Juliano Loureiro • set. 07, 2022

Compartilhe este artigo:

Você saberia dizer quais são as personalidades mais marcantes de todos os tempos? Difícil, não é? E se eu te perguntasse quem são os personagens inesquecíveis da literatura? Você seria capaz de me dizer?


Pode parecer uma tarefa impossível, primeiro porque eles não existem de verdade e, principalmente, porque a importância e relevância de um personagem literário variam conforme seu hábito de leitura. E não há nada de errado nisso.


Mas tive a ousadia de criar essa lista. Sim, eu
resolvi criar polêmica e enumerar os personagens mais marcantes da literatura. Mas, para não cometer injustiças, já aviso que não é uma lista definitiva, é só o começo de uma conversa, joguei uma ideia para a gente debater.


Os personagens listados aqui, a princípio, são aqueles que de certa forma exerceram - e exercem - uma
influência cultural, que fazem parte do imaginário literário e da cultura pop.


Já pode começar a pensar nos personagens que você julga como importantes, confira a minha lista e fomentaremos juntos essa singela homenagem.


Chega de conversa, uma boa leitura para você!

1. Capitu, de Dom Casmurro (Machado de Assis)

Para começar, uma personagem inesquecível da literatura brasileira. Quem não passou os últimos anos de escola ou prestou os primeiros vestibulares se questionando: traiu ou não traiu?


Protagonista da obra-prima de
Machado de Assis, Capitu carrega consigo não só a relevância para a nossa literatura, como também é centro do eterno embate sobre o ensino dos clássicos nas escolas. Enfim, uma conversa ínfima diante a importância da obra.

2. Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle)

O detetive mais famoso do mundo, inclusive, bem mais conhecido que seu próprio criador!


Sir Conan Doyle escreveu uma série de livros sobre o astuto investigador Sherlock Holmes e, junto ao inseparável Dr. Watson, tiveram seus nomes marcados na história da literatura mundial.


Holmes é um detetive de métodos ímpares com raciocínio rápido e lógico, além de um senso dedutivo incomparável.
Seu sucesso é tão estrondoso que até colocou Baker Street no hall de lugares mais conhecidos da literatura mundial. Inclusive, no local há o museu Sherlock Holmes.

3. Drácula (Bram Stoker)

Um dos personagens mais bem sucedidos da literatura extrapolou as barreiras das bibliotecas e invadiu os cinemas e não se contenta somente com o gênero gótico de Stoker.


O mais impressionante é que o romance de
Bram Stoker não foi o primeiro sobre vampiros e não passou nem perto do sucesso quando lançado. Porém, se o início não foi tão feliz para criador e criatura, com certeza, hoje Stoker está bem contente com sua obra.


Os vampiros estão por todas as partes e para todos os leitores, fãs de cinemas, quadrinhos, enfim, todo mundo tem um vampiro para se chamar de seu, graças a Bram Stoker e seu Conde.

4. Hamlet (Shakespeare)

Ser ou não ser, eis a questão!


Impossível nunca ter ouvido ou lido essa frase em algum momento da sua vida! Isso, sem contar as apropriações e adaptações em todas as esferas culturais.


O príncipe Hamlet é controverso, mas a sua vida é uma tragédia shakespeariana e ser herói ou vilão é só uma questão de ponto de vista.


A obra de 1599 de Shakespeare foi um marco não só na literatura, mas também no teatro e cinema.


E tenho certeza que você está pensando que Shakespeare tem outro personagem mais famoso, aliás, um casal. Mas aí seria muito óbvio, não é mesmo? Fato é que o poeta inglês também era um gênio na criação de personagens.

5. Dom Quixote (Cervantes)

O cavaleiro andante mais famoso e um dos loucos mais amado por leitores e amantes da cultura pop.


Dom Quixote em seu cavalo, ao lado de Sancho Pança enfrentou moinhos de vento, literalmente, e ainda assim conseguiu ser referenciado por todo mundo. Precisa de falar mais porque ele é icônico?


Os devaneios e questionamentos de Quixote podem parecer sem nexo, em um primeiro momento, mas a determinação do cavaleiro nos faz acreditar em suas razões, ou ao menos refletir muito sobre as coisas da vida.


O Zorro que me desculpe, mas o cavaleiro mais importante não usa máscara.

6. Jay Gatsby, de O Grande Gatsby (F. Scott Fitzgerald)

O sonho americano dos anos 20 é muito bem retratado na figura de Jay Gatsby. A construção de um grande império, um grande amor e, no final, a ruína, assim como a Grande Depressão chegou em 29.


A história de Fitzgerald tem o glamour, o romance, mas em contraponto tem a melancolia e a tristeza de quem perdeu tudo, na figura de Jay.
Uma figura bem emblemática, bem ‘americanizada’ e que chegou aos cinemas, em 2013, com Leonardo DiCaprio no papel de Jay Gatsby.

7. Diadorim, de Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa)

Diadorim é, com certeza, um dos melhores personagens da literatura brasileira. A genialidade de Guimarães Rosa em Grande Sertão está em cada detalhe, seja na narrativa propriamente, seja na descrição dos cenários, na contextualização política da época e, claro, em seus personagens.


Diadorim é de uma grandeza, de uma representatividade inimaginável para aquela época e, ouso dizer, até para agora. Uma personagem que representa o feminino e o masculino de um universo tão ímpar como o descrito por Guimarães Rosa, com certeza tem que estar na prateleira mais alta da literatura.


A lista de personagens marcantes é infinita, lembrando que até o momento trouxe alguns nomes que extrapolaram o círculo literário e outros que fizeram parte da nossa educação.


Os próprios autores já citados possuem outros personagens que merecem ser referenciados, não entrei em nichos específicos, como, por exemplo, as histórias em quadrinhos, das quais temos dezenas de super-heróis e a nossa querida Turma da Mônica.


Ainda no público infantil, temos todos os contos de fadas com suas princesas e seres mágicos, temos o nosso Menino Maluquinho que seria um bom amigo para Alice e seus animais mágicos. 


Também há bruxinhos e seus amigos que aguardam uma carta de aceitação para a escola de bruxos, tem magos, elfos, dragões etc.


Jane Austen, Stephen King, Victor Hugo, Alexandre Dumas e tantos outros autores também possuem seus personagens inesquecíveis.


Quais outros personagens você acrescentaria à lista? Quais seus favoritos?

Mais conteúdos literários no YouTube

Enquanto você comenta e compartilha a sua lista de personagens mais marcantes, quero convidar você para ver outros conteúdos lá no YouTube.


Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, onde falo de tudo e um pouco mais sobre a literatura. Tem dicas, resenhas, reviews, opiniões. Só falta você lá! Inscreva-se e vamos trocar umas ideias.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: