Juliano Loureiro • jul. 25, 2020

Compartilhe este artigo:

É inegável que as redes sociais são excelentes  para divulgarmos nossas obras e podem ser essenciais para o seu sucesso como escritor. Todavia, há alguns comportamentos que devemos evitar. Seja através do WhatsApp, Instagram ou Facebook, a lista abaixo traz dicas de comportamentos que você deve evitar nas redes sociais.


Vamos lá?

1 - Tenha cuidado com seus dados pessoais

Infelizmente, há pessoas terríveis conectadas esperando um deslize das pessoas como nós para invadir nossas contas e fazer sabe-se lá o que. Apesar de várias formas de segurança e recuperação de senha, por exemplo, o ideal mesmo é não ter que passar por situações delicadas quanto à segurança.


Recomendo trocar a senha de acesso de suas redes sociais periodicamente e não utilizar senha simples, como "123456" ou o próprio nome. Além disso, evite conectar em celulares ou computadores de terceiros, afinal, pode acontecer de você esquecer de desconectar, ou, o aparelho salvar a senha.

2 - Evite abordar assuntos polêmicos

Em vários aspectos, as redes sociais podem ser comparadas aos mais diversos cenários de guerra. É o local perfeito para discórdia. Portanto, recomenda-se não publicar ou comentar assuntos polêmicos, como: política, religião, futebol.


Temáticas das quais você não domina ou não faz parte, também devem ser evitadas. Ex: se você não faz parte de alguma minoria (Negra, LGBTQI+ etc) evite expressar opiniões sobre o assunto, a não ser que você seja um estudioso/especialista nestas áreas.


Saiba que, ao expressar uma opinião pessoal na rede social do seu negócio, automaticamente este será o posicionamento da sua empresa, o que pode acarretar em complicações comerciais.

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

3 - Seja cordial e evite discussões

Criar debates é fundamental no meio digital. Todavia, ser cordial  é igualmente fundamental. O que move o engajamento da sua rede social são justamente os debates e interações que as pessoas fazem em suas publicações.


E, provavelmente, parte das pessoas que estão conectadas a você via redes sociais não o(a) conhecem pessoalmente. Logo, qualquer tipo de discussão ou falta de empatia pode criar reações negativas em parte da sua audiência. Claramente não é isto que você quer, não é mesmo?!

4 - Não misture assuntos pessoais à conta comercial

Ter uma conta comercial é uma boa estratégia para não misturar as ações do seu negócio à sua vida pessoal. Se uma pessoa segue um perfil corporativo, é porque ela quer ver conteúdos relacionados à empresa. Além disso, acredito eu, é muito importante termos privacidade com nossa vida pessoal.


Mostrar como é o seu processo criativo ou uma foto escrevendo pode ser positivo para a sua audiência. O excesso deve ser evitado.

5 - Publicar conteúdos irrelevantes

Produzir conteúdos relevantes é uma tarefa mais difícil do que a maioria das pessoas imagina. E, com frequência, mais difícil ainda. O ideal, para ser sempre relevante, é preparar previamente um calendário editorial e, se possível, utilizar alguma ferramenta de gestão de redes sociais.


O trabalho é intenso por alguns dias, mas que garante uma tranquilidade e recorrência por semanas. Com isso, sobra mais tempo para preparação de conteúdos relevantes.


Chegamos ao fim do artigo. Gostou das 5 dicas apresentadas? Comente abaixo como você utiliza as redes sociais para divulgar o seu livro ou o seu trabalho. Até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

utilizando-inteligencia-artificial-para-escrita-de-livros-possibilidades-impactos-e-aspectos-legais
Por Juliano Loureiro 21 abr., 2024
Este artigo explora como a IA está sendo utilizada na escrita de livros, os impactos desta tecnologia na literatura e os desafios legais que emergem. E se você é escritor, certamente este texto é para você. Vamos lá? Boa leitura!
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: