Juliano Loureiro • set. 25, 2021

Compartilhe este artigo:

Stephen, Tabitha e Owen King mais Joe Hill, o que esses nomes têm em comum? Talvez, para alguém mais desligado, são apenas 4 escritores. O fato de serem uma família, pai e mãe com seus 2 filhos diz muito sobre talento ser hereditário. Ao menos, com a família King não vejo argumentos contrários a isso.


O
Mestre do Terror, obviamente é o carro chefe, digamos assim, é a marca maior da família. Mas o que talvez Stephen King não pudesse imaginar é que ele e Tabitha fossem constituir uma família literária. A única exceção à regra familiar ‘kinguiana’ é Naomi King, que não seguiu carreira literária.


Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa família que tem um lugar cativo nas estantes e bibliotecas dos amantes do terror, fantasia e suspense? Vamos começar com quem foi responsável pelo sucesso da família!

Tabitha King

tabitha-king

Aposto que você achou que o mais importante seria Stephen King. Bem, de certa maneira, a carreira do patriarca é mais consolidada, mas quem é fã de Stephen sabe que se não fosse por Tabitha, muito provavelmente, a gente não conheceria o Mestre do Terror.


A história mais famosa envolvendo Tabitha foi o resgate dos rascunhos de
Carrie, o primeiro romance de Stephen King, que o autor simplesmente descartou, jogou fora de verdade, não me recordo se por não está gostando ou outra coisa. Mas, no final das contas, Tabitha mandou Stephen resgatar o que jogou fora e terminar a obra. O resultado final é o que já sabemos, Carrie tornou-se o primeiro grande sucesso do Stephen (inclusive, um dos meus livros favoritos, obrigado Tabitha!).


Mas é claro que Tabitha é muito mais do que a mãe dessa família talentosa, ela tem também sua veia artística e já tem algumas obras de destaque, inclusive lançada pela
Darkside, uma das principais editoras brasileiras quando falamos de terror  e suspense.


Tabitha nasceu no Maine, em 24 de março de 1949. Casou-se com Stephen King em 7 de janeiro de 1971. 10 anos depois, ela lançava o seu primeiro livro
Small World. No Brasil, o livro chegou ainda nos anos 80 como As Miniaturas do Terror e, acabou virando uma raridade no mercado. Mas, a Darkside, em 2019 trouxe novamente para o mercado, agora com o nome de Pequenas Realidades.


Obviamente, o trabalho de Tabitha ainda sofre uma injusta comparação com o trabalho de Stephen King, mas
Tabitha tem um leque maior, digamos assim, de escrita. Ela trafega facilmente entre o suspense, a ficção e o terror, mas também escreve contos e poesias.


Ela escreveu dez romances, sendo que dois não foram publicados, dois trabalhos de não ficção, seis contos, cinco poemas e um roteiro de televisão. Mas é claro que não poderia faltar um trabalho em parceria com o marido, não é mesmo? Em 2004, Tabitha e Stephen assinaram o roteiro de um episódio da série Kingdom Hospital, baseada na minissérie dinamarquesa The Kingdom - de Lars Von Trier.

Owen King

owen-king

Owen Philip King nasceu em 21 de fevereiro de 1977, no Maine, e começou a demonstrar o interesse na literatura, no ensino médio (high school).


O seu primeiro trabalho como escritor foi um livro que reunia pequenos contos de sua autoria.
We’re All in This Together foi lançado em 2005 e era composto por 3 contos e uma novela. O seu primeiro romance, Double Feature, viria a ser publicado somente em 2013, mas enquanto isso, muitos de seus contos eram publicados em diversos jornais, como One Story e Prairie Schooner.


O maior sucesso de Owen - até o momento - é um trabalho em parceria com seu pai: Belas Adormecidas, de 2017. Além da literatura, Owen King também trabalhou para a televisão, como por exemplo, na adaptação do romance The Great and Secret Show, de Clive Barker e, como de se imaginar, esteve na produção da adaptação de The Stand - obra de seu pai -, para a CBS, escrevendo, inclusive, um novo final para a minissérie, junto com seu pai.

Joe Hill

joe-hill

O filho mais famoso do relacionamento Stephen e Tabitha, Joseph Hillström King, nasceu no dia 3 de junho de 1972 e já tem uma carreira literária bem sólida, podemos dizer.


Joe Hill é o King com um trabalho mais semelhante ao do seu pai, a começar pela escolha de usar um pseudônimo Joe começou a carreira sem se revelar ao mercado, optando apenas para contar ao mundo que era um King quando já tinha ganho um
Bram Stoker Award de Melhor Coletânea de Ficção e o British Fantasy Award pela obra Fantasmas do Século XX, de 2005, simplesmente a sua obra de estreia.


Esses foram apenas os dois primeiros prêmios de Joe Hill, que tem ainda um
Bram Stoker Award de Melhor Primeiro Romance (por A Estrada da Noite, de 2007), dois British Fantasy Awards como Melhor Revista em Quadrinhos ou Graphic Novel (por Locke & Key, em 2009 e 2012) e um Eisner Awards, como Melhor Escritor de HQs (2011).


Parcerias com o pai não faltam, mas se você quer saber mais sobre esses trabalhos e sobre a vida de Joe Hill, convido para a leitura do texto:
Joe Hill: conheça o autor que seguiu os caminhos do pai no terror, que está publicado aqui, no Bingo!

Stephen King

familia-king

Stephen Edwin King, nasceu em 21 de setembro de 1947 e, muito provavelmente, não imaginava que se tornaria um cânone do terror e, melhor ainda, constituiria uma família tão talentosa. Bem, o que temos para falar sobre Stephen King que ainda não foi dito neste blog?


Como sempre eu digo, a melhor forma de se conhecer um autor é através das suas obras e, por aqui você tem:



Com esses dois conteúdos, você já está apto a entender o universo do Mestre. Mas temos algumas curiosidades:


  • segundo a Wikipedia, Stephen King  já vendeu mais de 400 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países;
  • é o 9º autor mais traduzido do mundo;
  • ele jogou Carrie, no lixo, literalmente. Tabitha que o convenceu a terminar a obra;
  • logo após o sucesso de Carrie, Stephen King tornou-se um alcoólatra, com séria dependência da bebida e de outras drogas;
  • Jack Torrance, personagem icônico de O Iluminado, foi inspirado no próprio autor;
  • o escritor largou os vícios nos anos 80 e, desde então, está sóbrio;
  • Stephen e Tabitha mantém a Fundação Stephen e Tabitha King de apoio à arte, no estado do Maine. 


A família King é realmente uma família literária e artística. O que será que tem de tão especial na água do Maine, hein?!


Agora, quero saber de você: conhecia todos os membros King? O que você já leu, além de Stephen? Indique para gente, nos comentários.


Mas, antes disso, eu tenho uma dica muito importante!


Você, além de leitor, aventura-se pela escrita? Deseja que seus textos e livros estejam em listas juntos aos King?


Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: