Juliano Loureiro • fev. 16, 2021

Compartilhe este artigo:

A minha maior dificuldade durante o processo de escrita do meu primeiro livro foi entender por onde começar. Tentei de inúmeras formas avançar na história mas sempre me frustrava por não conseguir o resultado esperado. Durante vários meses quebrei a cabeça tentando entender por qual caminho eu deveria seguir para desenvolver o livro da forma correta e sempre caía nos mesmos erros.


Esta minha primeira tentativa de escrever um livro serviu como laboratório, onde errei bastante mas também aprendi tudo sobre como deveria ser o processo ideal de escrita. Claro, o que falarei nas linhas abaixo não são regras, é apenas a forma como encontrei de começar com o pé direito a escrita do livro Lucas: a Esperança do Último.


Como eu já disse algumas vezes aqui no blog BINGO, escrever um livro é um processo longo e nem tão simples assim. É preciso ter planejamento, organização e foco.

Primeiro passo: organize suas ideias

O momento de decisão de escrever um livro é bastante particular e varia de pessoa para pessoa. Na minha cabeça eu já tinha decidido que queria escrever um livro, mas não sabia qual seria a trama, os personagens... não sabia de muita coisa. Mas em contrapartida, já estava estudando e lendo bastante sobre qual seria uma tema e um gênero literário que mais me agradaria escrever.


Então, comecei a perceber e entender que eu já consumia e gostava bastante de ficções científicas e distopias de uma forma geral. Criar uma história com essas temáticas me agradaria. E o caminho para que esta história fosse contada em forma de romance não demorou a acontecer.


Definido que meu livro seria um romance distópico, eu passei a anotar TUDO que vinha à cabeça para construção da história. Tenha sempre com você um caderninho de anotações ou um aplicativo de bloco de notas no seu smartphone. Toda ideia deve ser anotada, por mais que a maioria delas você descarte futuramente.



Quanto mais você anota, mais clara na sua cabeça a sua narrativa vai ficando. Pense em personagens, ambientes, conflitos, situações diversas. Tente imaginar quem será seu antagonista, personagem chave, descreva como você imagina o começo e o fim do livro. Enfim, rascunhe tudo o que você pensa que poderia ser interessante para o seu livro.


Busque referências em livros com temáticas parecidas, filmes e até em reportagens do nosso cotidiano. Toda fonte de informação é válida para a criação de uma história original.

cta-ebook-gratuito
cta-ebook-gratuito

Planeje toda a jornada da escrita

O primeiro passo, a largada para escrever o seu livro, já foi dada. Agora, é preciso organizar todas essas anotações que você fez. Para isso, é preciso estruturar e organizar a jornada do seu livro!


No blogpost: Como estruturar um romance?, conto com detalhes o passo a passo para você ir da primeira linha escrita até o livro pronto! Principalmente se você é um escritor de primeira viagem, aconselho seguir este passo a passo. Mas, para que tudo isso ocorra, é preciso organização, principalmente organização de tempo. Defina horários aproximados e por quanto tempo você dedicará ao seu futuro livro.


Quando iniciei o processo de estruturação e escrita do livro Lucas: a Esperança do Último, defini que a dedicação diária seria de aproximadamente 3 horas e cumpriria as metas no período noturno do dia. Claro, tiveram dias que a programação mudou e em alguns períodos eu descansava e não trabalhava no livro.


Ter definida como será a sua rotina para os próximos meses ajudará você a atingir o resultado final.

Não pule etapas

Por diversos momentos a ansiedade bate e queremos ter o quanto antes o livro pronto, publicado. Mas pular etapas pode ter sérias consequências no desenvolvimento e finalização da sua obra. Poderão ocorrer erros nos fatos da narrativa, confusão na relação dos personagens, perda de contexto etc.


Não se precipite, curta o momento de criação do seu livro.


O que achou dos conselhos/dicas do texto de hoje? Espero que tenha ficado mais claro para você como iniciar a escrita do seu livro. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato comigo. Até mais!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. Link abaixo:

Acessar canal no YouTube

Pesquisar no blog

Últimos artigos

assessoria-de-imprensa-como-funciona-a-grande-aliada-dos-autores
Por Juliano Loureiro 24 abr., 2024
om essa liberdade vem o desafio de se destacar em um mercado cada vez mais disputado. É aqui que a assessoria de imprensa/literária se tornam ferramentas cruciais, ajudando autores a construir sua visibilidade e a estabelecer uma marca pessoal forte no espaço literário.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: