Juliano Loureiro • nov. 23, 2021

Compartilhe este artigo:

Para quem gosta de uma leitura aterrorizante, nomes como de Stephen King, Clive Barker, Edgar Allan Poe, Lovecraft são quase cânones. Mas e aí eu te pergunto: escritores nacionais de terror, quais você conhece?


Inúmeros são os motivos para termos acesso bem mais fácil a grandes escritores estrangeiros, o que muitas vezes esconde uma rica literatura nacional. São muitos, mas muitos mesmo, os autores brasileiros de terror que estão em busca do seu lugar ao Sol.


Para que a gente possa valorizar o que é nosso, vou dar início a uma lista de autores nacionais de terror e suspense. Espero que você curta e torço para que você já tenha lido algum deles, se ainda não, que tal aumentar a sua lista de leitura de 2022 com alguns nomes brasileiros?


Vamos lá, então! Conheça alguns escritores brasileiros que vão dar um frio na espinha e causar calafrios literários.

1. Raphael Montes

raphael-montes

Para puxar a nossa lista, um dos autores mais renomados da literatura brasileira contemporânea, mesmo seguindo uma linha não tão popular que é o suspense.


Raphael Montes é carioca e apesar do burburinho em torno do seu nome ter ficado mais efervescente por causa da série Bom dia, Verônica, da Netflix, não é de hoje que Montes está marcando seu nome no hall dos grandes escritores brasileiros de terror. 


Aliás, Raphael Montes é cheio de curiosidades, como por exemplo o fato de Bom dia, Verônica ser assinado por Andrea Killmore, um pseudônimo do autor junto com outra escritora de suspense e crime, Ilana Casoy. Apesar da veia do terror e suspense, Montes também já assinou os roteiros de algumas produções da TV Globo.

Principais obras de Raphael Montes

  • Suicidas (2012);
  • Dias Perfeitos (2014);
  • O Vilarejo (2015);
  • Jantar Secreto (2016);
  • Bom dia, Verônica (2016) - como Andrea Killmore em parceria com Ilana Casoy;
  • Uma Mulher no Escuro (2019).


Quer saber mais sobre Raphael Montes e algumas de suas obras, confira o que já publiquei sobre o autor,
aqui mesmo no blog!

2. André Vianco

andre-vianco

Para quem já está há mais tempo por dentro da literatura nacional de terror, com certeza já se deparou e conhece a obra do paulistano André Vianco.


Vianco já tem um tempo de estrada, para você ter ideia, seu primeiro livro publicado, lá em 1999,
Os Sete tornou-se um best seller nacional e referência quando falamos de autores e livros nacionais de terror. Nessa história, que posso garantir que tem muitas reviravoltas e muito sangue, uma caravela portuguesa naufragada é encontrada no litoral brasileiro.


Os mergulhadores encontram dentro do navio sete cadáveres - que descobrirão serem vampiros  - em perfeito estado de conservação. E como ninguém gosta de ser acordado repentinamente, esses vampiros vão mostrar o que há de pior nestes seres das trevas.


Esse foi apenas o primeiro trabalho de Vianco, depois disso são mais de
20 livros publicados, incluindo algumas ficções científicas, histórias em quadrinhos e obras literárias infantis (com uma pitadinha de terror também)!


André Vianco também atua como roteirista e diretor de cinema e TV. Como curiosidade, codirigiu o curta-metragem A Flor, em 2006, escrito por Marisa Samogin e inspirado no conto de Carlos Drummond de Andrade Flor, Telefone, Moça.

Algumas obras de André Vianco

  • Os Sete;
  • O Senhor na Chuva;
  • Sétimo;
  • O Vampiro-Rei - Volumes 1 e 2;
  • Trilogia O Turno da Noite (Os Filhos de Sétimo, Revelações e O Livro de Jó);
  • O Caso Laura;
  • Vampiros do Rio Douro - Volumes 1 e 2 (histórias em quadrinhos);
  • O Turno da Noite - Escuridão Eterna (histórias em quadrinhos);
  • Zumbi: O Terrível Ataque das Rãs do Nepal (literatura infantil)
  • Bruxa: Um Feriado Assombroso na Floresta (literatura infantil)
  • Vampiro: Uma Tenebrosa Noite de Sustos, Doces e Travessuras (literatura infantil).

3. Cesar Bravo

cesar-bravo

Cesar Bravo pode parecer um escritor ainda novato para o grande público, mas no que possamos chamar de cena independente, Bravo já vem há algum tempo causando calafrios nos leitores e até chamando atenção de autores consagrados para suas obras e mente sombria.


Uma curiosidade sobre esse escritor nascido em Monte Alto (São Paulo) é que suas obras têm como cenário a cidade paulista fictícia de Três Rios. Algo bem ao estilo Stephen King e seu Maine, não é mesmo?


Bravo começou como todo autor nacional de terror, escrevendo seus textos de forma independente, publicando em revistas especializadas e, por conta própria,
publicando de forma gratuita pela Amazon. Porém, suas histórias começaram a despertar o interesse dos leitores e de grupos e fóruns especializados em literatura de terror. Em 2013, Cesar Bravo ganhou o Prêmio FNAC Novos Talentos da Literatura, o que levou à uma publicação pela Editora Novo Século.


E aí, em 2016, um salto enorme na carreira: seu primeiro livro publicado pela Darkside Books,
Ultra Carmen. Depois disso, ainda vieram: VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue e DVD: Devoção Verdadeira a D., finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Romance de Entretenimento.

4. Rodrigo de Oliveira

rodrigo-de-oliveira

O paulista Rodrigo de Oliveira é um grande fã de Romero e seus zumbis, facilmente percebido na sua série As Crônicas do Mortos. O mais legal é que, segundo o próprio autor, a ideia de escrever os 7 livros da série surgiu após um pesadelo. Agora, imagine o quão tenso deve ter sido esse sonho para resultar em uma das melhores obras nacionais de terror e de zumbis!


Para quem é fã de A Madruga dos Mortos e The Walking Dead é mais que recomendável a leitura da saga, os livros são:


  • O Vale dos Mortos;
  • A Batalha dos Mortos;
  • Elevador 16;
  • A Senhora dos Mortos;
  • A Ilha dos Mortos;
  • A Era dos Mortos - Parte 1;
  •  A Era dos Mortos - Parte 2.

5. Cláudia Lemes

claudia-lemes

Cláudia Lemes é “a braba” como falam os jovens. Se analisarmos somente as publicações por editoras, Lemes seria uma das mais novas escritoras brasileiras de terror. Mas, desde 2015, quando Eu Vejo Kate foi publicado pela Editora Empíreo, Cláudia mostrou o porquê ser considerada um dos principais nomes da literatura de suspense e terror nacional.


Vou dar uma pincelada no currículo da autora e você vai me dizer se não há motivo para tal consideração:


  • começou a escrever aos 13 anos (hoje a autora tem 42 anos);
  • Eu Vejo Kate foi publicado, primeiramente, de forma independente em 2014. Ao ser relançado pela Ed. Empíreo, a tiragem esgotou-se rapidamente;
  • criou e começou a ministrar cursos sobre a escrita para escritores e editores;
  • fundou, em 2017, a Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST). A presidiu por 2 anos;
  • criou, também, o Prêmio ABERST de Literatura;
  • foi responsável, em 2018, pela primeira versão brasileira do clássico da literatura policial, O Crime da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green;
  • no ano passado, 2020, fundou a Rocket Editorial;
  • também em 2020, vendeu os direitos de adaptação audiovisual do seu livro A Segunda Morte de Suellen Rocha.


Isso é só um resumo do currículo de Cláudia Lemes, agora, para conhecer mesmo a sua obra, só lendo. Talvez, as principais obras para conhecê-la sejam:


  1. Eu Vejo Kate - vol.1;
  2. Um Martini com o Diabo;
  3. Inferno no Ártico;
  4. Cartas no Corredor da Morte;
  5. A Segunda Morte de Suellen Rocha;
  6. Quando os Mortos Falam


Cinco grandes autores brasileiros de terror só para começar a sua aventura aterrorizante pela nossa literatura. Já conhece a obra de algum deles? Esqueci algum nome? Quem você quer ver nessa lista de escritores de terror? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência literária com a gente.

Além de ler, você gosta de escrever?

Agora, antes de você sair, eu tenho mais uma dica muito importante! Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: