A jornada do escritor é marcada por inúmeros desafios, com acertos e erros. Isso é normal, comum e não há problemas quanto a isso, principalmente com os erros.
Todos nós errados e devemos fazer destes um eterno aprendizado. Particularmente falando, reconheço que já errei e ainda erro bastante, como no primeiro livro que tentei escrever. Por ser ainda muito imaturo, achei que seria fácil e simples publicar uma obra. Não foi. Abandonei a ideia desse livro e procurei estudar muito sobre literatura e escrita antes de me aventurar novamente.
Nesta jornada de acertos e erros eu me deparei com alguns erros comuns entre os escritores. Como eu quero que você minimize os percalços dessa jornada, listei os 8 erros comuns entre os escritores que você não pode cometer. Preparado para essa lista? Me siga nas próximas linhas. Boa leitura!
1. Não pensar na estratégia de marketing
Impossível ficar apenas no off-line para vender produtos e serviços, independente do nicho, e isso também vale para escritores que pretendem divulgar seus livros. Arrisco a dizer que ter
uma boa estratégia de marketing é tão importante quanto ter uma boa história para o seu livro.
Pensando em ajudar escritores a começar a divulgar seus livros, escrevi o texto:
Escritor, tenha uma presença digital forte para vender seus livros. Eu explico o porquê e como fazer para divulgar e vender seus livros com o auxílio da internet.
2. Não prezar pela qualidade gráfica da capa
Uma capa impactante é fundamental para despertar a atenção do leitor com o seu livro. Quando estamos em uma livraria ou loja on-line, temos três informações básicas que irão moldar a decisão de compra do leitor:
nome,
preço e
capa. Nome do livro impactante, preço acessível e capa interessante aumentarão as chances de venda do seu livro.
3. Publicar apenas a versão física do livro
De acordo com uma pesquisa realizada em agosto de 2020 pela
Nielsen, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o mercado editorial aumentou o seu faturamento em
115% entre os anos de 2016 e 2019.
Apesar de ainda não ser a maioria no mercado editorial, apenas 4%, a venda de
livros digitais
cresce substancialmente. Nesses anos, 2016 a 2019, houve aumento de 37% no acervo e hoje temos 71 mil títulos publicados, sendo 92% eBooks e 8%
audiolivros.
Podemos concluir que o mercado de livros digitais está em expansão e está cada vez mais presente na rotina dos leitores. Portanto, não deixe de publicar o seu livro também na versão digital.
4. Não fazer da leitura e da escrita um hábito diário
Um escritor deve-se manter atualizado e a leitura e a escrita fazem parte desse processo de desenvolvimento pessoal. Para saber de todos os "porquês" de fazer a leitura um hábito diário para o escritor, leia este conteúdo:
Por que você deve fazer a leitura um hábito diário?
Quanto à escrita, praticar todos os dias fará com que você tenha um desenvolvimento contínuo que ajudará e muito na escrita dos seus livros. Aqui no blog Bingo, temos uma categoria específica com dicas de escrita. Para ler todos os blogposts relativos, clique
AQUI.
5. Implorar para que o seu livro seja publicado
Todas as editoras possuem um processo próprio de seleção de livros a serem publicados e de nada adianta ficar insistindo para que isso ocorra. O ideal é diversificar a procura por uma editora para ter maiores chances de ser publicado. Recentemente escrevi um blogpost que orienta o que fazer antes de mandar o seu original para uma:
O que considerar ao enviar um manuscrito para uma editora?
Por aqui, também já falei que você
não precisa de uma editora para ter o seu livro publicado. Você pode fazer tudo de forma independente. Esta é a saída para que qualquer autor, experiente ou não, tenha o seu livro publicado. Leia este texto para saber mais:
Preciso de uma editora para publicar o meu livro?
Leitores beta são importantíssimos na construção do seu livro. São eles que darão os principais
feedbacks para você. E não é um simples "gostei" ou "não gostei". Um leitor beta, de forma detalhada, mostrará para você
furos na narrativa, sugestão de mudança de personagens e outras possíveis mudanças que poderão agregar em muito na sua obra.
Você pode ter como leitor beta um profissional, que será remunerado por isso, ou algum amigo próximo que conseguirá te passar de forma sincera as impressões do livro.
Este ponto é uma consequência de expor o seu original a um terceiro. Há leitores que disponibilizam o livro para leitura somente quando este já está publicado. O medo de receber feedbacks negativos é um dos motivos. Por mais que possamos ficar tristes com fortes críticas, temos que entender que esta etapa é essencial para que a publicação final seja a melhor possível. Logo,
não tenha medo de mostrar seu livro.
8. Não ter/acompanhar blogs literários
Os bons blogs literários são atualizados regularmente e ofertam centenas de conteúdos riquíssimos para leitores e escritores. Inclusive, recomento
VOCÊ escritor a ter o
seu próprio blog literário. Além de ser uma excelente
estratégia digital para criação de
audiência e
autoridade, escrever com recorrência fará com que você desenvolva a sua escrita. Para ajudar você nessa busca por blogs literários, segue uma pequena lista:
E, claro,
não poderia deixar de recomendar o meu próprio blog! Aqui, você encontra centenas de conteúdos sobre escrita, dica de publicação, resenhas de livros, biografia de autores e muito mais.
Nós somos os blog que mais cresce no Brasil.
O que achou desse
top 8 erros que você não deve cometer? Me conta aqui nos comentários e até o próximo texto!.