Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 30 de julho de 2021

Compartilhe este artigo:

Você concorda que o aprendizado vai muito além da sala de aula? Quem estuda marketing sabe que é preciso buscar vários tipos de recursos para se tornar um expert no assunto, pois além de abrangente, sempre há o que estudar. O meio mais usado pelos diversos profissionais , além da experiência do dia a dia, é a leitura. Por meio dos livros de marketing, é possível complementar o conhecimento já adquirido em sala de aula. 


Ou seja, se você deseja aprimorar os seus conhecimentos e ser um escritor completo e pronto para encarar o mercado editorial, conte com os livros. Inclusive, a cada ano, dezenas de livros são lançados com atualizações e novidades no mundo do mercadólogo. 

 

E, para o blogpost de hoje, recomendaremos alguns dos melhores livros para você aprender mais sobre marketing.

Marketing de conteúdo: a moeda do século (Rafael Rez)

marketing-de-conteudo

O livro de Rafael Rez é direcionado para aqueles que querem entender como expandir um negócio no mundo digital. Como se sabe, nos tempos de hoje, a presença digital é muito importante para qualquer empresa, pois uma boa estratégia é capaz de atrair mais clientes e aumentar vendas. 

 

Rafael Rez também escreve para quem quer se atualizar no mundo do marketing digital, visto que o livro foca no presente e no futuro do mercado, enfatizando que não há fim, está sempre evoluindo. 

 

A leitura se torna essencial para o escritor, pois mostra como trabalhar com quem já atua há anos no setor, além de tratar do marketing de conteúdo como um todo. Nessa questão, Rez aprofunda em tópicos como:

 

  • planejamento;
  • tráfego;
  • geração de leads;
  • vendas;
  • tecnologia;
  • ferramentas mais usadas hoje;
  • tendências para os próximos anos;
  • práticas;
  • produção de conteúdo;
  • métricas
  • e mais.

 

Essa jornada é capaz de levar qualquer pessoa a um mundo sem barreiras, contrastando o valor do dinheiro e do tempo. A promessa é de nunca mais ver o marketing da mesma maneira. 

Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)

marketing-4-0

O pai do marketing moderno ataca novamente! Para contextualizar, o autor é responsável por livros de grande sucesso como a transição do marketing orientado ao produto (1.0), o marketing focado no consumidor (2.0) e o centrado no ser humano (3.0), o qual mostra que produtos e culturas empresariais devem focar nos valores humanos para obterem sucesso.

 

Em Marketing 4.0, Philip Kotler inicia uma jornada explicando a transição do marketing tradicional para o digital. A leitura expõe a mudança que a tecnologia causou em nossas vidas, assim como o entendimento que as empresas precisam ter sobre o consumidor na era digital. A partir disso, é preciso adotar um novo conjunto de estratégias de marketing para ser bem sucedido. 

 

O autor explica: o mundo digital é constantemente mutável, além de ser complexo e altamente competitivo. Por isso, deve-se guiar o consumidor ao longo de uma grande jornada oferecendo uma experiência tão relevante a ponto de fidelizá-lo ao final de tudo.

Obrigado pelo marketing (Vítor Peçanha)

obrigado-pelo-marketing

Mais uma vez, um autor bate na tecla do marketing digital. Mas esse não é apenas mais um autor de livros de marketing. Vitor Peçanha é, na verdade, um dos principais nomes do marketing brasileiro e em Obrigado pelo Marketing, ele compartilha os conhecimentos técnicos e práticos que adquiriu ao longo de sua jornada na Rock Content. 

 

Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, ele expõe maneiras de se criar e executar estratégias de sucesso no marketing de conteúdo, e ainda explica a melhor maneira de usar blogs, redes sociais e e-mail focando, sempre, em resultados. 

 

Peçanha explica que o marketing de conteúdo para web ganha força quando a publicidade tradicional está falhando, pois o consumidor não quer ser obrigado a ver comerciais mais. A sociedade hoje escolhe quando e como consumir conteúdos e o marketing entra como uma estratégia para atrair tais consumidores a buscar informações sobre produtos e serviços. Ou seja, é preciso gerar valor para a audiência, ou o abismo será o mesmo em que a publicidade tradicional caiu. 

 

Em Obrigado pelo marketing, Vitor conta como conseguiu crescer em quatro anos com a Rock Content e compartilha suas metodologias para que outros possam aplicar em suas vidas profissionais.

 

Em nove capítulos, Peçanha foca na elaboração de um bom conteúdo textual, além da produção e distribuição de conteúdo para as redes sociais e como usá-lo para atrair clientes e otimizar resultados. 

Marketing na era dos dados: O fim do achismo (Rodrigo Nascimento)

marketing-na-era-dos-dados

Rodrigo Nascimento aborda a temática da desmistificação de que os profissionais de comunicação e marketing são de humanas. Isso porque a análise de dados no setor já não nos permite falar isso. Ou seja, o objetivo do livro é ensiná-lo a atuar no mercado de forma mais racional e exata, por meio de frameworks baseados na experiência do autor.

 

O conteúdo do livro é técnico e nos mostra que é essencial ser orientado por dados, sendo essa a tendência dos novos tempos de marketing. Dessa forma, há uma racionalidade maior para a criação de estratégias, assim como a aquisição de novos talentos e maior retenção de clientes, com mais assertividade nas tomadas de decisão. 

 

A premissa do livro é mostrar que fazer o marketing de anos atrás já não funciona mais, pois não há como obter resultados consistentes. Por isso, leia esse livro se quiser agir para aprender a vender com metas e objetivos certeiros, por meio de análises e dados. 

 

Quer aprender mais sobre o marketing digital? Acompanhe a sessão de marketing digital do nosso blog e fique por dentro das melhores práticas para redes sociais, produção de conteúdo e muito mais!

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-o-trello-pode-transformar-a-estruturacao-das-suas-historias
Por Juliano Loureiro 3 de julho de 2025
Como exatamente o Trello pode ser utilizado na estruturação de uma narrativa literária? E por que ele pode se tornar o melhor amigo do escritor?
publique-seu-livro-dicas-essenciais-para-novos-autores
Por Juliano Loureiro 26 de junho de 2025
Em 2025, as possibilidades para novos autores nunca foram tão amplas, graças à tecnologia, plataformas de autopublicação e comunidades literárias engajadas.
livros-obrigatorio-para-novos-escritores
Por Juliano Loureiro 19 de junho de 2025
Selecionei cinco livros publicados em português essenciais para quem quer mergulhar de cabeça no universo literário, seja para começar.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG