Juliano Loureiro • fev. 06, 2021

Compartilhe este artigo:

A jornada do escritor independente é recheada de desafios e obstáculos e acredito que você já saiba disso. Mas será que existe alguma maneira de traçar essa jornada de forma assertiva? Sim, existe. E o meu papel com este texto é auxiliar você nesta caminhada para ter um livro publicado e de sucesso. De antemão já aviso, é preciso ter paciência, disciplina e recorrência nesta jornada.


Sem mais delongas, vamos para o que interessa! Boa leitura!

O marketing deve ser feito antes mesmo da publicação do livro

Antes mesmo da publicação do seu livro e até antes mesmo de começar a escrevê-lo, é fundamental que você já tenha definido quais serão os seus canais de comunicação e divulgação do livro. O objetivo é criar uma audiência relevante de pessoas que no futuro estarão predispostas a ser seu leitor.


Recentemente publiquei um blogpost ensinando como criar um blog literário e expliquei o quão importante é você criar audiência e autoridade através de um site/blog. Seja no blog ou nas redes sociais, comece a falar da ideia do seu livro, da temática/gênero, das suas inspirações e objetivos com a literatura. O universo de conteúdo a ser produzido é vasto.

Escrever o livro é apenas uma das etapas

Há quem acredite que escrever o livro é o suficiente para ele se venda. Mas isto não é verdade. Como disse no tópico anterior, o marketing é uma etapa essencial e que deve começar meses antes da publicação da sua obra.


Além de escrever o livro e de fazer o seu marketing, é importante entender o cenário editorial brasileiro. Como eu disse no blogpost: 8 erros comuns entre os escritores que você não pode cometer, o mercado de livros digitais está aumentando consideravelmente no Brasil, ou seja, se você pretende lançar apenas a versão impressa do seu livro, é melhor repensar. Este é apenas um dos vários exemplos que validam o tópico que escrever o livro é apenas uma das etapas que o escritor vivencia.


Ficar antenado ao mercado editorial, ao que os booktubers estão falando, meio de comercialização de livros, tecnologia em geral e fundamentos de marketing são premissas para uma jornada de sucesso do escritor.

Defina o perfil do seu leitor/comprador

Vamos supor que você já pensou em todos os pontos que eu disse acima e que já tem o seu livro escrito e publicado. A pergunta que surge é: quem vai ler ou comprar o seu livro? Muitas das vezes nos engasgamos com as próprias palavras e não sabemos definir ao certo o perfil do nosso leitor.


No marketing, chamamos este possível cliente/leitor de persona. A persona é uma representação semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.


Criar personas é um exercício que você deve fazer com o intuito de ser mais preciso na comunicação e divulgação do seu livro. Afinal, entendendo todos esses aspectos, as chances de conquistar mais leitores é maior. Não gaste esforços com um grupo de pessoas que não tem nada a ver com você ou seu livro.

ebook-quero-escrever
ebook-quero-escrever

Inicie a sua presença digital

Você deve estar se perguntando: como fazer tudo isso? Bom, tenho a resposta. Entendendo a necessidade de tudo isso que disse até agora, inicie a sua presença digital, que é como uma marca ou pessoa se posiciona e se mostra na internet, gera valor e relaciona com o seu público. E isso é apresentado através de diversas plataformas e meios de comunicação, como: redes sociais, e-mail, lojas virtuais e blogs.


Se você já tem um livro publicado e ainda não tem sua presença digital, não se preocupe, ainda está em tempo de começar a se comunicar na internet.

Mantenha uma recorrência de divulgação do seu livro

Um trabalho sólido e de relevância só é conquistado com recorrência e disciplina. De nada adianta dar um "gás" durante um curto período de tempo e achar que dali pra frente tudo estará resolvido. Pelo contrário, para que a sua jornada como escritor seja de sucesso, deve-se trabalhar todas as etapas aqui citadas de forma recorrente. E, mesmo assim, pode ser que o seu livro e a sua carreira como escritor demore a decolar.


Persista.

Encontre pessoas a quem se inspirar

Se inspirar em quem hoje já tem sucesso é uma estratégia interessante, pois te faz aprender com aqueles que já passaram pelos obstáculos que você está passando agora. E com as redes socais, pode ser que você até consiga conversar com esta pessoa que te inspira.

Trilhe o seu próprio caminho

O que eu disse até agora são boas práticas adotadas por grandes escritores e profissionais de outros setores. Entender metodologias e se inspirar em cases de sucesso só funcionarão se você adaptar tudo isso à sua realidade e ritmo de trabalho. A autenticidade do escritor também é um fator que irá diferenciar você dos demais.


Ah, antes de irmos, gostaria de fazer uma recomendação. Escrevi um e-book gratuito sobre as etapas de escrita de um livro. Baixe agora mesmo!


E-book: Quero escrever um livro. E agora?


O que achou do blogpost de hoje? Ficou com alguma dúvida? Me chame nos comentários!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: