anterior, o marketing é uma etapa essencial e que deve começar meses antes da publicação da sua obra.


Além de escrever o livro e de fazer o seu marketing, é importante entender o cenário editorial brasileiro. Como eu disse no blogpost: 8 erros comuns entre os escritores que você não pode cometer, o mercado de livros digitais está aumentando consideravelmente no Brasil, ou seja, se você pretende lançar apenas a versão impressa do seu livro, é melhor repensar. Este é apenas um dos vários exemplos que validam o tópico que escrever o livro é apenas uma das etapas que o escritor vivencia.


Ficar antenado ao mercado editorial, ao que os booktubers estão falando, meio de comercialização de livros, tecnologia em geral e fundamentos de marketing são premissas para uma jornada de sucesso do escritor.

Defina o perfil do seu leitor/comprador

Vamos supor que você já pensou em todos os pontos que eu disse acima e que já tem o seu livro escrito e publicado. A pergunta que surge é: quem vai ler ou comprar o seu livro? Muitas das vezes nos engasgamos com as próprias palavras e não sabemos definir ao certo o perfil do nosso leitor.


No marketing, chamamos este possível cliente/leitor de persona. A persona é uma representação semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.


Criar personas é um exercício que você deve fazer com o intuito de ser mais preciso na comunicação e divulgação do seu livro. Afinal, entendendo todos esses aspectos, as chances de conquistar mais leitores é maior. Não gaste esforços com um grupo de pessoas que não tem nada a ver com você ou seu livro.

ebook-quero-escrever
ebook-quero-escrever

Inicie a sua presença digital

Você deve estar se perguntando: como fazer tudo isso? Bom, tenho a resposta. Entendendo a necessidade de tudo isso que disse até agora, inicie a sua presença digital, que é como uma marca ou pessoa se posiciona e se mostra na internet, gera valor e relaciona com o seu público. E isso é apresentado através de diversas plataformas e meios de comunicação, como: redes sociais, e-mail, lojas virtuais e blogs.


Se você já tem um livro publicado e ainda não tem sua presença digital, não se preocupe, ainda está em tempo de começar a se comunicar na internet.

Mantenha uma recorrência de divulgação do seu livro

Um trabalho sólido e de relevância só é conquistado com recorrência e disciplina. De nada adianta dar um "gás" durante um curto período de tempo e achar que dali pra frente tudo estará resolvido. Pelo contrário, para que a sua jornada como escritor seja de sucesso, deve-se trabalhar todas as etapas aqui citadas de forma recorrente. E, mesmo assim, pode ser que o seu livro e a sua carreira como escritor demore a decolar.


Persista.

Encontre pessoas a quem se inspirar

Se inspirar em quem hoje já tem sucesso é uma estratégia interessante, pois te faz aprender com aqueles que já passaram pelos obstáculos que você está passando agora. E com as redes socais, pode ser que você até consiga conversar com esta pessoa que te inspira.

Trilhe o seu próprio caminho

O que eu disse até agora são boas práticas adotadas por grandes escritores e profissionais de outros setores. Entender metodologias e se inspirar em cases de sucesso só funcionarão se você adaptar tudo isso à sua realidade e ritmo de trabalho. A autenticidade do escritor também é um fator que irá diferenciar você dos demais.


Ah, antes de irmos, gostaria de fazer uma recomendação. Escrevi um e-book gratuito sobre as etapas de escrita de um livro. Baixe agora mesmo!


E-book: Quero escrever um livro. E agora?


O que achou do blogpost de hoje? Ficou com alguma dúvida? Me chame nos comentários!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG