Juliano Loureiro • set. 05, 2021

Compartilhe este artigo:

As distopias estão geralmente associadas às ficções científicas e temos inúmeras obras incríveis de grande sucesso, como: Eu sou a Lenda, de Richard Matheson, e O Conto da Aia, de Margaret Atwood. O meu romance, Lucas: a Esperança do Último, também é uma distopia, que também é pós-apocalíptica (uma das vertentes bastante exploradas).


Como você já pode imaginar, eu sou um grande fã deste sub-gênero da ficção científica. E se você também tem o objetivo de escrever sobre, deve estar pensando como fazer isso. Perguntas tipo: "como estruturar as ideias?" e "como criar um ambiente distópico?", são dúvidas comuns e sobre isto que falaremos hoje.


Continue a leitura para saber como escrever uma distopia incrível e realista.

Etapas antes de escrever a sua história

Escrever um livro, independente de qual temática você escolha, deve seguir algumas etapas básicas e essenciais, relativas à estruturação e organização. Inclusive, no artigo Como estruturar um romance?, eu explico com detalhes quais são estas etapas. E aqui listo em suma, veja:


  • Definir: pensata, storyline, sinopse, argumento e escaleta;
  • topificação de capítulos;
  • criação do seu universo;
  • ficha de personagem;
  • criar pontos-chave, conflitos.

Inspire-se em medos e situações reais

No imaginário do escritor, uma distopia é um futuro possível para a nossa atual sociedade. A violência, o consumo exagerado de recursos naturais ou até mesmo uma pandemia, problemas reais, podem ser o gatilho para um mundo distópico, que será potencializado pela ficção. 


A inspiração em situações reais traz um ar de realidade à história criada pelo autor. Com isso, vem o medo: "será que isso poderá ocorrer algum dia?"

cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

Perguntas chave para a criação da sua história

Fazer um autoquestionamento sobre como deveria ser a sua história pode ajudar a criar uma narrativa interessante e suficientemente envolvente para o leitor. Veja abaixo algumas dessas perguntas:

Quais os problemas enfrentados no seu dia a dia?

Problemas cotidianos são superados por nós diariamente. Mas e se esses problemas fossem agravados a ponto de gerar uma crise mundial? Exemplo: dificuldades com conexões na internet. Super comum não é mesmo? Mas e se a internet acabar e ficarmos sem conexão eternamente?


Um problema desta magnitude certamente desencadearia inúmeros problemas e quem sabe até guerras.

O que você tema que aconteça no futuro?

Nós sempre nos questionamos como será o nosso futuro ou qual o futuro queremos para os nossos filhos. E criar uma história que aborda justamente os nossos medos cria tensão, insegurança e outros sentimentos nos leitores.

Como você imagina um mundo distópico?

Faça uma reflexão sobre como você imagina o planeta Terra daqui a 100 anos. Quantos seres humanos existirão? Qual o limite da tecnologia? Recursos naturais serão cada vez mais escassos? Essas perguntas aguçam a criatividade para a criação do seu universo distópico.

Quais os maiores desafios enfrentados pelo protagonista?

Uma boa história, não só distopias, possuem grandes personagens. Para isso, é importante construir um bom protagonista e bons secundários. Aqui no blog, eu já falei sobre ficha de personagem, uma etapa importante no processo de estruturação do seu livro.


Você deve conhecer muito bem quem são seus personagens. Aspectos físicos e psicológicos, o que gostam de fazer, personalidade, e diversos outros dados que farão o seu leitor a se identificar com ele.

cta-juliano
cta-juliano

Como superar estes desafios?

Já que estamos falando de distopias, estamos falando sobre desafios e geralmente esses desafios são bem maiores que os enfrentados hoje em dia.  A falta de alimentos ou água. Doença mortal, violência extrema e a banalização das mortes. Muitos são os obstáculos enfrentados em uma distopia. E cabe ao autor driblar tudo isso em uma história envolvente.

Considerações finais

Estruturar e escrever uma história de ficção segue relativamente o mesmo caminho, independente do sub-gênero escolhido. Porém, assim como em uma fantasia a ambientação dos cenários é bastante explorada, em uma distopia alguns elementos também são mais marcantes, como os conflitos profundos, muitas das vezes entre o protagonista consigo mesmo.


Cabe a você, escritor, definir, com a ajuda das perguntas acima, qual o caminho você quer tomar com a sua história. Agora, me diz nos comentários o que você achou do texto e se planeja escrever uma distopia. Até!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: