Juliano Loureiro • jul. 31, 2021

Compartilhe este artigo:

Ninguém imagina que a pandemia trouxesse tamanho impacto na nossa rotina de trabalho. Tivemos que nos adaptar e por meses não podíamos sair de casa para trabalhar.  O trabalho remoto, ou home-office, foi a opção para manter a produtividade de vários profissionais, inclusive os escritores. 

 

Além disso, situações cotidianas que agora são nomeadas como "o novo normal" são, na verdade, reflexos da nossa adaptação às diversas situações que antes eram naturais e muitas vezes imperceptíveis por nós. 

 

Espaços corporativos que já nem existem mais vão continuar aderindo a este modelo, e tão pouco apresentam previsões quanto a volta desses espaços físicos. O trabalho remoto se tornou uma realidade duradoura (e até definitiva) para muitos profissionais, inclusive escritores. 

 

Sabemos que nem todas as pessoas são a favor ou se adaptaram a este modelo da melhor forma. Outros problemas surgiram e mais uma vez a prioridade é sanar as principais dificuldades e aproveitar as ferramentas que temos para alcançar mais produtividade, organização e disciplina.


Veja neste artigo como ser mais produtivo, trabalhando em casa, através de algumas ferramentas. Boa leitura!

O que é trabalho remoto?

Toda e qualquer pessoal que realiza tarefas fora do local físico de uma empresa está inserido no modelo de trabalho remoto.


É claro que não vale para todos, e nem mesmo todas as profissões permitem esse modelo de trabalho. Como por exemplo, funções com operação de maquinário, profissionais da saúde, entre outros. Mas é bom possível este modelo para os escritores que dedicam integralmente, ou parcialmente, suas horas de trabalho no ofício.

 

O trabalho remoto com o uso de ferramentas de comunicação e tecnologias, suas funções também são possíveis de serem exercidas fora do ambiente corporativo. Mas, neste caso, geralmente o ambiente externo é o próprio lar.

 

Forçadamente tivemos uma alta nesse modelo de trabalho, já que fomos surpreendidos pela pandemia e, como consequência dela, a crise financeira. Foi a partir deste momento que passamos a ter mais contato com as palavras teletrabalho ou home office

 

Entre os escritores, as preferências se dividem: enquanto uma parte não gosta e não se adapta ao modelo de trabalho remoto, outra parte deseja essa flexibilização do trabalho e comprovam que esse modelo pode gerar muitos ganhos. 

 

Porém, para as pessoas que trabalham para outra empresa, estas que aderem ao modelo home office precisam estar atentas aos horários e cumprimento de agendas, afinal, é fato que o modelo de trabalho remoto pode afetar a produtividade dos colaboradores. 

 

O ideal é encontrar equilíbrio entre gestão e as demandas para que tudo ocorra tranquilamente.

Ferramentas para facilitar o dia a dia

As ferramentas citadas abaixo podem otimizar bastante o trabalho em casa, organizando tarefas e facilitando a conexão com outras pessoas.

1 - Slack

O Slack é um grande aliado quando o assunto é comunicação entre pessoas, mas sem a informalidade do whatsapp e sem a postura formal dos encontros presenciais. Imagine um escritório virtual! 

 

É possível conversar com uma ou mais pessoas em salas separadas sobre diversos assuntos que envolvem a sua empresa. E você, escritor, sabe que o WhatsApp pode não ser a melhor alternativa para conversas com leitores beta, freelancers etc. As conversas se perdem e misturam com mensagens pessoais.


O ideal mesmo é unir todos os envolvidos na produção do seu livro em uma única plataforma, e deixar com que os assuntos aconteçam ali. Além disso, o Slack possui integração com diversas ferramentas, como o Google Drive.

2 - Asana

O Asana é um organizador de tarefas diárias e permite diminuir a quantidade de e-mails trocados, evitando a confusão de informações que podem se perder entre os e-mails. 

 

Lá é possível dividir tarefas com prazos e níveis de prioridade, além de proporcionar uma visão ampla e mais organizada de todas as demandas de acordo com o calendário mensal. 

3 - Trello

Essa plataforma é bem popular para aqueles que gostam de quadros de organização e gerenciamento de tarefas, seja individual ou em equipe. 

 

Os quadros contêm objetivos e são distribuídos entre colunas. Além disso,  é possível organizar as suas demandas por meio da customização. 

 

É uma plataforma fácil e mesmo gratuita ela permite muitas funções com informações sobre prazo de entrega, objetivos e responsabilidades de cada colaborador.

4 - Zoom

Por fim, e não menos importante, o Zoom. Essa plataforma permite que videoconferências sejam realizadas com 2 até 500 pessoas simultâneas. 

 

Mas, se caso você queira outro tipo de reunião como webinars, a plataforma permite até 10 mil pessoas. A possibilidade de compartilhamento de textos, arquivos e apresentações é uma das grandes vantagens já que essa ferramenta lida bem com as quedas de conexão. 

 

Outro forte são os recursos de picture-in-picture onde os participantes ficam no canto da tela ao minimizar, e a função quadro branco que oferece mais uma opção de comunicação. A versão gratuita permite até 100 participantes em 40 minutos.

Conclusão

Para uma parte dos escritores o trabalho remoto é possível, e com ferramentas empresariais de gestão, fica ainda mais fácil fazer com que ele funcione de verdade. 

 

Vale lembrar que as ferramentas de gestão para o home-office são aliadas, e é importante que a comunicação seja sempre agradável, saudável e compreensiva, principalmente à distância. 

 

Incentivar a autogestão dos profissionais controlando suas respectivas jornadas de trabalho, além de orientar os cuidados adequados para um local de trabalho mais produtivo, também faz parte desse novo modelo. 

 

Na era digital, aplicar novas tecnologias é mais do que necessário, não é mesmo? Todas essas mudanças modificaram a forma com que fazemos negócio.

 

E, claro, neste cenário, o Marketing Digital que já era necessário hoje se torna essencial. Aqui no blog Bingo, temos uma categoria no blog somente sobre este tema. Leia mais e aprenda como sair na frente na divulgação do seu livro.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: