Juliano Loureiro • jul. 30, 2021

Compartilhe este artigo:

Você concorda que o aprendizado vai muito além da sala de aula? Quem estuda marketing sabe que é preciso buscar vários tipos de recursos para se tornar um expert no assunto, pois além de abrangente, sempre há o que estudar. O meio mais usado pelos diversos profissionais , além da experiência do dia a dia, é a leitura. Por meio dos livros de marketing, é possível complementar o conhecimento já adquirido em sala de aula. 


Ou seja, se você deseja aprimorar os seus conhecimentos e ser um escritor completo e pronto para encarar o mercado editorial, conte com os livros. Inclusive, a cada ano, dezenas de livros são lançados com atualizações e novidades no mundo do mercadólogo. 

 

E, para o blogpost de hoje, recomendaremos alguns dos melhores livros para você aprender mais sobre marketing.

Marketing de conteúdo: a moeda do século (Rafael Rez)

marketing-de-conteudo

O livro de Rafael Rez é direcionado para aqueles que querem entender como expandir um negócio no mundo digital. Como se sabe, nos tempos de hoje, a presença digital é muito importante para qualquer empresa, pois uma boa estratégia é capaz de atrair mais clientes e aumentar vendas. 

 

Rafael Rez também escreve para quem quer se atualizar no mundo do marketing digital, visto que o livro foca no presente e no futuro do mercado, enfatizando que não há fim, está sempre evoluindo. 

 

A leitura se torna essencial para o escritor, pois mostra como trabalhar com quem já atua há anos no setor, além de tratar do marketing de conteúdo como um todo. Nessa questão, Rez aprofunda em tópicos como:

 

  • planejamento;
  • tráfego;
  • geração de leads;
  • vendas;
  • tecnologia;
  • ferramentas mais usadas hoje;
  • tendências para os próximos anos;
  • práticas;
  • produção de conteúdo;
  • métricas
  • e mais.

 

Essa jornada é capaz de levar qualquer pessoa a um mundo sem barreiras, contrastando o valor do dinheiro e do tempo. A promessa é de nunca mais ver o marketing da mesma maneira. 

Marketing 4.0: do tradicional ao digital (Philip Kotler)

marketing-4-0

O pai do marketing moderno ataca novamente! Para contextualizar, o autor é responsável por livros de grande sucesso como a transição do marketing orientado ao produto (1.0), o marketing focado no consumidor (2.0) e o centrado no ser humano (3.0), o qual mostra que produtos e culturas empresariais devem focar nos valores humanos para obterem sucesso.

 

Em Marketing 4.0, Philip Kotler inicia uma jornada explicando a transição do marketing tradicional para o digital. A leitura expõe a mudança que a tecnologia causou em nossas vidas, assim como o entendimento que as empresas precisam ter sobre o consumidor na era digital. A partir disso, é preciso adotar um novo conjunto de estratégias de marketing para ser bem sucedido. 

 

O autor explica: o mundo digital é constantemente mutável, além de ser complexo e altamente competitivo. Por isso, deve-se guiar o consumidor ao longo de uma grande jornada oferecendo uma experiência tão relevante a ponto de fidelizá-lo ao final de tudo.

Obrigado pelo marketing (Vítor Peçanha)

obrigado-pelo-marketing

Mais uma vez, um autor bate na tecla do marketing digital. Mas esse não é apenas mais um autor de livros de marketing. Vitor Peçanha é, na verdade, um dos principais nomes do marketing brasileiro e em Obrigado pelo Marketing, ele compartilha os conhecimentos técnicos e práticos que adquiriu ao longo de sua jornada na Rock Content. 

 

Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, ele expõe maneiras de se criar e executar estratégias de sucesso no marketing de conteúdo, e ainda explica a melhor maneira de usar blogs, redes sociais e e-mail focando, sempre, em resultados. 

 

Peçanha explica que o marketing de conteúdo para web ganha força quando a publicidade tradicional está falhando, pois o consumidor não quer ser obrigado a ver comerciais mais. A sociedade hoje escolhe quando e como consumir conteúdos e o marketing entra como uma estratégia para atrair tais consumidores a buscar informações sobre produtos e serviços. Ou seja, é preciso gerar valor para a audiência, ou o abismo será o mesmo em que a publicidade tradicional caiu. 

 

Em Obrigado pelo marketing, Vitor conta como conseguiu crescer em quatro anos com a Rock Content e compartilha suas metodologias para que outros possam aplicar em suas vidas profissionais.

 

Em nove capítulos, Peçanha foca na elaboração de um bom conteúdo textual, além da produção e distribuição de conteúdo para as redes sociais e como usá-lo para atrair clientes e otimizar resultados. 

Marketing na era dos dados: O fim do achismo (Rodrigo Nascimento)

marketing-na-era-dos-dados

Rodrigo Nascimento aborda a temática da desmistificação de que os profissionais de comunicação e marketing são de humanas. Isso porque a análise de dados no setor já não nos permite falar isso. Ou seja, o objetivo do livro é ensiná-lo a atuar no mercado de forma mais racional e exata, por meio de frameworks baseados na experiência do autor.

 

O conteúdo do livro é técnico e nos mostra que é essencial ser orientado por dados, sendo essa a tendência dos novos tempos de marketing. Dessa forma, há uma racionalidade maior para a criação de estratégias, assim como a aquisição de novos talentos e maior retenção de clientes, com mais assertividade nas tomadas de decisão. 

 

A premissa do livro é mostrar que fazer o marketing de anos atrás já não funciona mais, pois não há como obter resultados consistentes. Por isso, leia esse livro se quiser agir para aprender a vender com metas e objetivos certeiros, por meio de análises e dados. 

 

Quer aprender mais sobre o marketing digital? Acompanhe a sessão de marketing digital do nosso blog e fique por dentro das melhores práticas para redes sociais, produção de conteúdo e muito mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: