Juliano Loureiro • ago. 13, 2020

Compartilhe este artigo:

O nosso slogan é: "Literatura todos os dias". E confesso que demorei em escrever este texto. Por mais que o conceito de literatura seja claro para a maioria das pessoas, acredito que este texto explicativo é indispensável para o blog BINGO. O que muitos não sabem, por exemplo, é que a literatura não tem necessariamente que falar sobre  e com palavras, e isso vou explicar mais para frente.



Me siga nas próximas linhas para saber o que é e ainda algumas curiosidades!

O que significa o termo literatura (etimologia)?

A palavra literatura tem origem no termo em latim littera, que significa letra. E a literatura é um conjunto de habilidades que uma pessoa tem de ler e escrever de forma correta, mas não necessariamente artística.

Qual o conceito de literatura?

A literatura é uma forma de manifestação da arte. E das mais antigas da humanidade, desde que o homem primitivo fazia suas pinturas rupestres nas paredes das cavernas. E esta forma de expressão de arte pode ser feita sobre um universo ficcional ou não.



De acordo com o canal no Youtube Lítera Brasil, a literatura pode ser definida como: "A arte da palavra, sobretudo, escrita". Podemos expressar a arte literária com uma revista em quadrinhos, em uma única palavra sequer, por isso a palavra "sobretudo" aparece entre vírgulas.


Por fim, segundo o crítico literário Afrânio Coutinho: "A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana."

A história da literatura estuda do ponto de vista cronológico todas as evoluções de estilo na escrita de um povo ao longo dos anos. No Brasil, a história da literatura é dividida da seguinte forma:



  • Quinhentismo: obras produzidas no primeiros anos de descobrimento do Brasil;
  • Barroco: obras produzidas por volta do século XVII, sob forte influência européia;
  • Arcadismo: ocorreu no século XVIII, durante parte do ciclo do ouro no Brasil. Obras líricas, satíricas e épicas, marcaram esse movimento;
  • Romantismo: importantíssimo para a evolução da nossa literatura, ocorreu no século XIX e teve como grandes nomes Gonçalves Dias e José de Alencar;
  • Realismo/Naturalismo: ocorreu nos anos finais do século XIX e teve como grandes nomes Machado de Assis e Aluísio Azevedo;
  • Simbolismo: movimento poético que ocorreu no final do século XIX;
  • Parnasianismo: movimento que buscava atingir o belo clássico por meio do apurado trabalho formal dos poetas;
  • Pré-modernismo: período que tivemos grandes nomes da literatura nacional, como: Monteiro Lobato, Lima Barreto, Euclides da Cunha e José Lins do Rego;
  • Modernismo: fundado em 1922, considerada como o início da Literatura Brasileira no século XX;
  • Literatura contemporânea: toda manifestação literária pós 1945.
cta-ebook-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Como falado acima, literatura pode ser entendido como a arte de compor textos. E cada um desses textos são construídos de formas diferentes. Podem ser metrificados ou não, curtos ou longos etc. Para separar e organizar as mais diferentes construções textuais, o filósofo grego Aristóteles criou o que hoje conhecemos como gêneros literários.


Os gêneros literários são conjuntos de textos com a mesma classificação conforme parâmetros da língua portuguesa. Ou seja, são textos com mesmas características, principalmente no que se refere à forma, discurso, contexto dentre outros aspectos formais.


Na concepção de Aristóteles, temos 3 grandes gêneros literários:


  • Gênero lírico: textos literários onde predominam a expressão de sentimentos e emoções, com uma subjetividade narrativa quase sempre em versos;
  • Gênero épico ou narrativo: características principais a presença de um narrador contando uma história real ou imaginária;
  • Gênero dramático: próprio para a encenação de suas histórias. Uma de suas particularidades narrativas é que as falas (vozes narrativas) são entregues aos personagens; atores que contam as histórias através dos diálogos ou monólogos.


A literatura é uma arte, e das mais belas. E agora que você já sabe sobre o conceito inicial, que tal navegar pelo blog e aprender mais ainda? Espero você nos próximos textos!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

pseudonimo-como-e-porque-autores-criam-nomes-para-nao-serem-descobertos
Por Juliano Loureiro 17 abr., 2024
Os pseudônimos são tão antigos quanto a literatura. Muitos dos maiores escritores da história publicaram seus trabalhos sob nomes que não eram os seus de batismo, criando personagens literários não apenas em suas obras, mas também em suas próprias identidades como autores.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: