Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 24 de janeiro de 2022

Compartilhe este artigo:

É bastante comum confundirmos trama com história, premissa com narrativa e, muitas vezes, todos esses conceitos. Por vezes, falamos  da "história de um livro" ou a "narrativa de um livro" sem ao menos saber qual o significado desses termos.


Ok, esses erros são bem comuns e eu também errava com frequência. No texto de hoje, explicarei o significado de premissa, história, narrativa e trama. Assim, você poderá discutir melhor sobre um livro e até mesmo um filme. Entendendo essas terminologias também será importante na estruturação do seu livro.


Sem mais delongas, vamos para a explicação. Boa leitura!

O que é premissa, história, enredo e narrativa

Muitas das vezes a história acaba sendo o fator de convencimento para lermos um livro, porém, quase sempre esta terminologia é utilizada equivocadamente. Veja como utilizar corretamente cada termo.

Premissa

A premissa pode ser entendida como a motivação inicial de uma história. Pode ser uma incomodação, pergunta, problema ou qualquer fagulha para um determinado objetivo. A premissa também é conhecida como pensata. Inclusive, o termo pensata é mais utilizado para histórias literárias. Já o termo premissa é mais utilizado nas criações cinematográficas.


A premissa (ou pensata), não define como a história é ou como a narrativa será construída, mas serve de guia para que o autor nunca se perca sobre o que ele está falando. Abaixo, veja a premissa dos meus livros:


Lucas: a Esperança do Último

Premissa:  Solidão e esperança. Como se manter vivo em situações extremamente adversas?


Antônio e o tempo:

  • Premissa: O que você faria se pudesse parar o tempo?
cta-quero-escrever
cta-quero-escrever

História

A história conta um pouco mais de detalhes sobre um livro, mas ainda sem muitos detalhes e aprofundamento. A história foca nos problemas e objetivos dos protagonistas, bem como especificidades e obstáculos enfrentados. Ou seja, na história contamos o que realmente acontece.


A história dá mais detalhes sobre a ideia levantada na premissa. Outra terminologia utilizada para história nas criações literárias é storyline. Veja abaixo o storyline do meu livro Lucas: a Esperança do Último:


"Ano de 2042. Lucas e Félix, humano e gato, são os únicos moradores de Nova Del Rey, após a Grande Extinção que ocorreu 23 anos atrás. Após descobrir que há outras pessoas vivas na cidade, decidem partir em uma jornada até Rio108 em busca de respostas, sem saber o que os esperam".

Enredo

O enredo também é chamado de trama ou plot e pode ser entendido como uma série de ações e eventos da história se conectam. É a junção de fatos que fazem uma determinada situação ir de um ponto para o outro da história. É o porquê as coisas acontecem.


O enredo é importante, pois é o conteúdo onde se constrói a narrativa, com situações vividas pelos personagens durante o desenrolar de uma história. O enredo também pode ser entendido como é um dos elementos da estrutura de um romance, de uma novela ou de um conto.


No enredo, devemos ter:


  • Situação inicial: é como a introdução. Somos apresentados aos personagens, tempo e espaço. Obviamente, não é uma obrigatoriedade todos esses elementos aparecerem no início, mas é a situação mais comum;
  • conflito: após estarmos localizados na história, falta sabermos “o que aconteceu” para dar origem a história. É o acontecimento que dará início às ações dos personagens;
  • desenvolvimento: tudo o que acontece na tentativa de se solucionar o conflito;
  • clímax: como dizem por aí, é quando o “bicho tá pegando”. Há um alto ponto de tensão e emoção;
  • desfecho: finalmente, somos apresentados à solução do problema e à resposta dessa solução.
cta-juliano

Narrativa

A narrativa é a cereja do bolo. É a melhor forma de se falar de um livro, afinal, é a junção da história (o que acontece) com o enredo (o porquê acontece). Ou seja, é a forma "romantizada" de se falar de um livro. Na narrativa, acrescentamos elementos importantes da visão do autor, como o ponto de vista de narração, o porquê algo acontece em determinado lugar e demais informações relevantes para o leitor (inclusive spoilers).


Na narrativa, temos alguns elementos que devem fazer parte dela e eu falo com detalhes no artigo: Quais são os elementos de uma narrativa? E como usá-los?


Resumidamente, uma narrativa dele ter: enredo, tempo, espaço, ação, narrador e personagens.

Considerações finais

Da premissa até a narrativa, o escritor percorre praticamente todos os pontos fundamentais da estruturação de um livro, principalmente dos livros do gênero narrativo. Com toda essa estruturação criada, escrever um livro torna-se algo bem mais tranquilo.


É bem verdade que eu já expliquei todas essas terminologias em outros blogposts, porém, nunca com esses termos populares. Como disse, a premissa na literatura também é conhecida como pensata. E história também é conhecida como storyline. O importante, independente do termo, é saber criar e entender a sua importância.


Chegamos ao fim do nosso artigo. E antes, gostaria de sugerir para você o e-book gratuito: Como estruturar um romance.


E você? Como está a estruturação do seu livro? Conte-me aqui nos comentários e até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG